terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Rescaldo – Passeio BTT de 13/12/2009 - O aguardado regresso do António!


Este foi finalmente o Domingo que marcou o regresso do António aos nossos passeios, ele já não vinha connosco desde Setembro e já tínhamos saudades de ter alguém sempre a resmungar quando aparece uma subida! ehehehehe

Como não choveu esta semana decidimos que era a altura apropriada de regressar à Serra do Louro. Subimos pelos moinhos e seguimos em direcção do "Cai-de-Costas". Mas antes de lá chegarmos virámos à direita e fomos para o "Zig-Zag". Nesta zona há umas subidas "jeitosas" e o ultimo quilometro é sempre a subir! No caminho encontrámos um grupo enorme de caminhantes que faziam uma pausa no seu exercício. O António e o Rodrigo sentiram algumas dificuldades e talvez influenciados pelos caminheiros também tiveram necessidade de parar a meio caminho para respirarem um bocado e recuperarem o fôlego perdido.



Depois das subidas aos zig-zags chegámos finalmente ao topo da Serra de São Francisco e seguimos pelo "Sobe-e-Desce" até à Capela das Necessidades. Para não massacrar a fraca condição física do António descemos em alta velocidade pelo alcatrão da rua do alto das necessidades, passámos pela Quinta de Alcube e chegámos à N10.

Atravessámos a estrada nacional, entrámos na Quinta do Camalhão, passámos pela Capela de São Pedro de Alcube e seguimos até à Comenda.





No caminho passámos por muitas poças de agua, mas felizmente lama não havia muita! Na Quinta do Esteval um pouco antes da "avenida das palmeiras" encontrámos um sobreiro enorme caído bem no meio do trilho que tapa a passagem e que criou um pequeno engarrafamento, porque todos os que ali passam são obrigados a desmontar e a passar por baixo do sobreiro. (Alguém se oferece para levar uma moto-serra no próximo passeio?)



Lanchámos junto aos sobreiros onde os escuteiros costumam acampar e aqui tive a curiosidade de sentir o peso da bicicleta do André... bem... aquilo deve pesar uns 30 quilos! eheheheh. Como já devem ter percebido estou a exagerar um bocado, mas segundo o André a bike pesa cerca de 16 kg e se lhe juntarmos os pneus de 2,35 podem ver o que ele tem que carregar naquelas subidinhas valentes que nós costumamos fazer. O que vale é que ele é leve e tem resistência!(e pensava eu que a minha rockrider era pesada!)

Depois seguimos em direcção à Capela de São Luís e subimos até ao trilho que nos levou até ao estradão da Quinta do Rego D´Agua.

 

Subimos o estradão, passámos ao lado do tanque e seguimos até ao trilho que começa junto às oliveiras ao lado da quinta abandonada e que segue até à zona das antigas pedreiras da Serra de são Luís.

 

Depois subimos até ao Moinho da Pascoa e a seguir descemos a escudeira até ao Vale dos Barris. Era a altura de rolar pelo alcatrão esburacado dos Barris e sair do Parque Natural da Arrábida subindo até Palmela!

Para a semana há mais!


BTTista de Serviço: André, António, Carlos, Jorge e Rodrigo

Distancia percorrida: 52,04 km em 3:29:43

Altura máxima: 238 m
Altura mínima: 12 m
Acumulado de subidas: 1532 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 717 (TrackMaster)


Temperatura Mínima: 5º C
Temperatura Máxima: 14º C

Dados individuais:

Media de Pulsações: 138 p/min
Pulsação Máxima: 191 p/min.

Velocidade Média: 14,90 km/hora
Velocidade Máxima: 62,90 km/hora 



2 comentários:

  1. Também me "cruzei" com essa enorme árvore tombada. Parece-me um típico caso em que a terra se foi do caule e a raiz deixou de ter base.
    Esperemos que não seja maleita da zona!

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida, aquilo foi mesmo da chuva! E nós se calhar até estivemos no mesmo "engarrafamento"!

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar