Este passeio calhou no Domingo de Pascoa e por isso mesmo a maltinha queria toda chegar a casa por volta das 12 horas. Devido a este condicionante delineei um trajecto curto, mas com várias opções que fomos escolhendo mediante o relógio.
O inicio foi o habitual: Serra do Louro/Moinhos da Quinta da Sapec depois descemos o "Fio Dental" e continuamos a descer em direcção a Alcube. Uns metros a seguir à primeira ponte cortámos à esquerda e iniciámos a subida do corta-fogo (ao lado do antigo trilho das raízes). Era a primeira subida dura do dia! Quem não gostou muito da conversa foi a corrente do Lino que se partiu (por falar em correntes partidas, tenho que ir comprar uma que a minha já está nas ultimas, mas com 3500 km em cima não é de estranhar). Depois da reparação efectuada, seguimos viagem e continuámos a subir o resto do corta-fogo. Como quem sobe muito acaba sempre por descer, era a vez de descansar e de rolar pelo estradão do tanque até ao corte para o trilho de São Luís da Serra a caminho do parque de merendas da Capela.
Depois do lanche e após de analisarmos as opções para o resto do percurso decidimos que iríamos até às pedreiras. O mesmo é dizer que vinham aí mais umas subidas boas, a primeira teve de ser feita a pé porque as valas estão cada vez maiores e é muito difícil subir aquilo montado (sempre que passo ali lembro-me de um vídeo que está no youtube que mostra que aquela subida não é impossível de se fazer, se não acreditam cliquem aqui e reparem no minuto 4:03). A 2ª subida já é daquelas que se fazem bem apesar de ter uma inclinação elevada. Foi a primeira vez que a fizemos neste sentido e de certeza que não vai ser a ultima! (até porque ainda falta explorar mais um "degrau" desta parte da antiga pedreira). A seguir descemos por outro trilho novo para nós e que se apesar de muito rochoso se revelou ser bom de se fazer (a descer, porque se fosse a subir já outro galo cantaria). Depois subimos um pouco pelo trilho das oliveiras e a seguir ao trilho virámos à direita e continuámos a subir até ao Moinho da Páscoa.
Aí tínhamos duas hipóteses, ou descer a Escudeira ou seguir mais um pouco e ir até às Antenas da RTP de Palmela, escolhemos esta ultima e quando nos estávamos a aproximar da cancela do trilho da Jibóia o António sugeriu que fossemos para o downhill das antenas. Como ainda nunca tínhamos explorado muito bem área e como esta era uma hipótese que eu não tinha pensado para este dia, não estudei o percurso no Google Earth, e por isso falhei um primeiro trilho que não tinha saída. Arrisquei uma segunda vez e desta vez acertei no trilho certo, mas infelizmente o resto do pessoal ficou à espera para ver e não me seguiu. Fiquei uns instantes à espera que eles se decidissem, como ninguém aparecia 5 minutos depois tive que voltar para trás, quando cheguei ao pé da malta já o Jorge e o António tinham desertado e descido a Jibóia (seguiram depois pela Baixa de Palmela por alcatrão até ao Pinhal Novo). Ganharam cinco minutos, mas perderam o downhill das antenas, que se revelou uma agradável surpresa (sempre pensei que fosse bem mais difícil) com trilhos espectaculares serpenteando entre árvores e arbustos.
A parte pior do trilho foi quase no final, onde encontrámos uma descida muito rochosa e com um alto nível de dificuldade que nos obrigou cautelosamente a seguir usando o nosso já famoso "FootHill" (mas que pelo que estive a ver no Google Earth parece haver alternativa a este caminho).
A seguir descemos até à Baixa de Palmela, e tínhamos intenção de subir a estrada da cobra, mas enganámos-nos e seguimos pela estrada da lagartixa! Eu já a tinha subido uma vez e por isso já estava sabia o que me esperava, mas o Fernando, o Lino e o Licínio ainda não a tinham feito neste sentido e ficaram surpreendidos pela dificuldade desta subida. Só o Fernando e eu é que chegámos lá a cima montados e quando o Lino e o Licínio chegaram até se comentou que o Top C.d.C. já não faz mais sentido e que agora devia-se apostar no Top Lagartixa, eheheheeh.
Depois seguimos sempre pelo Vale dos Barris, e quando chegámos à subida para Palmela íamos calmamente ainda a recuperar o folgo perdido na Lagartixa quando somos ultrapassados por um colega de "oficio". Eu que ainda estava muito cansado, aproveitei a boleia e colei-me à roda dele, com a intenção de seguir àquele ritmo moderado até lá a cima, mas passados uns segundos o Fernando dá uma das suas famosas arrancadas à "Armstrong da Carregueira" e parecia um foguete a passar pelo outro rapaz e por mim! Nesse momento já não consegui resistir e tive de abandonar o ritmo moderado e acelerar para ir atrás dele.
Esperámos uns segundos pelo Lino e pelo Licínio que vinham um pouco mais atrás e seguimos o resto da viagem sempre a um ritmo acima dos trinta e muitos km/hora cumprindo o objectivo de todos de chegar antes do meio-dia a casa (e ainda estivemos parados na Lagoinha cerca de 15 minutos à espera do Vaquinhas!)
Resumindo: Bom passeio, mais uns trilhos novos, alguns caminhos feitos em sentido inverso ao habitual (o que é sempre positivo).
Só foi pena o Jorge e o António terem abandonado o grupo por não acreditarem que seguindo connosco chegariam a casa à hora que tínhamos planeado.
Notas:
- Eu e os restantes caça-trilhos (Catarina e Scott) encontrámos 2ª feira 3 novos caminhos, sendo que um deles é um trilho espectacular que iremos muito em breve experimentar!
- A partir de hoje vou passar também a publicar o índice IBP (Interactive Bicycling Parameters) de todas as nossas voltas.
Bttistas de Serviço: António, Carlos, Fernando, Jorge, Licínio e Lino
Dados de grupo:
Distancia percorrida: 47,16 km em 2:56:43
Temperatura Mínima: 11 ºC
Temperatura Máxima: 22 ºC
Dados individuais:
Media de Pulsações: 136 p/min.
Pulsação Máxima: 210 p/min.
Velocidade Média: 16,0 km/hora
Velocidade Máxima: 50,0 km/hora
Novo IBP Index | + info www.ibpindex.com |
Informação sobre o arquivo | |
Nome do arquivo | Brigada-dos-_rijos_-VoltaDe12042009-SerraDaArrábida(penteado-sluís-penteado).gpx |
Formato | GPX |
Pontos de track analisados | 687 |
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Informações gerais | |
Distancia total | 45,108 Km. |
Desnível de subida acumulado | 1422,59 m. |
Desnível de descida acumulado | 1422,59 m. |
Altura máxima | 225 m. |
Altura mínima | 24 m. |
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Subidas | Km | % do total | observações |
Entre 1 e 5% | 6,812 | 15,1 | |
Entre 5 e 10% | 3,576 | 7,93 | |
Entre 10 e 15% | 2,121 | 4,7 | |
Entre 15 e 30% | 3,36 | 7,45 | |
Erros de track | 1,445 | 3,19 | descartado em IBP e em perfil |
Total* | 15,902 | 35,25 | Depois de corrigir erros |
Rácio de subida | | 8,95 | |
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Descidas | Km | % do total | observações |
Entre 1 e 5% | 14,999 | 33,25 | |
Erros de track | 1,199 | 2,64 | descartado em IBP e em perfil |
Total* | 14,999 | 33,25 | Depois de corrigir erros |
Rácio de descida | | 9,48 | |
* O total não terá de coincidir necessariamente com a soma dos parciais após a correcção de erros |
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Plano | Km | % do total | observações |
Desníveis de 1% | 14,208 | 31,5 | |
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Tempos | h:mm:ss | observações Não usado para o cálculo de IBP |
Tempo total | 2:49:03 | |
Tempo em plano | 0:53:07 | |
Tempo Subindo | 0:59:31 | |
Tempo descendo | 0:55:54 | |
Tempo parado | 0:00:00 | Velocidade inferior a 1Km/ ou distancia entre pontos inferior a 0m |
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Velocidades | Km/h | observações Não usado para o cálculo de IBP |
Velocidade média | 16,01 | Descontado o tempo parado |
Velocidade média total | 16,01 | |
Velocidade máxima | 19,49 | Mantida em vários pontos do track |
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Fiabilidade do índice IBP 58 % = D |
Registos coincidentes com tracks de BTT ou estrada : BTT 61 % / Estrada 39 % = B |
IBP | 138 DB* |
*(Primeira letra) Fiabilidade do IBP: A = muito boa, B = boa, C = aceitável, D = regular, E = má, M = track desenhado |
*(Segunda letra) Condições do trajecto: A = Bicicleta de montanha +, B = Bicicleta de montanha -, C = misto, D = estrada -, E = estrada +, |
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