domingo, 14 de fevereiro de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 14/02/2010 - Uma volta mais a sério!

Conforme prometido hoje fizemos uma volta mais a serio, com um acumulado de subidas de 1713 e algumas delas com elevado grau de dificuldade.

Entrámos uma vez mais no PNA (Parque Natural da Arrábida) pelo alcatrão dos Barris  (as chuvadas desta semana não deixavam grandes duvidas) e seguimos até à Capela das Necessidades. Atravessámos a N10 e seguimos até ao Moinho do Cuco.

Depois descemos até ao "Fim-do-Mundo" e chegámos à estrada dos Picheleiros, rolámos uns metros e virámos à direita em direcção à Quinta Sobe e Desce, onde íamos fazer a primeira grande subida do dia: A "Morena" (descobri num track gps que é este o seu nome de "baptismo"). Antes de atacarmos a subida tivemos de passar pela Ribeira da Ajuda que antecede a calçada que dá acesso a algumas das quintas.

 

A subida não foi nada fácil, o André que o diga, mas a paisagem que se tem quando chegamos lá a cima vale bem o esforço! As fotos não fazem jus a beleza do local! (ou então sou eu que gosto mesmo daquela zona, lollololol)

 

E seguir descemos até à Estrada da Rasca, atravessámos-a e seguimos pelo single do Outão que hoje estava cheio de lama e por isso era praticamente impossível subirmos todo o trilho montados. Iamos subindo, ora a pé, ora a "cavalo", fazendo uns atalhos aqui, outros ali e lá nos desenrascámos! Ahhh já me esquecia! O tronco que habitualmente estava no meio do caminho já foi cortado e agora já se passa livremente por ali! (para compensar agora temos aqueles todos na várzea da comenda, lolol)

 

Por estas alturas o Vaquinhas já tinha o esparguete "quase" frio e por isso optámos por parar e lancharmos ali. E se o Fernando optou pelos hidratos da massa, houve quem tenha escolhido um lanche um pouco mais calórico...

 

Eu também não me fiquei atrás e deliciei-me com pão de sementes com creme de avelãs, tudo feito cá em casa pela Catarina.


Aproveitámos que estávamos parados e todos juntos e tirámos a habitual fotografia de grupo (eu como habitualmente sou o mais "encalorado").


A seguir fomos para o meu trilho favorito, o "Trilho Maravilha", o piso estava bom e sem lama e como habitualmente foi extremamente divertido passar por ali.

 

Quando chegámos à primeira casa em ruínas, ainda bem lá em cima, optámos por abdicar da descida que deveria estar mais enlameada e escorregadia e fomos explorar o trilho que segue em frente e que eu só conhecia do Google Earth. O caminho é muito fácil, passámos por um portão que está caído no chão e a seguir temos acesso ao estradão que dá acesso às diversas quintas existentes ali naquela zona. Curva atrás de curva foi sempre a descer até que chegámos novamente à Ribeira da Ajuda. Qualquer dia temos de fazer este percurso em sentido contrario, também é capaz de ser porreiro! 

  

Estávamos agora na Estrada dos Picheleiros e o próximo destino era a subida da Quinta do Rego de Agua! O André aqui já demonstrava muito cansaço, fruto da noitada da véspera e do empeno da volta, mas quando lhe perguntei ainda estava capaz de fazer a "Cobra" ele não hesitou e respondeu prontamente que sim! (É de Rijo!!!)

 

Chegámos ao alcatrão e virámos à direita em direcção às Antenas da RTP para descermos a "Jibóia" e para a seguir subirmos até Palmela pela Estrada da Cobra. E se o André já vinha estourado no estradão do Rego D´Agua pior ficou na Cobra e teve serias dificuldades em chegar lá a cima. Nunca o tínhamos visto ficar tão atrasado, mas o mais importante foi ele não ter desistido e ter tido um enorme espírito de sacrifício e muita força de vontade para chegar ao fim da nossa volta!
Despedimos-nos do André que ficou em Palmela, e do Rodrigo que seguiu para a Quinta do Anjo e seguimos para os últimos 10 km do nosso percurso domingueiro desta semana!



Não resisto a contar-vos o que estava à minha quando cheguei a casa...




Tem bom aspecto não tem? E ainda melhor soube!! Se quiserem aprender a receita basta clicarem aqui. Por falar nisso e como já estou com um ratito no estômago e acho que vai marchar mais um! ehehhehhe

Para a semana não há rescaldo, mas tenho a certeza que o resto da malta se vai divertir igualmente!


BTTistas de Serviço: André, Carlos, Fernando, Jorge, Lino, Luís, e Rodrigo

Distancia percorrida: 53,73 km
Altura máxima: 211 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1713 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 896 (TrackMaster)


Temperatura Mínima: 0º C
Temperatura Máxima: 10º C 


1 comentário:

  1. acumulado de subidas de 1713?? isso é uma grande dose, bolas.
    ainda não consegui perceber como fazes estes mapas. Tens de desenhar curva a curva? é uma trabalheira desgraçada...

    ResponderEliminar