quarta-feira, 28 de julho de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 25/07/2010 - A Rota das 3 Aldeias

Esta semana o vírus da preguicite atacou em força (nunca vi coisa tão "pegadiça"!!) e só o Lino compareceu no ponto de encontro. Como éramos só dois decidimos ir em busca dos destroços da vivenda que o tribunal mandou demolir em pleno Parque Natural da Arrábida, mais concretamente na Aldeia da Piedade. Como íamos para aquela zona lembrei-me de ir explorar a Rota das Três Aldeias (Portela, Piedade e São Pedro) que tinha deixado incompleta no dia 17/07 quando fui fazer a exploração do trilho dos conventos da Arrábida. O passeio foi bastante agradável e da Rota só ficou por conhecer melhor a Capela de São Pedro (passámos ao lado e não parámos).

O Lino ficou com uma cara muito engraçada nesta foto

Relativamente à busca dos destroços, procurámos em vários locais, e pelos vistos andámos muito perto, mas não encontrámos nada! Mas não foi "marretice" nossa porque segundo um habitante local a moradia não se conseguia ver da estrada. Ainda tivemos uma boa 1/2 hora em amena "cavaqueira" com o senhor que nos contou uma serie de historias bastante interessantes sobre alguma das construções ali da zona. E ficámos a saber que felizmente os destroços todos foram removidos do local (não fazia sentido ser de outra maneira mas em Portugal eu já não ficou admirado com nada).

Quase sem nos apercebermos ainda fizemos 58,20 km sempre a bom ritmo (média de 19,1) e chegámos a casa relativamente cedo.

Para a semana não há rescaldo (Ferias!!!) Mas estejam descansados que o vírus ainda não chegou aqui à porta! (O Scott tem ordens para não o deixar entrar, ehehehe)

Até à proxima!!


PS: Como referi anteriormente, na próxima semana vou estar de férias, mas isso não é desculpa para não visitarem o blogue porque vão ser publicados automaticamente uma serie de bons vídeos!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 18/07/2010 - A promessa (quebrada) do Vaquinhas


O percurso deste domingo não foi muito exigente porque eu na véspera já tinha gasto todas as energias da semana e porque os recém vacinados contra a preguicite aguda, Jorge e Fernando, também não se estavam a sentir em forma, sendo que o Vaquinhas até prometeu que se iria resguardar e nunca iria à frente do grupo. Ainda por cima eu no Sábado fiquei sem o prato pedaleiro do meio (32 dentes) e fiquei muito limitado ao nível da transmissão, ou ia na "talega" ou na "avozinha" (nunca o prato menor tinha sido usado tanto tempo!)

Iniciámos a volta pelo trilho do Moinhos da Serra do Louro, 


Seguimos pelo pomar até ao "Cai-de-Costas" e continuámos pelo "Sobe-e-desce"
Depois da capela descemos pela veloz Rua do Alto das Necessidades (velocímetro marcou 63,80 km/h), que agora tem um par de lombas +/- a meio do caminho (é preciso ter cuidado) e chegámos à N10.

Atravessámos a estrada nacional, seguimos em direcção à Capela de São Pedro de Alcube e seguimos pelo trilho até à Comenda,


Depois da pausa na Comenda, subimos o estradão da Capela de São Luís, mas antes lá chegarmos virámos à esquerda para o trilho em direcção à Quinta do Rego D´Água.

Subimos o estradão, a seguir ao tanque virámos à esquerda e fomos "estrear" os novos corta-fogos que o carros do exercito andaram a fazer à umas semanas atrás.
No entroncamento escolhemos o caminho mais curto e seguimos por outro dos novos corta-fogos até ao Vale de Alcube


Em Alcube, subimos o estradão até ao Vale dos Barris.


Depois das Oliveiras optou-se por virar à direita e fazer a subida do Vale dos Barris até Palmela.
Na parte final optei por aumentar um pouco um ritmo, para ver se não me atrasava muito do grupo quando a subida começasse a ficar mais inclinada e eu fosse obrigado a usar a "avozinha". O Vaquinhas que até aqui se tinha controlado e não tinha acelerado muito, quando eu mudei para o prato pequeno, juntamente com o Luís, ultrapassaram-me sem grandes dificuldades e seguiram os dois na luta pela vitória da "etapa". O "vencedor" foi o Vaquinhas que assim quebrou a promessa de nunca ir na frente do pelotão! Eu apesar de tudo, mesmo a sendo obrigado a pedalar muitíssimo e quase sem sair do mesmo sitio (não havia forças para a "talega") ainda consegui chegar em 3º! Nada mau!!


Para a semana há mais!


Rijos de serviço: Artur, Carlos, Fernando, Jorge, Lino e Luís

Distância percorrida: 52,50 km em 03:13:27

Altura máxima: 238 m
Altura mínima: 12 m
Acumulado de subidas: 1578 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 834 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 121 p/min.
Pulsação Máxima: 191 p/min. (00:00:09 acima do valor máximo)

Velocidade Média: 16,60 km/hora
Velocidade Máxima: 63,80 km/hora




terça-feira, 20 de julho de 2010

Aldeia da Portela/Parral e Serra da Arrábida a solo - 19/07/2010


Este sábado fui fazer o reconhecimento de duas zonas que ainda me eram desconhecidas no Parque Natural da Arrábida: Portela/Estrada do Parral e o trilho na Serra da Arrábida que começa perto da Quinta "El Carmen" e que termina em frente ao Convento da Arrábida.

Como o desafio era previsivelmente demorado decidi chegar o mais rápido possível a Casais da Serra, o mesmo é dizer que segui sempre por alcatrão até ao Centro Ambiental do Alambre. Depois do centro cortei à direita e já em terra batida iniciei a primeira exploração do dia.

Já tinha tentado uma vez ir conhecer a zona da Portela e do Parral mas tive de desistir dessa ideia porque ia de carro a caminho das Pedreiras para fazer uma outra exploração a pé e na altura o caminho não estava muito amistoso. O percurso é feito por estradões com algumas subidas e descidas pouco exigentes, mas a envolvência é interessante e não fiquei desiludido com a opção de ter ido conhecer aquela zona antes da exploração principal da jornada.
  
Depois da primeira subida podemos avistar a Falésia e o Formosinho:


Como sempre depois de uma subida vem uma descida:

e mais uma subida, e mais uma descida... entretanto começo a ver uma grande poça de agua e só quando cheguei mais perto é que descobri a existência de uma fonte que estava a transbordar


Antes de me refrescar avistei um coelho que estava estacionado no meio do caminho e silenciosamente consegui sacar a maquina e tirar-lhe duas fotos:


 Segui o caminho e antes de chegar à Portela a paisagem continuava a ser bastante agradável.


Na portela existe uma bica de água que desta vez não me fez falta mas já está gravada na memoria do meu C.P.S. (Carlos Positioning System, lololol). 

Nesta zona abandonei a sinalização que marca a "Rota das 3 Aldeias" (Portela, Piedade e São Pedro) e segui em direcção ao Parral para depois apanhar a estrada de Calhariz em direcção à EN.379-1 onde se iria iniciar o segundo e maior desafio do dia.

Voltei ao alcatrão e iniciei a subida em direcção à praias da Arrábida, passei pela entrada para o Convento de "El Carmen" e cerca de 1,70 km mais à frente cortei à esquerda para o trilho (em caso de duvida basta reparar nas marcas pintadas na rocha).


Este é um caminho que eu queria explorar há muito tempo, mas sempre que lia referencias a este trilho todas relatavam que o caminho estava fechado pela vegetação e que não valia a pena passar por ali. Por isso fui adiando esta exploração até que li no ForumBTT que no dia 27-06-2010 (no dia do vídeo da estreia dos equipamentos) se iria realizar o "1º Encontro para Duros na Arrábida", depois de analisar o track verifiquei que eles iriam passar por lá e perguntei ao organizador do desafio se o trilho não estava fechado, ele respondeu-me que com a ajuda de pessoal amigo andavam a tratar de alterar essa situação e que em breve o caminho iria ficar ciclavel novamente. Aqui a malta "Rija" não podia comparecer nesse dia ao "treino dos duros" porque já tínhamos tudo planeado para a realização do nosso vídeo, mas esse facto fez ressuscitar a minha curiosidade relativa a esse trilho e aproveitei que tinha a tarde de sábado livre para lá ir.

O inicio da subida é muito duro, pelo menos para mim foi, porque para alem do calor que estava (deviam ser umas 16 horas) grande parte do piso é muito técnico, com muitas rochas e pedras soltas e por isso optei por o fazer maioritariamente desmontado (até porque no dia seguinte também havia passeio).


Depois da fase mais complicada, o trilho começa a tornar-se mais divertido (e mais fresco!) com uma serie de single-tracks muito bons.


Agora era a altura de descer com cuidado e de apreciar a paisagem envolvente


Aproximava-me cada vez do Convento da Arrábida e ao longe já se podiam ver algumas das suas guaritas/ermidas e também as cruzes de pedra.


A vista para o estuário do Rio Sado e para a Península de Tróia também não passava despercebida:


O caminho continuava a ser no sentido descendente e para "não gastar muito os calços dos travões" lá ia parando para tirar mais umas fotos


O trilho termina numas escadas em pedra mesmo em frente ao Convento


A 2ª exploração do dia estava efectuada era tempo de repor as energias e continuar a apreciar a paisagem:


Depois subi até às antenas e desci vertiginosamente até à 7ª Bataria (o velocímetro marcou 62,2 km/hora, acho que se fosse de carro teria ido mais devagar!).


Passei pela Secil, depois pelo parque de campismo e pela praia do Outão e segui até à comenda para reabastecer de agua.


Cheguei ao parque de merendas da comenda eram 19h40 e estava mais que visto que o plano de chegar a casa +/- às 20h não iria ser alcançado e que iria chegar pelo menos uma hora atrasado. Por isso optei por seguir pelo caminho que na minha opinião é o mais fácil e mais rápido para chegar a casa, ou seja, segui pela N10 em direcção a Setúbal até às bombas de gasolina, depois subi até São Paulo, desci até à Baixa de Palmela e abandonei o PNA subindo a Estrada da Cobra até Palmela.

Depois foi só rolar os últimos 10 km até casa e pensar num percurso não muito exigente para o dia seguinte, porque as energias deste fim de semana já tinham sido todas gastas no sábado!


Distância percorrida: 69,90 km em 04:30:22

Altura máxima: 388 m
Altura mínima: 4 m
Acumulado de subidas: 1882 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 1366 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 129 p/min.
Pulsação Máxima: 176 p/min. (00:00:00 acima do valor máximo)

Velocidade Média: 16,30 km/hora
Velocidade Máxima: 62,20 km/hora


PS: O rescaldo da "domingueira" será publicado brevemente!