segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 10/12/2011 - Nevoeiro e "banho" nas Terras do Risco


Neste rescaldo podíamos falar sobre o velho da pasteleira (e que afinal nem era assim tão velho e que quase ganhou a volta a Portugal quando era mais novo, lolol), do Norte (ou desnorte??) de alguns Brigadeiros, da chuva e da Humidade, da areia nas pedreiras, dos punhos que saem dos guiadores, dos pneus excessivamente cheios, ou da corrente que se partiu duas vezes (Rodrigo, da segunda vez não sabias tu, lolol). Mas não vamos falar sobre nada disso e vou focar o rescaldo apenas no percurso em si.

A ideia do percurso era passar a manhã nas Terras do Risco, subir às pedreiras, ir ver o mar duas vezes e dar conhecer ao Lino e ao Afonso alguns trilhos que eles ainda desconheciam. Sabíamos à partida que não iria ser muito fácil cumprir todos os objectivos, mas não custava nada tentar!
Por isso optámos por fazer a fase inicial do passeio por alcatrão de forma a chegarmos às Terras do Risco o mais depressa possível. Depois consoante decorressem as coisas logo se via por onde faríamos o regresso a casa.

Quando chegámos ao nosso destino o nevoeiro estava muito denso e a humidade era tanta que os trilhos estavam tão escorregadios, principalmente nas zonas mais rochosas, que até parecia que tínhamos barrado os pneus com manteiga!

Como a visibilidade era muito reduzida abandonámos de imediato a ideia de ir à primeira "varanda" ver o mar e seguimos em direcção à pedreira. Entretanto a chuva também apareceu e fui obrigado a meter a câmara de filmar no bolso e a dar como terminado o filme do dia (fica para outro dia).

Depois de ultrapassarmos os habituais pedregulhos e quando já estávamos no local do maior crime ambiental do PNA fomos surpreendidos com mais uma obstrução de via:
Portanto agora em vez de uma, temos que ultrapassar duas "muralhas" de pedra antes de atacar a longa subida até ao topo da pedreira.

 

Quando terminámos a pausa para o lanche já era tardíssimo e tínhamos de começar a aumentar o ritmo de forma a atenuar o atraso. O que vale é que a partir dali o percurso seria maioritariamente a descer! (o gráfico da altimetria do GPSies é bastante elucidativo).


No meio de tanto nevoeiro e de alguma chuva não foi fácil arranjar um bom sitio para tirar a foto de grupo, mas mesmo à chuva lá nos desenrascámos ;)


A partir daqui foi sempre a "rasgar pano" e a partir correntes, lolol

Resta mostrar-vos o pequeno vídeo que fizemos:



Até para a semana!!!


Rijos de serviço: Afonso, Artur, Carlos, Lino e Rodrigo
Distância percorrida: 68,70 km em 03:53:15

Altura máxima: 304 m
Altura mínima: 23 m
Acumulado de subidas: 677 m (GPSies)

Media de Pulsações: 140 p/min
Pulsação Máxima: 190 p/min (00:01:08 acima do limite)

Velocidade Média: 18,20 km/h
Velocidade Máxima: 44,30 km/h


1 comentário:

  1. grande passeio amigos. Com direitnho a uma chuvinha, pena estragar as filmagens!!!

    ResponderEliminar