sábado, 3 de setembro de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 29/08/2011 - Comenda (versão alternativa)


Esta semana lembrei-me que seria interessante fazermos um percurso por zonas sobejamente conhecidas mas por trilhos alternativos e que não visitávamos a algum tempo. E por sinal correu muito bem pois fizemos a nossa distancia habitual (55 km) e antes das 12h00 já estávamos todos em casa (O Rodrigo a essa hora até já devia ter o banho tomado, lolol)

O nosso fotografo oficial é que desta fez se baldou e não apareceu no local de encontro (esqueci-me da maquina em casa e só reparei quando me preparava para tirar a primeira foto, lolol), mas para compensar voltámos a contar com a companhia do Afonso que ficou a conhecer mais uma mão cheia de trilhos que ele nem fazia ideia que pudessem existir

Relativamente ao percurso, iniciámos a aventura pela serra pela Serra do Louro, mas em vez de seguirmos como habitualmente pelo trilho dos moinhos seguimos sempre pela parte de baixo até à Quinta do Moinho Velho. Aí em vez de irmos para o "Cai-de-Costas" virámos à direita e subimos pelo "Zigue-Zague" e descobrimos que o excesso de gravilha também ali chegou o que dificultou ainda mais a subida.

Depois seguimos pelo "Sobe-e-Desce" até à Capela das Necessidades e ali apanhámos a "Auto-Estrada" até à Aldeia Grande (N10). Depois de tanto descer, subimos um pouco até à Quinta do Riacho e voltámos a descer até ao agora seco, leito da Ribeira da Ajuda. Dali seguimos até à Ribeira da Comenda e como já não passávamos ali à muito tempo nem estávamos a reconhecer a paisagem visto estar tudo tão seco (eu sinceramente nem me lembro quando foi a ultima vez que atravessei a ribeira sem esta ter agua).

Depois de atravessarmos a ribeira, seguimos pela direita e poucos metros depois cortámos na primeira à esquerda, assim evitámos os habituais trilhos da comenda e seguimos por um trilho que nós já não visitávamos há muito tempo e que num constante sobe e desce contorna toda aquela zona e termina junto às ruínas. Dali seguimos até à "Avenida das Palmeiras" e depois até ao parque de merendas.

Depois da habitual pausa, subimos pela estrada de alcatrão em direcção à N10 e ainda pudemos ver duas viaturas dos bombeiros, que tinham estado a apagar alguns focos de incêndio que tinham deflagrado naquela zona e que com certeza foram causados pela malta que por estupidez teima em atirar as beatas para o mato.

A seguir subimos pelo estradão da Capela, mas antes de lá chegarmos a cima virámos à esquerda pelo trilho de São Luís. Depois seguimos pelo estradão da Quinta do Rego d´Agua, passámos ao lado do tanque e no cruzamento continuámos a subir pelo caminho da esquerda. Já mais lá em cima seguimos em direcção a um pequeno pinhal e descemos por um muito curto, mas muito divertido trilho por entre os pinheiros.

 Depois subimos uns metros até ao mais recente corta-fogo de Alcube, para depois descermos até à entrada de outro trilho que também não fazíamos há muito tempo e que desce quase em DH até ao Vale de Alcube. Como é óbvio nesta altura do ano o piso está muito seco e as  imensas folhas de sobreiro espalhadas pelos regos de agua prejudicaram muito a aderência e ainda tivemos alguns sustos, que se podem ver no vídeo, mas que não passaram disso mesmo.

Chegados ao Vale de Alcube, e depois de tanto descer só nos restava uma alternativa que era subir... E assim fizemos e subimos até às Oliveiras e depois pela encosta da Serra de São Francisco até ao "Cai-de-Costas".

Depois para terminar o percurso em beleza, subimos mais um pouco e seguimos no sentido de Cabanas para outro trilho muito divertido e que gostamos muito de fazer e que termina numa quinta abandonada, que segundo consta pertencia a alguém da antiga P.I.D.E. (e foi mesmo aqui que a bateria da câmara acabou, e tive de ligar a suplente).

Por falar no vídeo, ficou hoje provado que nesta altura do ano é-me complicado fazer gravações melhores visto que a poeira acumula-se na lente e principalmente a luz solar prejudicam muito a qualidade da imagem (mas pelo dinheiro que foi não posso exigir muito mais).

Mas melhor do que tanta conversa, o melhor mesmo é ver o vídeo desta semana, espero que gostem!


Nota: Os testes com a câmara no capacete ainda têm de continuar porque se da ultima vez só gravei o chão, este domingo só ficou o céu, lolol


Rijos de serviço: Carlos e Rodrigo
Participação especial: Afonso (que se está a tornar num forte candidato a próximo reforço da equipa)

Distância percorrida: 55 km (Trackmaster)

Altura máxima: 238 m
Altura mínima: 12 m
Acumulado de subidas: 1603 m (TrackMaster) ; 755 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 866 (TrackMaster)

Media de Pulsações: (indisponível)
Pulsação Máxima: 176 p/min

Velocidade Média: (indisponível)
Velocidade Máxima: (indisponível)


3 comentários:

  1. Olá Carlos
    O último trilho que falas já é conhecido pelos CicloBeatos faz algum tempo.
    Como passa por dentro de uma propriedade privada tentamos não divulgar muito, senão já sabes como termina a história, redes e vedações e mais ninguém passa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sim, nós também já os conhecemos há muito tempo mas sabe sempre bem lá regressar ;-) e realmente passa por uma propriedade privada, mas acontece o mesmo na maioria dos trilhos por onde passamos na Arrábida. Mas apesar dos riscos da divulgação deste género de trilhos eu tenho uma visão mais altruísta e prefiro partilha-los com as poucas pessoas que seguem o blogue.

    São duas visões diferentes mas ambas com argumentos válidos.

    Por falar em trilhos, lembraste de termos falado no outro dia num trilho que descia para o Vale de Alcube e que não era nem o das colmeias nem o do corta-fogo das raizes? Pois bem é o que aparece no vídeo a partir do minuto 16:30.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. o video esta bem legal!!! Trilha parece ser bem divertida de se fazer!!!

    ResponderEliminar