quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 10/07/2011 - A Falésia, e muitos trilhos novos


Esta semana estava numa semana fértil em ideias e optei por pensar em dois percursos, o plano A, que seria a volta que tinha "alinhavado" com o Artur a semana passada e o Plano B no caso de ser apenas o Rodrigo e eu. Como o Artur não pôde vir connosco, achei que não fazia sentido fazer a volta que tínhamos planeado juntos e por isso optei pela volta alternativa que incluía algumas explorações de trilhos novos.
Seguimos directos a Azeitão, os primeiros 20 km foram feitos em alcatrão e por isso fomos sempre num bom ritmo e às 08h45 já estávamos no Trilho da Falésia. Como o Rodrigo ainda nunca o tinha feito antes resolvi ir mostra-lhe como era. Ele não se mostrou intimidado e achou (e bem) que o trilho não era tão assustador como o "pintavam" e que até era parecido ao "Fio-dental".





Depois da falésia seguimos até ao parque de merendas do Alambre, atravessámos a ribeira e quando chegámos ao alcatrão virámos à direita, poucos segundos depois virámos à esquerda, por um trilho que sobe ao lado de um portão e fomos fazer a primeira exploração do dia. 
O trilho serpenteia por entre uma serie de árvores e termina nas traseiras do Parque Ambiental do Alambre e é muito engraçado, e por isso ficámos super satisfeitos por finalmente o termos ido conhecer. 
Aproveito a oportunidade para agradecer publicamente ao José Pereira por me ter facultado as indicações necessárias para que pudéssemos ficar a conhecer mais um óptimo trilho no P.N.A.

Depois da novidade voltámos a caminhos já bem nossos conhecidos e a seguir à fonte, subimos até à Portela para depois descermos até ao Parral.


Dali seguimos para a estrada de Calhariz, e já perto do Palácio virámos à esquerda para subirmos até às Terras do Risco onde eu iria dar a conhecer ao Rodrigo mais um caminho que ele ainda desconhecia e que termina no Casal do Fojo. O trilho é muito bom (pode-se ver no vídeo) com alguns segmentos mais rochosos que necessitam de alguma atenção mas nada que não faça 100% montado nas bikes.

Voltámos à estrada de Calhariz e seguimos pelo Vale do Alambre até ao Trilho do "Chico-das-Saias", infelizmente antes de lá chegarmos fomos ultrapassados por um carro que fez tanta poeira que me nos deixou a nós e à a lente da câmara cheios de pó! Como é lógico a qualidade da imagem ficou afectada, mas não havia nada a fazer.

Lá no alto, no largo que dá acesso ao Formosinho,  fizemos uma pequena pausa para comermos o nosso lanche e depois descemos até aos Picheleiros. Só aqui é que nos começámos a aperceber que já tínhamos feito muitos quilómetros e que continuava a ser relativamente cedo. Por isso continuámos sempre ao mesmo ritmo e só no Vale dos Barris é que as pernas começaram dar sinais de alguma fadiga, o Rodrigo também já demonstrava algum cansaço, mas isso não serviu de desculpa e subimos o mais depressa que conseguimos até Palmela e dali até casa.

O resultado disto tudo foi termos chegado a casa antes do meio dia, com 66,7 km a uma média de 19,1 que diga-se não é uma má media para quem não já está no pico de forma à algum tempo. Ok, ok... o percurso não foi difícil mas mesmo assim fiquei bastante satisfeito com o resultado ;-)


Para terminar aqui fica o vídeo completo do passeio de hoje:



Rijos de serviço: Carlos e Rodrigo

Distância percorrida: 66,70 km (3:35:41) [tempo efectivo: 3:56:57]

Altura máxima: 191 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1342 m (TrackMaster) 775 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 882 (TrackMaster)

Media de Pulsações: 158 p/min.
Pulsação Máxima: 185 p/min. (00:00:35 acima do limite)

Velocidade Média: 19,10 km/hora
Velocidade Máxima: 45,90 km/hora

2 comentários:

  1. Nossa, que legal esta trilha, bem tecnica pelo que me parece!!!! Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. É realmente um trilho bem divertido que já não visitávamos à demasiado tempo. Mas em breve voltaremos lá para fazer um vídeo ainda melhor.

    Abraço,

    ResponderEliminar