terça-feira, 23 de novembro de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 20/11/2010 - Lagoa de Albufeira

Mais um passeio ao sábado e mais uma vez só o Artur e eu é que tivemos vontade de pegar nas bikes e dar uma volta. Como tinha chovido muito nos dias anteriores tinha pensado que esta era uma excelente oportunidade para ir conhecer um caminho que vi um dia destes num track dos "Ciclobeatos" lá para os lados de Canais e que supostamente nos iria levar até Alfarim ou até à Lagoa de Albufeira (já não me lembro bem, mas eles foram ou vieram de Alfarim, com destino ou no regresso do Cabo Espichel). Mas antes de apresentar a minha ideia ao Artur perguntei-lhe para onde é que ele tinha vontade de ir... e não é que ele me diz que se calhar era boa ideia ir à Lagoa de Albufeira.... Foi mesmo em cheio! Era mesmo isso que eu queria ouvir e lá fomos nós em mais uma "missão" exploratória de caminhos desconhecidos com destino à Lagoa de Albufeira.

Como tínhamos muito que explorar optámos por seguir directamente até aos Canais evitando assim a passagem pelo caminho que passa por aquela quinta que parece uma prisão cheia de arame farpado. Assim chegámos muito mais depressa à primeira "investigação" do dia, que consistia em explorar um caminho paralelo àquele por onde passámos o mês passado, que era numa zona de caça associativa, que estava vedado e que tinha um portão. Este pelo contrário não tem nenhum obstáculo e por sinal até é um caminho bastante agradável rodeado de pinheiros e de sobreiros e que nos agradou bastante.

A seguir a esta zona, a paisagem mudou radicalmente e as árvores foram substituídas por várias lagoas que nos pareceram estar a ser usados para extracção de areia (podemos estar completamente enganados e não ser nada disso o que ali se passa). O que é certo é que vimos muita água, muitas maquinas, muita areia e até malta à pesca).




Depois passámos por uma zona mais enlameada, mas que dava para rolar sem grandes problemas e atravessámos a N378. Aqui voltámos a entrar num pinhal com alguma areia, mas que nesta altura do ano, quando o piso está mais húmido permite que passemos por lá sempre montados. A paisagem voltava a ser bastante agradável à medida que íamos avançando mais satisfeitos íamos ficando com as escolhas feitas até então.

Quando já estávamos a poucos metros da N377 e relativamente perto da entrada para a Herdade da Apostiça encontrámos uma ribeira que não nos pareceu ser facilmente ultrapassável  (a agua devia dar-nos acima dos joelhos na parte mais funda) e como nem eu nem o Artur tínhamos levado nas mochilas as barbatanas e as braçadeiras, optámos por fazer inversão de marcha e explorar uma alternativa que tínhamos visto uns metros mais atrás (sim porque a malta para molhar os calcantes tem de ir muito distraída, eheheh)

A exploração do caminho alternativo à ribeira foi mais uma vez um sucesso e chegámos à estrada nacional um pouco depois do posto de vigia da Apostiça.


Dali até à Lagoa de Albufeira foi um instante e passados poucos minutos já estávamos a estrear a nova ciclovia que segue quase até à praia.

 
 
 
 

Depois da pausa para repor as energias seguimos até ao Parque de Campismo e depois até à Lagoa pequena.

 
 

Esta é sempre a minha parte favorita dos passeios à Lagoa onde podemos apreciar momentos de rara beleza...






Quando nos preparávamos para abandonar a Lagoa Pequena, reparámos que a velha ponte de madeira que estava à anos no fundo da lagoa, está agora restaurada e a fazer o seu papel de permitir a passagem para a outra margem da lagoa sem termos de molhar os pés. Como não tínhamos interesse em passar para o outro lado continuámos o nosso caminho até que fomos surpreendidos por mais uma novidade...
 
 

Depois tirarmos as fotos para a posteridade decidimos avançar e fomos mais uma vez surpreendidos, desta vez a surpresa foi o desaparecimento da saída que eu estava habituado a fazer o que nos obrigou a tentar arranjar uma alternativa para sair dali sem ter de voltar para trás. Andámos às voltas e mais voltas e saída nem vê-la, mas para compensar descobrimos que as obras ainda estão longe de estar terminadas e que pelo menos mais um passadiço vai ser construído.

 

Visto que por ali não nos safávamos optámos por passar para a outra margem da Lagoa e mentalizámo-nos que iríamos fazer um bocado do areal a pé... Mas já na outra margem reparámos que também por ali havia novidades e em vez de seguirmos para a praia fomos fazer mais uma exploração extra!

 

Um passadiço que nos permite passar por cima da lagoa

Um posto de observação de aves
Paisagem no cimo do posto de observação
Mas como não há bela sem senão, este caminho novo não tinha saída e tivemos de nos desenrascar saltando um dos portões da Herdade da Apostiça e seguir por outro caminho que desconhecíamos mas que nos levou exactamente para onde queríamos e sem termos a necessidade de ir dar a volta pelo areal da praia!

Depois de sairmos da Apostiça apanhamos o alcatrão e já "só" faltavam cerca de 30 km até chegarmos a casa e terminarmos mais esta grande aventura.

Rijos de serviço: Artur e Carlos

Distância percorrida: 75,50 km (4:47:21) [sentia-me tão bem que era capaz de fazer mais 50 km!! Desde que não houvessem muitas subidas, lolol]

Altura máxima: 118 m
Altura mínima: 1 m
Acumulado de subidas: 824 m (TrackMaster) - 481 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 908 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 126 p/min.
Pulsação Máxima: 184 p/min. (00:00:02 acima do limite) [subida de Coina]

Velocidade Máxima: 44,10 km/hora


2 comentários:

  1. preciosa ruta de autentica y pura naturaleza.maravillosas aguas con sus barcos y pescadores.bonito,bonito!!! seguir asi compañeros.un saludo .

    ResponderEliminar