terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 02/01/2011 - Um dia de nevoeiro!!


Com o inicio desde novo ano optei por trazer para este espaço algumas novidades: A foto do dia, e de vez em quando um pequeno vídeo do nosso percurso, uma vez que acabei de adquirir uma caríssima mini câmara-de-filmar (Keychain Spy Cam), importada da China (mas com passagem pelo Porto), e que apesar do seu tamanho (e preço...) até dá para fazer umas brincadeiras engraçadas.

Foto do dia:

Desta vez o São Pedro não nos enviou chuva, mas ofereceu-nos um forte nevoeiro e muita humidade que me atrapalharam bastante a visibilidade visto que eu estava constantemente com os óculos embaciados! (é o que dá ser míope, usar óculos e ter a mania que não consegue colocar lentes de contacto, eheheh).

Como não havia nada planeado a escolha do percurso foi feita assim que chegámos a Palmela, após algumas trocas de ideias (O Artur queria ir ao Portinho, eu não me importava, e o Jorge e o Luís íam para todo lado menos para o Portinho, ehehehe) e como não havia consenso ficou decidido que o Luís, que tinha andado meio indisposto nos últimos dias ia escolher o trajecto. 

Descemos de Palmela para o Vale dos Barris e para aquecermos convenientemente nada melhor que começar a volta com a subida da Escudeira até ao Moinho da Pascoa. Lá em cima estávamos a uma altitude superior à do nevoeiro e a vista para as Serras de São Luís e do Louro era magnifica:


Seguimos para a Quinta do Rego d´Água e virámos à direita para o single-track do Tanque. Aqui o Luís resolveu dar a queda do dia e teve o descaramento de cair sem ninguém ver (e filmar e tirar fotos, ehhehe). Felizmente ele não se aleijou e isso é o que mais importa. 
Chegámos à N10, seguimos em direcção do Vale dos Picheleiros e antes do Parque de Campismo virámos à direita e subimos até ao Alto da Madalena ("UP to Azeitão").

O nevoeiro teimava em não desaparecer e sempre que acabávamos uma subida a vista era sempre esta:

 

Descemos até à Rotunda dos Picheleiros e seguimos pelo estradão da Quinta da Califórnia até às traseiras da garagem da Rodoviária. Depois da Capela das Necessidades subimos pelo "Sobe-e-desce" e nesta altura, apesar do percurso não ser dos mais difíceis, o desgaste na maioria da Brigada já era evidente:

 
Nesta altura estávamos quase a acabar a volta, e faltava apenas descer pelo "Zig-Zag" até Cabanas, e rolar até casa!

O vídeo do percurso:

Este foi o primeiro teste com a câmara, ainda há muita coisa a melhorar (direcção da câmara, estabilização, edição e compressão das imagens, etc) mas creio que para primeiro teste até nem ficou mau!


Rijos de serviço: Artur, Carlos, Jorge e Luís

Distância percorrida: 51,8 (3:06:52)

Altura máxima: 238 m
Altura mínima: 18 m
Acumulado de subidas: 1109 m (TrackMaster) - 637 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 695 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 127 p/min.
Pulsação Máxima: 186 p/min. (00:00:12 acima do limite)

Velocidade Média: 17,00 km/hora
Velocidade Máxima: 49,60 km/hora


6 comentários:

  1. hola amigo carlos ,que bonitas fotos pude admirar en tu buen blog.la camara que compraste toma instantaneas con bastante calidad.la vuelta muy guapa !!!! saludos a todo el grupo,nos vemos!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Vi a vossa reportagem da volta de domingo e digo que só não nos cruzamos em sentidos opostos por pouco... a não ser que... nós pelas 9.00 passamos junto ao Retiro Azul em Palmela, por acaso eram voçês que estavam na fonte?
    Reparei que o pessoal olhou para nós mas... como não identifiquei as vossas jerseys... continuamos a subida para o Castelo

    Quanto à camâra as imagens estão porreiras... faltam só os alinhamentos como referiram.

    Nós também pensamos adquirir uma este mês, estamos bastante inclinados para um dos modelos GOPRO, mas já agora se for possivel gostaria que nos indicassem qual o modelo que adquiriram, pois... gostei da imagem, e é sempre mais uma opção a ter em conta.

    Abraço.
    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar
  3. O nevoeiro criou um ambiente fantástico na Serra. Eu só tive de aproveitar o momento!

    ResponderEliminar
  4. Bom saber que a rapaziada andou por aí a pedalar. Excelente foto do dia. Magnifica mesmo.
    Bom ano.

    ResponderEliminar
  5. Enquanto houver saúde a malta anda sempre por aí!

    Bom ano!

    ResponderEliminar