quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 11/04/2010 - As Pedreiras de Sesimbra (volta alternativa)

Este domingo fizemos mais um grande treino e fomos ver o mar do alto das pedreiras de Sesimbra. A malta portou-se toda muito bem e provámos que estamos todos a caminhar para uma melhor forma.



Com o intuito de ganhar alguns minutos não fomos a Palmela e entrámos no Parque Natural da Arrábida pelas traseiras do cemitério da Quinta do Anjo. Depois da vinha, subimos mais uns metros e virámos à direita para o trilho que começa com muita pedra e que depois desce até ao canavial, que agora tem um trilho alternativo mais a cima muito porreiro que evita a passagem na zona enlameada (e onde costuma haver muitas silvas)

A seguir subimos até ao "Cai-de-Costas" e o Lino provou que os treinos estão a dar bons frutos, e ele quase que conseguia subir tudo montado! Ele passou todas as fases mais técnicas e mais íngremes, e depois quando já ninguém o previa desequilibrou-se e teve de meter o pé no chão! Foi realmente uma pena, mas ele agora ganhou um novo alento e tenho a certeza que ele vai conseguir "matar o borrego" muito brevemente!


Seguimos até à Capela das Necessidades, atravessámos a N10 e subimos até à casa em ruínas.


Depois continuámos até ao Moinho do Cuco e descemos o "Fim-do-Mundo", onde o Vaquinhas concluiu que a descer o trilho parece mais longo!! lolol

Antes da subida de areia solta, virámos à direita e seguimos pelo caminho que termina com uma subida em paralelos. Atravessámos o alcatrão dos Picheleiros e seguimos pela tal subida que deu cabo do Vaquinhas há uns tempos atrás quando ele regressou aos treinos após uma longa paragem, se quiserem recordar o momento vejam o oitavo minuto do vídeo que fizemos na altura (ok, ok, o resto do pessoal também não ficou muito bem na fotografia, mas isso agora não vem ao caso, lolol)


Seguimos até ao parque de campismo e continuámos pelo Vale do Alambre até Casais da Serra.


Depois de uns metros em alcatrão, virámos à direita e seguimos pela Estrada de Calhariz com destino às Pedreiras de Sesimbra.


O ritmo estava bom e chegámos às Pedreiras relativamente cedo, o mais engraçado é que o Rodrigo só se apercebeu que estava "um pouco" longe de casa quando eu disse ao Lino que dali já se via o Castelo de Sesimbra, lolol


Era a hora do lanche e como prémio pudemos deliciar-nos com estas paisagens:


Curiosamente enquanto lá estivemos ainda apareceram mais dois grupos que vai-se lá saber porquê, também optaram por parar ali, lolol

Tirámos a foto de grupo para a posteridade e voltámos aos pedais que ainda tínhamos muitos quilómetros para fazer.


Deixámos as pedreiras para trás e o Lino descobriu o motivo porque foi obrigado a fazer a despedida das pedreiras tão devagar...


Não, não foi aquela grande descida, foi uma pedrinha que estava hospedada num dos ténis e que estava a atrapalhar muitíssimo!! ehehheheh

Retomamos o andamento, e continuáos a encontrar muita gente sendo que num desses cruzamentos para evitar ter de parar, e ter de deixar passar aqueles rapazes que vinham de frente, optei por indicar o caminho da esquerda à malta porque pensei que por ali também daria para ir para onde eu pretendia seguir. E até dava (já estive a ver no google), mas houve ali um erro qualquer porque eu ainda não tinha estudado convenientemente esse caminho alternativo e fomos ter a uma vedação que nos obrigou a voltar para trás. Foi pena porque o caminho (a descer) até era engraçado! Não se pode dizer o mesmo da subida, lolol. Devido ao engano perdemos alguns minutos, mas depois encontrámos mais malta e resolvemos seguir atrás deles até à estrada de Calhariz, que era a opção mais rápida para solucionar o nosso atraso.

Fica desde já prometido um novo passeio parecido a este, mas sem enganos e com mais novidades para as próximas semanas, e de preferência com a presença dos nossos "Internacionais" que esta semana andaram no "Trilhos & Courelas" em Vendas Novas.

Quando chegámos novamente aos Casais da Serra, e apesar de estarmos um pouco atrasados ainda tivemos tempo de ajudar um rapaz brasileiro e a sua família que tinham o carro avariado e que não conseguiam explicar onde estavam ao taxista que os iria buscar. Nós só o ouvíamos dizer que estavam na entrada do "parqui naturau", e que não conhecia mais nada. Como é lógico o taxista só com esta informação nunca lá iria chegar e por isso fiz a boa acção do dia e expliquei ao taxista onde é o que o rapaz realmente estava.

Entretanto passa um grupo de ciclistas domingueiros como nós, eram de certeza uns 30 ,ou 40 elementos, vindo dos lados do Portinho da Arrábida e em direcção a Azeitão. O Vaquinhas não foi de modas, e arrancou como se não houvesse amanha e só parou quando os ultrapassou a todos!! (e dizia ele no principio que não se estava a sentir muito bem porque estava muito constipado, lololol) Nós fomos "obrigados" também a ir atrás dele e lá tivemos que nos aplicar a fundo para ultrapassar aquele pessoal todo e não o deixar afastar-se muito.

Quando finalmente parámos fiquei agradavelmente surpreendido pelo facto do Rodrigo, que não vinha connosco há tanto tempo, e que devia estar naturalmente a acusar o esforço efectuado, não ter ficado muito para trás e ter aparecido poucos minutos depois!! Muito bom, gostei!!

Depois das despedidas do André e do Rodrigo pensámos que o ritmo iria baixar um pouco porque já não havia mais "lebres" para perseguir, mas estávamos redondamente enganados, porque desde a Quinta do Anjo até ao Penteado, o velocímetro andou sempre acima dos 30 e chegámos a rolar a 40 e tal!! (ok, ok não é muito, mas depois de 60 e tal quilómetros nas pernas não é assim tão fácil, principalmente para nós que não andamos nada e só treinamos aos domingos).

Para a semana há mais! (Resta saber se o São Pedro deixa!!)
Brigadeiros de Serviço: André, Carlos, Fernando, Lino e Rodrigo

Distancia percorrida: 68 km
Altura máxima: 307 m
Altura mínima: 23 m
Acumulado de subidas: 1461 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 681 (TrackMaster)
 
Temperatura Mínima: 14º C
Temperatura Máxima: 28º C 

Dados individuais:

Media de Pulsações: 145 p/min (48 segundos acima da pulsação máxima)

Velocidade Média: 17,40 km/hora
Velocidade Máxima: 49,40 km/hora

 

2 comentários:

  1. grande volta sim senhor! E aquelas vistas sao sempre uma agradavel recompensa.

    ResponderEliminar
  2. na próxima visita às pedreiras tenho mesmo que ir mostrar o resto do percurso (parecido ao que tu fizeste, visitando as duas "varandas")ao resto da malta. A volta fica um pouco maior, mas se começarmos 1/2 hora mais cedo dá para cobrir os km a mais.

    ResponderEliminar