quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 15/10/2011 - Mais uma "Sabadeira" ;)






Esta semana tivemos algumas novidades, fomos investigar alguns trilhos que ainda estavam pendentes na minha lista e ainda estreamos um caminho em Alcube, a subir, que ainda só tínhamos feito a descer.
De forma a podermos concretizar todos os nossos planos e ainda assim chegarmos cedo a casa, centrámos a volta pelas zonas de Alcube, Rego de Água e Comenda e apesar das explorações e de algum "PéTT" conseguimos uma vez mais não nos atrasar e realizar uma média bastante razoável (18,4 km/h). Estamos mesmo a ficar craques em chegar cedo a casa ;)

O sábado amanheceu com algum nevoeiro e quando chegámos a Palmela fomos brindados com este cenário...


Só por isto já tinha valido a pena sair de casa!

Depois das fotos seguimos pelo Vale dos Barris até às Oliveiras e a seguir descemos até ao Vale de Alcube.

O tal caminho em Alcube que estreamos esta semana a subir, começa com uns enormes regos de agua praticamente impossíveis de superar e que por isso tiveram de ser superados a pé, mas o pequeno esforço inicial acabou por ser compensado porque o resto sobe-se pacificamente e a paisagem é bastante agradável.


Esta só se sobe duma maneira...


Depois descemos até ao Rego de Agua, atravessámos a N10, passámos pela Capela de São Pedro de Alcube e descemos até ao leito da ribeira da Comenda.

Atravessámos para o outro lado, e chegámos ao "3 etapas". Aqui o objectivo não era subir por esta duríssima subida, mas sim acabar uma exploração que há uns tempos atrás o Artur e eu tínhamos iniciado mas que na altura não concluímos. A parte que o Artur e eu conhecíamos foi uma vez mais relativamente acessível, mas as dificuldades começaram a surgir pouco depois, e fomos obrigados a mais um bom bocado de PéTT. O que vale é que isto é tudo malta muito rija e ninguém se queixou. Agora a questão que aqui se coloca é se é mais fácil subir por este caminho ou pelo "3 Etapas"... Na minha opinião ambos são complicados, mas como o piso desta alternativa tem vários regos de água (alguns com mais de 1 mt) julgo que esta opção se torna ainda mais difícil. Para a próxima subimos pelo caminho tradicional, fazemos mais uma caminhada e tiramos todas as duvidas.

Chegados ao topo da comenda era agora tempo de descansar uns minutos para depois voltarmos a descer mais um pouco. Como a visibilidade para Troia estava muito má, não fomos ao "Heliporto" e descemos directamente para efectuarmos mais uma exploração, que se revelou ser melhor do dia. Este trilho estava na minha agenda desde a Maratona do Barreiro do ano passado e o único defeito que lhe encontrámos foi o facto de não ser mais longo! Apesar de curto, o "Trilho do Deposito", como nós o baptizamos, é mais divertido do que os caminhos que já conhecíamos ali naquela zona e por isso vai passar a ser incluído sempre que passarmos por ali naquele sentido.

Seguimos então até ao parque de merendas da comenda, atravessámos a ponte e seguimos pela "Avenida das Palmeiras" até aos Picheleiros.

 
A partir daqui o alcatrão foi o piso dominante e subimos pela N10 até ao Alto das Necessidades, depois descemos até à N379 e seguimos sempre a bom ritmo até casa. De destacar aqui a performance do Artur e do Rodrigo que apanharam-me distraído uns instantes na conversa com o Afonso e saíram largados estrada fora, como se não houvesse amanha, e nós mesmo rolando sempre a 30/35 km/hora nunca os conseguimos apanhar!!

Para terminar resta só dizer que os resultados da gravação com a câmara no capacete foram os esperados, e que a imagem ficou muito menos estável do que quando está nalgum dos suportes do quadro da bike. Mas nem tudo foi mau, porque ficou também provado que a lente, quando a maquina é colocada no capacete, apanha muito menos pó, o que no caso desta pequena máquina não deixa de ser um factor importante. Como referi na mensagem anterior, o suporte para o peito ainda necessita de alguns pequenos ajustes, mas assim à primeira vista até nem desgostei do resultado.


Rijos de serviço: Afonso, Artur, Carlos e Rodrigo
Distância percorrida: 56,70 km em 03:15:44

Altura máxima: 175 m
Altura mínima: 4 m
Acumulado de subidas: 1349 m (TrackMaster) ; 772 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 763 (TrackMaster)

Media de Pulsações: 143
Pulsação Máxima: 188 p/min (00:01:25 acima do limite)

Velocidade Média: 18,40
Velocidade Máxima: 54,60





2 comentários:

  1. Que belas fotos, principalmente as com nevoeiro e a subinha cascuda bem desafiadora, hora de praticar o empurram bike heheeeee
    abraços amigos

    ResponderEliminar
  2. me ha encantado esta ruta,que bonitas las fotos..!!!! abrazos carlos.

    ResponderEliminar