quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Rescaldo – Passeio BTT de 31/12/2009 - A Despedida de 2009 e a estreia da Trek do Vaquinhas

No passado Domingo, o Jorge lançou a ideia que seria engraçado despedirmos-nos do ano de 2009 com um passeio de BTT pela Arrábida. O Rodrigo e eu achámos que era uma boa ideia e como de costume na véspera confirmaram-se as presenças. O Vaquinhas e o André também aceitaram o desafio e lá fomos nós direitinhos ao Parque Natural da Arrábida.

Como o tempo estava muito instável, ora chovia ou fazia sol, e os trilhos estavam muito enlameados voltamos a fazer um percurso onde predominou o alcatrão.

A descida de Palmela até ao Vale dos Barris era quase inevitável, depois seguimos sempre pelo mal tratado alcatrão até ao entroncamento ao pé da descida do Cabeço das Vacas, onde virámos à esquerda e subimos pela Estrada das Machadas até ao estradão de terra batida da Quinta do Rego D´Agua.

Chegámos a N10, rolámos uns metros e a seguir ao corte para a Capela de São Luís virámos à direita e descemos até ao Parque de Merendas da Comenda. Era a hora de comer qualquer coisa e de captar para o nosso álbum a Saracen de 16 kg do André e nova Trek do Vaquinhas, que ele tem vindo a montar nas ultimas semanas.




Quando nos preparávamos para continuar o nosso trajecto, começou a cair uma forte chuvada e não tivemos outro remédio senão abrigarmos-nos debaixo do toldo do café que nesta altura do ano está fechado. Quando lá chegámos reparámos que não tínhamos sido os primeiros a ter a mesma ideia visto que já lá estavam dois cãezitos que também se resguardavam da chuva.

A chuvada não demorou muito tempo e passados 5 minutos já estávamos de volta à estrada. Era a altura de tomar algumas decisões: No cruzamento, ou virámos à direita para a estrada da Rasca, ou virávamos à esquerda e seguíamos até às praias. A escolha recaiu pelo percurso mais difícil, e por isso seguimos em direcção às praias da Arrábida (nesta altura está o Jorge a pensar: "Ainda bem que eu não fui!!" eheheheh)

Este era um desafio muito grande porque o Fernando vinha de uma pausa de cerca de 2 meses, eu levava os pneus de 2,20 e o Rodrigo e o André nunca tinham subido por ali de bicicleta. Mas quem tinha a tarefa mais difícil era o André que levava a sua bike de downhill com pneus de 2,35 e com uma cassete de 11-28 (já para não falar dos modestos 16 kg...).




Todos estivemos a altura dos acontecimentos, e todos chegámos lá cima sem efectuar pausas e sempre montados. Como é lógico o André chegou lá a cima completamente "rebentado" e tinha mesmo que ficar porque esta teve ter sido dos trajectos mais complicados que ele já fez. Eu admito que com a bike dele não tinha feito nem metade do que ele fez ontem!
E se o André e o Vaquinhas estavam cansados, o Rodrigo pelo contrário estava fresco que nem uma alface, devia ser da chuva! ehehehe

Depois descemos até Casais da Serra, passámos pelo Vale do Alambre, sempre por alcatrão e num ritmo moderado até à Quinta do Anjo e depois até ao Penteado e ao Pinhal Novo.



Para o ano há mais!!

BTTistas de Serviço: André, Carlos, Fernando e Rodrigo

Distancia percorrida: 64,26 km em 3:44:06

Altura máxima: 279 m
Altura mínima: 2 m
Acumulado de subidas: 1575 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 1157 (TrackMaster)


Temperatura Mínima: 7º C
Temperatura Máxima: 13º C

Dados individuais:

Media de Pulsações: 136 p/min
Pulsação Máxima: 181 p/min.

Velocidade Média: 17,20 km/hora
Velocidade Máxima: 50,40 km/hora

 


Sem comentários:

Enviar um comentário