segunda-feira, 2 de abril de 2012

Rescaldo - Passeio de BTT de 31/03/2012 - O Alto da Comenda

Esta semana finalmente começou a chover aqui na zona, e por isso pela primeira vez este ano tive de pensar num percurso que não passasse por zonas tendencialmente muito enlameadas. Por esse motivo evitei a ida a Palmela e seguimos directamente até à Rotunda do Ovelheiro na Quinta do Anjo.

Subimos até à Serra, e seguimos pela zona da Quinta dos Franceses até ao Marçal, mas em sentido contrário ao que habitualmente fazemos.


Seguimos depois até ao "Cai-de-Costas" onde tivemos o primeiro problema técnico, isto porque o Lino quando já estava quase lá em cima, lembrou-se de meter o carreto 34 numa cassete onde o maior carreto só tem 32 dentes...


A corrente ficou engatada nuns pernes da cassete e foi preciso algum engenho para a retirar dali sem danificar nenhum raio.

Depois do problema resolvido seguimos pelo "Sobe-e-Desce" da Serra de São Francisco até à N10


Atravessámos a estrada nacional e seguimos até ao Moinho do Cuco.



Dali descemos pelo "Fim-do-Mundo" até aos Picheleiros. Depois atravessámos o pequeno leito da Ribeira da Ajuda e seguimos em direcção ao primeiro grande desafio do dia, que era subir por um caminho que termina bem perto do "Trilho Maravilha" e que apenas o Rodrigo e eu tínhamos feito uma vez, e que não é muito fácil de se fazer neste sentido (a descer é bem mais pacifico, lolol).
O Artur que não conhecia o dito caminho, mostrou o porquê de já ser considerado por muitos o "Rei da Montanha" e subiu quase tudo montado! (só parou ali numa curva que tem um rego de água muito grande).





Dali seguimos até às cruzes, mas antes de lá chegarmos assistimos a uma verdadeira cena de filme protagonizado pelo "Aluno" Afonso e pelo "Professor" Lino...



 


Depois de umas valentes gargalhadas (só por isto já vale a pena ver os bloopers do vídeo, lolol), seguimos para a subida das cruzes, onde o Rei Artur voltou a dominar a concorrência e a subir sempre montado até lá a cima comprovando que a boa forma está a regressar (agora vamos aguardar para ver se as amêndoas da Pascoa e os ovos de chocolate fazem o mesmo efeito das barrinhas milagrosas que ele costuma comer, lolol)


Estávamos agora no Alto da Comenda e optámos por não ir ao "Heliporto" e seguimos directamente para o "trilho do deposito"



Depois de passarmos pelo deposito, cometemos o único erro no percurso e iniciámos uma descida que teve de ser abortada devido ao muito barro que havia naquele caminho. Como as rodas estavam bloqueadas de tanto barro colado aos pneus resolvemos voltar uns metros para trás e seguir até ao Casal de São Barnabé para aí sim descer até ao Parque de Merendas da Comenda.

Como já se estava a fazer tarde, resolvemos regressar a casa pelo caminho mais fácil e consequentemente mais rápido, ou seja, subimos por alcatrão até à N10, seguimos até São Paulo e depois subimos a nossa "amiga" cobra que é sempre uma boa maneira de terminar um passeio.



Para terminar deixo-vos com o vídeo desta semana, que para alem dos tão esperados bloopers, tem também a novidade de ter colocado a keychain #6 no quadro junto à roda traseira e que apesar de ainda estar em fase de testes me agradou bastante. 


 Não se esqueçam de ver até ao fim (ou meter para frente se não tiverem paciência de ver tudo, lolol)

Até para a semana!


Rijos de serviço: Afonso, Artur, Carlos, Lino e Rodrigo

Distância percorrida: 49,70 km em 03:17:14
Altura máxima: 235 m
Altura mínima: 15 m
Acumulado de subidas: 774 m (GPSies)

Media de Pulsações: 132 p/min
Pulsação Máxima: 188 p/min (0:00:17 acima do limite)

Velocidade Média: 15,80 km/h
Velocidade Máxima: 56,10 km/h

2 comentários:

  1. una buena ruta ,buen desnivel y unas fotos que me han gustado mucho.precisos los caminos y bosques que transitais..

    ResponderEliminar
  2. Buenos montajes de fotos,divertidas.
    Cada vez rutas mas largas con buen desnivel, subiendo level
    Un abrazo carlos y cia!!!

    ResponderEliminar