O trilho que fui explorar antes do Lino aparecer foi aquele que surge à direita quando se desce a "Lagartixa". O inicio do caminho está um pouco fechado (vegetação diversa e as nossas "amigas" silvas) mas com mais ou menos arranhões dá para se passar. Uns metros mais à frente avista-se a Ribeira de Corva:
Aqui havia três hipóteses:
- Não atravessar a ribeira e seguir pelo trilho da direita.
- Atravessar a ribeira, virar à esquerda e seguir em direcção às antenas
- Atravessar a ribeira, seguir em frente entre os Pinheiros e os Sobreiros
Como no domingo não tinha interesse em seguir para o lado das Antenas da RTP não tive outra alternativa senão voltar a atravessar a ribeira e seguir pelo caminho que subia pela esquerda.
Foi a escolha acertada, a subida fez-se bem e fui dar ao alcatrão dos Barris! Passados poucos minutos o Lino apareceu e seguimos no sentido da Capela das Necessidades.
Atravessámos a N10, passámos pelas traseiras da garagem dos autocarros e subimos até à Rua da Califórnia. Aqui fizemos a segunda investigação do dia e fomos explorar o trilho que vai dar ao Museu do Queijo.
Ainda não foi desta que provámos o queijo da Queijaria Quinta Velha, mas ao menos já ficámos a conhecer o caminho até lá, eeheheheh.
Passámos a Quinta das Torres e seguimos sempre por alcatrão no sentido da Vila Nogueira de Azeitão. Já na EN.379-1 passámos pela Aldeia de Irmãos e por Casais da Serra e subimos até às "Terras do Risco". Esta subida não foi fácil para mim (a ferrugem está a custar a sair!! para a próxima tenho de levar na mochila o WD-40 ehehehh) e optei por resguardar-me um bocado e cada um de nós seguiu ao seu ritmo, sendo que nesta face Lino seguiu sempre uns bons metros à minha frente.
Depois da subida pelo alcatrão, descemos por um trilho até ao Vale do Risco que eu já conhecia de diversas caminhadas, mas que nunca tinha feito de bicicleta. Digamos que estive a actualizar o meu "C.P.S" (Carlos Positioning System) para o modo de bike.
Depois de Calhariz em vez de seguirmos directamente para Casais da Serra, cortámos à esquerda para o Parral e subimos até à Aldeia da Portela (outra "subidinha" jeitosa mas em terra batida). Refrescamos-nos na fonte e descemos até perto do Parque Ambiental do Alambre.
Aqui tínhamos várias hipóteses, mas como o Lino tinha de estar ao meio-dia em casa optámos por regressar pelo caminho mais rápido, ou seja, fizemos novamente a EN379-1 e depois a N10 até ao Alto das Necessidades.
Estava na hora de descer até ao Vale dos Barris e de seguir até ao Clube de BTT de Vale Barrios onde o Lino tinha o carro.
Cumprimos a nosso objectivo e chegámos lá por volta das 11h45, a mim ainda me restavam fazer mais uns 15 km até casa mas apesar disso e se tivermos em conta que fiz 70 km até posso dizer que cheguei cedo!
Para a semana para mim não vai haver bicicletas, por isso e para não ser mesmo obrigado a colocar spray nas juntas, nos próximos dias tenho de me dedicar ao atletismo!
Até à próxima!!
Rijos de serviço: Carlos e Lino (-25 km)
Distância percorrida: 69,80 km (04:01:50)
Altura máxima: 230 m
Altura mínima: 18 m
Acumulado de subidas: 1755 m (TrackMaster) - 843 m (GPSies) [Qual delas a correcta? Se calhar nenhuma! ehehhe]
Índice de dificuldade: 996 m (TrackMaster)
Media de Pulsações: 151 p/min.
Pulsação Máxima: 178 p/min. (00:00:00 acima do limite)
Velocidade Média: 17,70 km/hora
Altura máxima: 230 m
Altura mínima: 18 m
Acumulado de subidas: 1755 m (TrackMaster) - 843 m (GPSies) [Qual delas a correcta? Se calhar nenhuma! ehehhe]
Índice de dificuldade: 996 m (TrackMaster)
Media de Pulsações: 151 p/min.
Pulsação Máxima: 178 p/min. (00:00:00 acima do limite)
Velocidade Média: 17,70 km/hora
Velocidade Máxima: 49,30 km/hora
Sem comentários:
Enviar um comentário