segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 31/10/2010 - A Serra de São Luís (o barro e o empeno do Lino)

Conforme tinha prometido esta semana voltámos à Serra (eu tinha avisado que só faltava se chovessem picaretas) mas como tinha chovido bastante na 6ª Feira e no Sábado pensei num percurso que tentasse evitar zonas com muita lama.

Descemos até ao Vale dos Barris e quando chegámos ao Clube de BTT Vale de Barrios como queríamos aquecer virámos à esquerda para a Quinta da Escudeira e subimos até ao Moinho da Pascoa.

Depois do aquecimento efectuado descemos até ao sopé da Serra de São Luís e subimos até às antigas pedreiras.





Como depois de uma subida há sempre uma descida, fomos estrear o novo corta-fogo que os militares andaram a fazer, sendo que o Trilho "Abre Valas" e o que o antecedia desapareceram (e os Medronheiros e a restante vegetação envolvente também...).

Como as maquinas do exercito ainda lá estão não sei se ainda vão fazer mais qualquer coisa...


O resultado da obra (antes e depois):

antes da maquinas em 2009 (Trilho Abre Valas)

resultado final em 2010

A seguir a esta descida da ultima foto e quando nos preparávamos para ir até à Capela de São Luís num piso que aparentava estar relativamente seco fomos surpreendidos com uma camada de barro (não era lama, era mesmo barro) que era de tal ordem que impediu que as bicicletas circulassem! As rodas nem mexiam!



Depois de uns 300 metros com a bicicleta às costas (ela já sem peso extra já não é leve, mas com o barro que levava devia pesar uns 20 kg) chegámos ao estradão de gravilha da Capela de São Luís e só aí pudemos tirar o barro suficiente para desbloquear as rodas para podermos rolar até ao parque de merendas da comenda onde aí sim poderíamos lavar as bicicletas e deixa-las novamente aptas a circular.

Enquanto estávamos a lanchar reparámos que havia ainda mais malucos do que nós!




A seguir optámos por rolar mais por alcatrão e seguimos pelo Vale da Rasca até à Estrada dos Picheleiros. No entroncamento resolvemos virar à esquerda e subir até à Quinta do Alto da Madalena (Quando cheguei ao portão da quinta estavam a entrar um grupo enorme de ciclistas, o que deve significar que ainda se pode entrar lá para dentro. Resta saber se as vivendas que estavam lá a ser construídas ainda não estão acabadas ou se as obras foram embargadas).  Depois de reagruparmos seguimos até à Quinta da Califórnia, descemos até à garagem da rodoviária e subimos um pouco até à Capela das Necessidades.

Aqui tínhamos muitas hipóteses de escolha, sendo que o Artur e eu estávamos inclinados em seguir pelo "Sobe e Desce" e depois pelo "Zig-Zag" até Cabanas mas como nesta fase o Lino já estava meio empenado (fazia um mês que não pegava na bicicleta) optámos por descer por alcatrão até São Simão e seguir pela EN379 até casa.

Para a semana há mais!


Rijos de serviço: Artur, Carlos e Lino

Distância percorrida: 53,20 km

Altura máxima: 209 m
Altura mínima: 4 m
Acumulado de subidas: 1295 m (TrackMaster) - 804 m (GPSies) 
Índice de dificuldade: 701 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 125 p/min.
Pulsação Máxima: 177 p/min. (00:00:00 acima do limite)

Velocidade Média: 15,90 km/hora
Velocidade Máxima: 47,00 km/hora



2 comentários:

  1. me gusto la aventura ,sobre todo la obra maestra del cortafuegos,mucho barro,muchos klmetros y mucho desnivel acumulado,en definitiva ,buena ruta bien narrada,buenas fotos.saludos carlos !!!

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  2. excelente trilha!!! parece que antes das maquinas do exercito a trilha era bem melhor, tinha mais emoção, agora virou estrada perde um pouco de graça. Enfrentaram um pouquinho de barro, nós adoramos quando em nossas trilhas o barro predomina, fica bem divertido!!!! grande abraço aos amigos

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