quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 10/09/2011 - Uma "Domingueira" ao Sábado

Esta semana como não me dava muito jeito fazer o habitual passeio semanal ao Domingo, propus que o fizéssemos ao Sábado. Como todos os interessados estavam disponíveis assim o fizemos, infelizmente o Artur foi convocado à ultima hora para um inesperado compromisso profissional e não pode comparecer.

A ideia do percurso era fazer uma volta baseada num passeio que o Artur e eu tínhamos feito no ano passado mas com algumas alterações de pormenor. Mas já perto do final achámos que ainda podíamos fazer mais uns quilómetros e por isso resolvemos acrescentar mais uns trilhos ao percurso.

Depois do aquecimento até Palmela, seguimos pelo trilho dos Moinhos da Serra do Louro e descemos pelo "Fio-Dental" (que afinal acabou por não ficar no vídeo).

Depois descemos pelo estradão até ao Vale de Alcube, e a seguir iniciámos a subida pelo Trilho das Colmeias (silenciosamente para não assustar as abelhas). O Fernando como habitualmente subiu aquilo tudo sem pestanejar enquanto que os restantes, incluindo eu, ficámos a ver se aprendíamos alguma coisa.

Lá no alto de Alcube fizemos a primeira alteração prevista ao percurso de 2010 e na bifurcação em vez de seguirmos para a direita, seguimos pelo corta-fogo da esquerda e pouco depois estávamos no Rego de Água.

Dali seguimos para a Serra de São Luís com destino ao trilho mais técnico ali da zona. Como seria de esperar o Fernando e o Afonso que ainda não o conheciam ficaram um pouco para trás e o Rodrigo e eu fomos para a frente. Como devem calcular há malta que desce este trilho sempre a abrir, mas nós como gostamos de apreciar a paisagem, vamos mais devagar e somos mais cuidadosos.
A descida até me correu bem, porque apenas cometi um pequeno erro que me obrigou a meter o pé no chão (e ao Rodrigo que vinha atrás), mas de resto consegui fazer tudo montado, o que mais uma vez me deixou muito satisfeito. O Rodrigo também esteve à altura dos acontecimentos e ainda conseguiu safar-se a mais uma daquelas quedas quase certas como só ele sabe fazer.

Depois da estonteante descida, rolámos uns metros pelo estradão da Quinta do Rego D´Agua e antes de chegarmos à capela, seguimos pelo divertido Trilho dos Pastores de São Luís.

Lanchámos no miradouro da Capela e após uma pequena pausa para meter a conversa em dia subimos até às desactivadas pedreiras de São Luís (se alguém quiser subir até ao posto de vigia o portão continua aberto) e depois descemos pelo trilho até ao sopé da Serra.

A seguir subimos um pouco pelo Trilho das Oliveiras de São Luís e voltámos novamente ao estradão do Rego d´Agua. Quando chegámos ao ponto mais alto virámos à direita e descemos em alta velocidade até ao pequeno leito da Ribeira de Alcube. Depois continuámos a descer ao longo da ribeira, e fomos surpreendidos pela vegetação (canas, silvas, etc) que vai tampando o trilho e que nos dificultou um pouco a passagem.

Depois subimos até à zona do paintball e a seguir descermos pelo esburacado alcatrão dos Barris até à descida a pique antes do single-track dos sobreiros:

"Mamã, mamã! Agora sem pés!!!"

Infelizmente a bateria da keychain #11 acabou aqui e ainda não foi desta que fiz uma gravação em HD dos "Sobreiros", mas de certeza que outras oportunidades brevemente surgirão.

Como ainda era cedo e estávamos já nos Barris a caminho de Palmela o Fernando sugeriu que seria boa ideia descer a Lagartixa e subir a Cobra antes de irmos para casa, mas a malta não ficou muito convencida e resolvemos continuar... Uns metros mais à frente e quando fazíamos a contabilização dos quilómetros percorridos vimos que estávamos aquém do que podíamos fazer e como ainda estávamos todos "frescos" resolvemos aceitar a proposta do Afonso (que apesar de andar connosco há tão pouco tempo já está imbuído no nosso espírito de grupo) e voltar para trás, de forma a subirmos a encosta da Serra de São Francisco até à Quinta do Moinho Velho, para depois terminarmos a nossa volta no single-track da tal quinta abandonada em Cabanas que já tínhamos feito na semana passada e que não nos importámos nada de repetir.

O Fernando hoje estava muito desanimado! A culpa foi da constipação e das descidas.

O que é que está aqui mal????
Assim sim!! Mesmo para a fotografia convém estar devidamente equipado e protegido!

Por falar em repetir, voltei a fazer mais um teste à keychain #6 com o suporte no capacete e desta vez lá consegui acertar com a inclinação certa ;) [versão com o filtro deshaker do virtualdub neste link]

E para terminar o rescaldo desta semana resta só mostrar-vos o vídeo completo desta semana, onde se nota uma diferença abismal na qualidade da imagem relativamente ao anterior, devido às diferenças de luz entre os dois dias e principalmente pela ausência de pó na lente (a chuva que caiu na semana passada ajudou bastante).
Na minha opinião este é o melhor vídeo que já editei e ao contrário de algumas outras vezes o resultado final não me decepcionou e lamento apenas que a bateria não tivesse aguentado mais 5 minutos, porque aí sim tinha conseguido guardar todos os capítulos deste belo passeio.

Rijos de serviço: Carlos, Fernando e Rodrigo
Participação especial: Afonso [que após 3 participações especiais, já deu provas que está apto a integrar a nossa equipa *]
Distância percorrida: 53,5 km

Altura máxima: 257 m
Altura mínima: 18 m
Acumulado de subidas: 1773 m (TrackMaster) ; 896 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 788 (TrackMaster)

Media de Pulsações: 134
Pulsação Máxima: 180 p/min

Velocidade Média: 15,1
Velocidade Máxima: 40,6

* Nós não somos muito exigentes, basta participar em 3 passeios e nesses primeiros passeios, nunca mas mesmo nunca ultrapassar os membros fundadores em nenhuma subida, ehehehhe