quarta-feira, 21 de abril de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 18/04/2010 - A Chuva que não caía em todo o lado!


Este domingo o pessoal da meteorologia dizia que ia chover, e como é habitual nestas circunstancias a grande maioria da malta optou por ficar a dormir. O mais engraçado é que aqui no Penteado quando eu saí de casa não chovia e à mesma hora só a 5 km daqui, no Pinhal Novo, chovia torrencialmente! O Fernando e Artur que estavam por lá iam-me ligando a pedir para eu esperar mais um pouco que eles iam chegar atrasados mas que como já estavam equipados e prontos não iam perder a oportunidade de ir dar uma mais voltita. Sempre que eles me ligavam a dizer que ainda estava a chover muitíssimo, eu dizia sempre que onde eu estava não chovia (e era verdade!!) e talvez por isso eles decidiram sair do Pinhal Novo e vieram até ao ponto de encontro onde eu os esperava seco que nem um bacalhau contrastando com eles que vinham pingando por todos os lados, lololol.

Felizmente eles não trouxeram a chuva com eles e os únicos pingos que apanhámos foi já perto do alto das necessidades mas não foi nada de especial e pudemos fazer a nossa volta domingueira desta semana sem problemas!

O percurso desta semana foi feito ali em cima joelho e a ideia foi em seguir para a zona de Azeitão onde o céu parecia estar menos nublado. E assim foi, descemos o alcatrão do Vale dos Barris e seguimos até à Capela das Necessidades. Depois seguimos pelas traseiras da garagem dos autocarros e subimos até à Rua da Quinta da Califórnia.

Contornámos a rotunda, passámos ao lado do centro hípico e subimos à esquerda para o Alto da Madalena. Um pouco mais à frente virámos à direita e seguimos pelo single-track que termina naquela descida com rochas que só André tem habilidade suficiente para arriscar a descer montado. Nós como sempre sempre descemos "à lá pata" e mesmo assim tivemos dificuldades porque aquilo estava escorregadio à brava! lolol

Depois de mais umas subidas e descidas chegámos a Oleiros e optámos por lanchar num banco mesmo ao lado da Capela de São Marcos.

A partir daqui deixámo-nos levar pelo instinto e seguimos uma placa que indicava a localidade de Canais. E em boa hora o fizemos porque o caminho é bastante agradável e com paisagens muito bonitas! Está é uma volta muito boa por exemplo quando se quer evitar os trilhos mais lamacentos e tenho a certeza que no futuro vamos passar por ali muitas mais vezes!
Passámos nas traseiras de uma Quinta com uma vinha enorme (quando cheguei a casa descobri que era a Quinta de Catralvos e que a vinha "só" tem 25 hectares), seguimos sempre o mesmo estradão até que chegámos a uma cancela (que estava aberta) e a um entroncamento em que se virássemos para a esquerda supostamente seguíamos na direcção de Sesimbra, e se virássemos à direita seguiríamos para os lados da Quinta do Conde.

Seguimos esta segunda opção e chegámos ao campo de futebol do Pinhal do General, depois passámos por um parque de campismo e quando demos por nós estávamos ao pé da "Pavil"! O mais engraçado é que o Artur e o Fernando estavam convencidíssimos que aquela estrada iria dar perto da Aerset! ehehehe

Mais uns quilómetros e tínhamos ido à Lagoa de Albufeira!! (agora que me lembro, tenho de ver se arranjo tempo para lá ir)

A partir daqui já estávamos perfeitamente situados e restava-nos rolar até casa, sendo que a única dificuldade era a subida de Covas de Coina que por sinal até se fez sem grande dificuldade, o que é muito bom sinal!!

Mas não pensem que esta ultima parte do percurso foi muito tranquila, isto porque numa fase em que rolávamos mais descontraídos fomos ultrapassados por um velhote com uma Piaggio... Como calculam isso despoletou uma valente arrancada por parte do Vaquinhas e lá tivemos de pedalar a 40 e tal km/hora para conseguir ultrapassar a "lebre" desta semana!

Até para a semana!!


Distancia percorrida: 58,30 km
Altura máxima: 186 m
Altura mínima: 1 m
Acumulado de subidas: 1172 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 772 (TrackMaster)

Temperatura Mínima: 14º C
Temperatura Máxima: 28º C 

Dados individuais:

Velocidade Média: 16,70 km/hora
Velocidade Máxima: 45,60 km/hora 

Sem comentários:

Enviar um comentário