segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 13/11/2010 - Single-Track Day!!

Este sábado o Artur e eu fomos investigar as novidades que a malta da "Tasca do Xico" tinha proporcionado ao pessoal que fez a maratona (70 km) na passada semana. Como o objectivo era exploratório peguei no percurso dos 70 km e retirei alguns caminhos que já conhecíamos e outros que me pareceram desnecessários (Cabeço das Vacas, o "Zig-Zag", etc.) e tracei um percurso de 50 km que englobou todas as novidades (e que novidades...).

Os novos trilhos são fantásticos! Subidas boas, descidas rápidas e outras mais técnicas que nos proporcionaram altos índices de adrenalina. Recomendo a quem ainda não os conhece que os vá conhecer assim que puder porque não se vai arrepender! (basta sacar o track que está no fim deste rescaldo).

O percurso:

Iniciámos o track pela Serra do Louro e pelo mítico trilho dos Moinhos de Vento, descemos pelo "S" até ao Pomar e seguimos até à Quinta do Moinho Velho. Depois descemos o "Fio-Dental", que parecia ter sido passado a ferro pelos Rolos Compressores do exercito (não foram as maquinas do exercito mas foram mais de 700 pares de pneus que lá passaram) e que deixaram o trilho como eu nunca tinha visto. Parecia uma verdadeira auto-estrada (mas só de uma faixa, e bem estreita, lolol)



Depois de passarmos pelas Oliveiras, descemos pelo Vale de Alcube e antes de chegarmos à Quinta Vinícola com o mesmo nome, cortámos à esquerda e subimos pelo trilho das Colmeias (desta vez tive sorte e não dei boleia a nenhuma abelha) que nesta altura do ano está repleto de medronhos, mirtilos e cogumelos maiores que as palmas das nossas mãos.





Depois da subida das Colmeias, subimos mais um pouco...



Depois de tanto subir pudemos descansar um pouco e descer até ao estradão da Quinta do Rego d´Agua onde iríamos efectuar a primeira exploração do dia.

Eu já conhecia metade deste trilho, pois há uns anos atrás já lá tinha ido, mas como o trilho estava muito fechado tive de andar a fazer "corta-mato" e nunca mais tive vontade de lá voltar. E por isso foi com enorme satisfação que no sábado lá voltei e pude apreciar a fantástica paisagem e os novos single-tracks que andavam por ali escondidos de (quase) todos.



 

 

 

Neste trilho levei a adrenalina ao limite e passei por obstáculos que há uns tempos atrás julgava serem impossíveis de ultrapassar (mal era se nestes três anos não tivesse aprendido nada, lolol)

Depois de sairmos do novo trilho, descemos uns metros pelo estradão da Quinta do Rego D´Agua e logo a seguir retomámos a senda dos single-tracks e entrámos no trilho que antecede a Capela de São Luís.

A seguir a tanta adrenalina era a vez de "acalmar" um bocado e de subir até às antigas pedreiras da Serra de São Luís onde podemos continuar a apreciar a belíssima paisagem.

 
 

Descemos da Pedreira ora por estradões largos ora por single-tracks cheios de rochas e pedras soltas até ao trilho das Oliveiras (que este ano estão bem carregadas de azeitonas).

 
 
 
 

Quando chegámos ao estradão de gravilha virámos à esquerda e continuamos a contornar a Serra de São Luís. Quando chegámos ao ponto mais alto cortámos à direita e descemos por um trilho extremamente rápido (imagino a velocidade que o Militão, Gamito, o Silva e companhia deram ali) que nos levou até à subida que antecede o campo de paintball.

 
 
 
 
 
 
Campo de Paintball (que diga-se nunca fica ali nada bem...)
Aproximávamo-nos agora da segunda e última exploração do dia. A seguir ao Campo de PaintBall descemos pelo alcatrão e antes de descermos até ao entroncamento (Alto das Necessidades/Palmela) virámos à direita e seguimos por um caminho que foi uma autentica surpresa para mim, porque eu que ando sempre à procura de novidades e nunca me tinha passado pela cabeça que haveria por ali trilhos tão porreiros.

 
 
 
 

Depois do trilho dos Sobreiros (que foi o único que estava completamente limpo de fitas e placas da maratona do fim-de-semana passado) chegámos ao clube à VBBikes e rumámos até Palmela pelo alcatrão dos Barris.

Em conclusão posso dizer que gostei tanto este percurso (e tenho a certeza que o Artur também) que não me vou importar nada de o repetir muitas mais vezes! E olhem que é muito raro isso acontecer!! (mas já estou com ideias para o melhorar, ehheheheh)

Rijos de serviço: Artur e Carlos

Distância percorrida: 51,10 km

Altura máxima: 257 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1517 m (TrackMaster) - 772 m (GPSies) - 1654 m (uTrack) - 1399 m (Wikiloc) -1340,98 (IBP Index) (nenhuma bate certo, lolol)
Índice de dificuldade: 685 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 133 p/min.
Pulsação Máxima: 182 p/min. (00:00:02 acima do limite)

Velocidade Média: 14,70 km/hora
Velocidade Máxima: 61,70 km/hora



2 comentários:

  1. eso de descubrir nuevos caminos es fantastico,a pesar de que a veces encontremos dificultades o perdidas de tiempo en ocasiones.las setas o palomas como aqui le decimos son muy buenas para comer,tambien encontramos este fin de semana por nuestros bosques,los madroños exquisitos puesto que tambien los probamos por el camino.bonitas fotos y un paseo espectacular carlos.saludos,nos vemos!!!!

    ResponderEliminar
  2. Descubrir nuevas rutas es realmente mi pasión! Y ya había pasado tan cerca tantas veces! Y esta vez no tuvo dificultad en encontrar el camino correcto, ni nada. ¡Muy bien!

    Gracias, hasta la próxima!

    ResponderEliminar