quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 09/01/2011 - Terras do Risco


Foto do dia:


Este domingo tivemos um pelotão bem recheado e para além de meia dúzia de "Rijos" a rapaziada do Pinhal Novo trouxe um reforço, o Zé, que nos acompanhou pela primeira vez. Espero que ele tenha gostado e que volte sempre que desejar.

O percurso foi mais uma vez condicionado pela chuva que caiu durante a semana e por isso optámos por seguir até às Terras do Risco. Depois do aquecimento habitual até Palmela, iniciámos a volta descendo até ao Vale dos Barris e seguindo até à Capela das Necessidades. Depois seguimos até à Quinta da Califórnia e rolámos até à Aldeia de Irmãos. Dali seguimos para o Vale do Alambre e depois de passarmos o Centro Ambiental, virámos à direita e subimos até à Aldeia da Portela. 


Depois descemos até ao Aldeia do Parral e seguimos pela estrada de Calhariz até às Terras do Risco.


Subimos um pouco e fomos a uma das muitas "Varandas" da Arrábida para ver o mar:

O Luís na sua VAG (mas a pensar na falta que a EPIC lhe faz...)
 
 
 
André, Zé, Rodrigo, Artur, Jorge, Carlos e Luís

Depois da pausa, descemos pelo mesmo single-track que tínhamos feito minutos antes (que neste sentido é muito mais divertido e trouxe a dose extra de adrenalina do dia) e deixámos a Serra do Risco para trás  subindo em direcção à Estrada Nacional 379-1.

O Píncaro da Serra do Risco
O André a provar que a malta do Downhill também sabe subir
O estreante do dia: Zé

O Rodrigo e a sua nova bicicleta
Descemos pelo alcatrão até Casais da Serra, depois virámos à direita e seguimos pelo Vale do Alambre até ao Parque de Campismo dos Picheleiros


Como nesta altura a rapaziada em pior forma física já estava quase "Offline" optámos por regressar a casa pela opção menos complicada, ou seja seguimos pelos Picheleiros no sentido da casa do Herman José e fizemos o resto do percurso até Cabanas sempre por alcatrão.

Esta semana continuei as experiências com a mini-câmara e por isso publico duas vezes o vídeo para verem a diferença da imagem com e sem filtro estabilizador.

Vídeo com estabilizador de imagem (Deshaker no VirtualDub) e compressão com o Codec XVID (4.0):




Vídeo sem filtros e com maior compressão (5.0):


Até para a semana!!


Ciclistas de serviço: André, Artur, Carlos, Jorge, Luís, Rodrigo e Zé

Distância percorrida: 70,5 (3:55:11)

Altura máxima: 247 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1471 m (TrackMaster) - 820 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 878 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 148 p/min.
Pulsação Máxima: 194 p/min. (00:02:19 acima do limite)

Velocidade Média: 18,30 km/hora
Velocidade Máxima: 54,00 km/hora

6 comentários:

  1. estupendas fotografias carlos,veo que tienes muy buen ojo con la camara fotografica ,por cierto ¿cual usas? tiene muy buena calidad de imagen y pilxels..el estabilizador de imagen sensacional!! se nota la diferencia a kilometros,muy bien!!!! un saludo y sigue sorprendiendonos...abrazos!!!

    ResponderEliminar
  2. Entonces es así:

    Las fotografías son todas quitadas con una Nikon Coolpix S10 (http://images02.olx.com.sg/ui/8/79/70/1283857808_118687970_1-Pictures-of--Best-Offer-for-Nikon-Coolpix-S10-Digital-Camera-Lady-User-Selling-at-SGD350-Neg.jpg)

    Los vídeos son filmados con una mini camera KEYCHAIN SPY CAM que prendí al guiador de la bici (http://www.geeky-gadgets.com/wp-content/uploads/2009/06/keychain-car-remote-spy-camera_2.jpg)

    Abrazo!

    ResponderEliminar
  3. Nuno,

    Visto o pseudo-vídeo? O que é que achaste? Fica melhor com ou sem o filtro estabilizador?

    ResponderEliminar
  4. Sem filtro defenitivamente. Com filtro desfoca sistemáticamente causando o efeito "fantasma".
    Esta máquina parece melhor que a minha mas ainda assim sofre do mesmo mal: quando o terreno fica austero, não aguenta a imagem estabilizada.
    Na minha opinião, o melhor local para fixação é na frontal do quadro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Estamos de acordo! O filtro era uma tentativa para estabilizar a imagem, mas os "efeitos secundários" acabam por não compensar. Mas pelo preço que me a câmara/porta-chaves me custou (25€) também não posso exigir muito mais.

    Relativamente ao melhor local, também já tinha pensado na "testa" do quadro ou mesmo no espigão do selim (para não fazer grandes planos aos rabos da malta, ehehheh), mas ainda tenho de inventar uma artimanha qualquer para a fixar.

    Obrigado!

    ResponderEliminar