segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 12/09/2010 - Parque Natural da Arrábida e Mata da Machada


3º treino da pré-temporada, e desta vez com dois reforços de peso: O "Armstrong da Carregueira" e o "King Arthur"! Tal como nas semanas anteriores a ideia era fazer um percurso com uma altimetria "pacifica" típica de pré-época e que não massacrasse muito a minha lesão no joelho (sim, agora para alem do sacana do cóccix  também me apareceu uma dor no joelho direito...).

Esta semana a escolha da volta que íamos fazer foi muito fácil porque o Jorge sugeriu um percurso (Azeitão, Traseiras da Quinta de Catralvos até ao parque de campismo do Pinhal do General), e o Artur sugeriu outro (Moinhos, Cai-de-costas, Cuco e Picheleiros). Eu peguei nas ideias deles, misturei tudo e bastou adicionar uma "pitada de sal" (A Mata da Machada) para fazer um track à medida do que a malta pretendia (agora por momentos parecia que estávamos no "vai uma fatia", eheheheheh). Até a estrada dos picheleiros que o Artur se estava a "lamentar" de não ter feito entrou na volta! (foram poucos metros, mas passámos lá antes da rotunda seguir à Quinta da Califórnia).

Tenho de concordar com o Artur quando ele diz que este percurso é ideal para se fazer no Inverno naqueles dias em que a serra está muito enlameada, e que agora deveríamos aproveitar mais os trilhos da Serra, mas temos de ver que se ficássemos só pelo parque natural e fizéssemos mais ou menos os mesmos quilómetros que fizemos no domingo, o acumulado de subidas subia por aí a cima e tínhamos de nos vir a arrastar até casa. Mas o "defeso" está a terminar e as voltas vão começar gradualmente a serem mais exigentes.

King Arthur e o Moinho do Cuco

O inicio da volta ficou marcado por uma queda, sem gravidade, do Vaquinhas que se estatelou depois de ter enfiado a roda num buraco com areia (a suspensão está com pouco ar e não suportou com o peso) a seguir ao "S" da Serra do Louro. A partir daí correu tudo como habitualmente, ou seja, o Vaquinhas sempre à frente do pelotão e o resto a da malta a tentar acompanha-lo o mais possível. Mas como já era previsível, e para nossa sorte, eheheh, ele estourou e teve de diminuir um bocado o ritmo. Mas mesmo assim de vez em quando ouvíamos-o a dizer que já estava a abusar outra vez, mas em vez de diminuir, ele aumentava o ritmo! Segundo ele, quando a fadiga o começa a atacar, custa-lhe mais ir devagar do que mais depressa! eheheh.

O Artur que tal como o Vaquinhas regressou este domingo aos treinos também não está muito mal, porque apesar de em alguns momentos ter tido algumas dificuldades em acompanhar o ritmo conseguiu algo que eu já não faço à meses: subir o cai-de-costas sem meter o pé no chão!!



Agora é aquela parte em que o Jorge diz: "Então e eu não apareço na fotografia ????" ehhehhe

Mas afinal o fotografo não se tinha esquecido de colocar o Jorge no enquadramento e aqui fica a foto oficial do dia.
E repararam na T-Shirt do Vaquinhas? Não podia ser mais verdade, foi mesmo "Sempre a Bombar"!!

Ainda relativamente ao percurso, quando estava a fazer o track no Google Earth descobri um trilho que vai dar à Apostiça (ver mais abaixo num marcador do track do GPSIES) e que se for porreiro vai ser usado numa próxima visita à Lagoa de Albufeira evitando assim uns km de alcatrão.

Para a semana há mais!


Rijos de serviço: Artur, Carlos, Fernando, Jorge e Luís

Distância percorrida: 59,00 km em 03:15:17

Altura máxima: 238 m
Altura mínima: 1 m
Acumulado de subidas: 1096 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 682 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 143 p/min.
Pulsação Máxima: 178 p/min.

Velocidade Média: 18,60 km/hora
Velocidade Máxima: 51,90 km/hora

2 comentários:

  1. Já que o "Fatias" anda de greve, haja alguém que misture alguns ingredientes!!!

    ResponderEliminar
  2. ja se pedala a bom pedalar, sim senhor! bom regresso e que a forma venha rápido.

    ResponderEliminar