terça-feira, 11 de outubro de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 09/10/2011 - Um Domingo na Pedreira



No fim-de-semana passado tivemos quatro desafios: No Sábado caminhar 12 km na Arrábida com a família e alguns amigos, e no Domingo, fazer pela primeira vez a a empinada subida das Pedreiras, pedalar cerca de 70 km e estar em casa antes do meio dia.

Os desafios estavam lançados e os "Brigadeiros" presentes não podiam ter dado melhor resposta porque todos os objectivos foram cumpridos e no final nem foi preciso acelerar muito para conseguir chegar cedo a casa.

Desta vez o aquecimento foi feito em alcatrão, e como na fase inicial rolámos a uma velocidade média de 24 km/hora quando demos por nós às 08h30 já estávamos em Azeitão...

Dali fomos até ao Vale do Alambre e seguimos pelo trilho que passa nas traseiras do parque ambiental e que depois da pequena fonte sobe até ao Parral. Depois descemos até ao Casal do Desembargador, passámos pelo Palácio de Calhariz e seguimos em direcção à Pedreira.


Subir à Pedreira por este lado já estava nos nossos planos há já algum tempo, mas como dois dos mais entusiastas adeptos deste desafio (Fernando e Lino) por um motivo ou por outro não podiam participar, fomos adiando até que pelo menos um deles nos pudesse acompanhar. Ainda não foi desta vez que o Lino pôde participar, mas surpreendeu-nos a todos quando apareceu para a caminhada de Sábado e aí pudemos comprovar que a pior fase da lesão na rotula já passou e que brevemente o veremos sem dores montado na sua bicicleta.


A subida da pedreira não podia ter corrido melhor, porque apesar de "não prestarmos para nada" e de ser a nossa primeira vez, todos conseguimos subir montados e eu até achei que a subida nem é assim tão difícil de se fazer... Ou melhor, eu pensava que iria ser bem mais complicado do que foi. O Fernando ainda andou ali aos "ésses", e eu como ia muito perto e com um carreto mais pequeno fui obrigado a cuidados extra para não lhe tocar na roda traseira, mas no fim acabou por correr tudo bem ;)


Para a posteridade, e também como forma de incentivo para os que nunca subiram este caminho (incentiva-te aí Lino! ehehhe) mostro-vos a filmagem que fizemos durante a "conquista" da Pedreira:



Já lá em cima aproveitámos uma das "Varandas da Arrábida" para restabelecer algumas energias e apreciar a paisagem:

Desta vez foi o Fernando que ficou no foto sem o capacete, e só não o deixou lá porque o guardou em cima da bike, lolol


Era chegada a altura da parte mais divertida do percurso que era descer até à Aldeia das Pedreiras, depois seguir até às Terras do Risco e descer o Trilho do Casal do Fojo:


Como se pode ver no vídeo, o Fernando desta vez esteve cheio de confiança e desceu com a mesma facilidade como habitualmente sobe, e para isso bastou fazer uma simples troca do pneu da frente! Com o Enduro 2.20 a "musica" é outra e tudo parece mais fácil (quer dizer... tudo, tudo não, porque em alcatrão o pneu parece que tem cola, mas isso para mim não interessa nada porque se fiz 130 km até Alcobaça com dois pneus destes, agora que só uso um à frente, tenho obrigação de fazer os quilómetros que forem precisos aqui nas redondezas sem arranjar desculpas pegajosas, lolol).

O Artur estrategicamente a ficar para trás só para aparecer na fotografia ;)

A seguir regressámos à estrada de Calhariz, e rumamos a casa novamente por alcatrão de forma a que o Artur e Fernando pudessem cumprir o objectivo final de estar em casa antes do meio dia.

 Em resumo posso dizer que fizemos mais um belo treino, que devido à limitação horária teve mais alcatrão do que o costume, mas também teve trilhos muito porreiros e paisagens muito agradáveis. Ainda por cima conseguimos fazer tudo o que pretendíamos, o que nos deixou bastante satisfeitos e reforçou ainda mais a união do grupo.

Ahhh!!! E voltámos a encontrar o rapaz que no outro dia desenrascou o elo de engate ao Rodrigo, e que nos encontrou duas vezes apeados, e em alturas diferentes, a solucionar problemas mecânicos. Aquele capacete da "2ª Guerra Mundial" não passa despercebido! Felizmente o encontro desta vez não aconteceu quando estávamos a ver se os travões do Artur estavam ou não com problemas! Mas isso também já eram coincidências a mais, eheheh

Até à próxima!


Rijos de serviço: Artur, Carlos, Fernando e Rodrigo
Distância percorrida: 67,60 km em 03:32:51

Altura máxima: 307 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1153 m (TrackMaster) ; 618 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 715 (TrackMaster)

Media de Pulsações: 148 p/min
Pulsação Máxima: 192 p/min (00:00:42 acima do limite)

Velocidade Média: 19,50 km/h
Velocidade Máxima: 46,40 km/h





10 comentários:

  1. Só para dizer que a varanda é pertença dos CicloBeatos......

    ResponderEliminar
  2. Desde que não ponhas lá uma vedação está tudo bem ;)

    ResponderEliminar
  3. Então Mário, ñ queiras a varada só p\ ti, ok ;)

    ResponderEliminar
  4. ehehehehe!!
    desta vez apareci no video do rescaldo.

    ResponderEliminar
  5. Aparecem uma serie do convidados especiais no vídeo sim senhor!! Tu qual deles és?

    Abraço,

    ResponderEliminar
  6. eu sou aquele gajo que se cruzou com voces no trilho do casal do fojo, aquele com uma camisola azul numa bike branca de roda 29.

    abraco para voces.

    p.s- grande volta malta e gandre rescaldo, mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
  7. OK, então és aquele rapaz que ia chocando de frente com o Rodrigo!! (apareces ao minuto 15)

    Só por curiosidade, como me deste com o vídeo? Já cá tinhas vindo mais vezes?

    ResponderEliminar
  8. sim sou aquele que ia chocando com o rodrigo.
    eu seguidor aqui do blog e vi na altura que possivelmente estarias a gravar por isso aindei sempre a coca a espera que o rescaldo saisse

    abraco para voces

    ResponderEliminar
  9. Ok, obrigado.
    Volta sempre e pode ser que apareças em mais vídeos :)

    ResponderEliminar
  10. ja vos vi muitas vezes por ai na serra mas que me lembre foi a primeira vez que apareci num video

    ResponderEliminar