domingo, 10 de janeiro de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 09/01/2010 - Rota da Bicharada (a solo)

Com a malta da meteorologia está a prever chuva para amanha, resolvi ir já hoje experimentar o selim que o Vaquinhas me emprestou. O percurso escolhido foi a Rota da Bicharada, que foi uma ideia que eu tive há uns meses atrás e que consistia simplesmente em passar por todos os trilhos baptizados com nomes de bichos: Lagartixa, Jibóia, Tartaruga e Cobra (haverá mais algum que eu desconheça? Será que há algum trilho da "Osga"? lolol)

Comecei por descer de Palmela até ao Vale dos Barris, e quando cheguei à primeira etapa do dia, a "lagartixa", reparei que afinal não ia fazer esta volta a solo e que o Castelo de Palmela me iria acompanhar nesta viagem.

Estava já junto ao inicio da "Lagartixa", e de um lado tinha os Moinhos da Serra do Louro e do outro lado, lá ao fundo, já se vislumbrava a Serra de São Luís.

Era a hora de descer a Lagartixa!

Cheguei à Baixa de Palmela e era a altura de me dirigir até à cancela que antecede a entrada na "Jiboia" e na Serra dos Gaiteiros.

Passei a bike para o outro lado e iniciei uma das subidas mais difíceis da Arrábida. A primeira parte é a mais complicada de se fazer principalmente devido à inclinação e à gravilha solta, mas hoje até nem me custou muito a fazer, e se eu quisesse tinha pulmão para continuar sem parar.

A seguir à primeira curva, optei por parar e tirar mais uma foto ao meu companheiro de viagem

Era a altura de subir mais um pouco da Jibóia de continuar a tirar fotos à magnifica paisagem.

O corpo da "Jibóia" é grande à brava e por isso ainda faltava muito para acabar!

Ao fundo já se viam as antenas da RTP o que significava que só faltava mais uma subida!

Quando se está bem fisicamente a ultima subida não é das mais complicadas, no meu caso, como parei varias vezes para tirar fotos não consegui avaliar convenientemente a minha resistência física. O que eu posso dizer é que hoje é não me custou mesmo nada subir a "Jibóia" (tenho de usar esta táctica das fotografias mais vezes, lolol).

Depois da cancela era a altura de me despedir das antenas e seguir o trajecto!

Ao longe ainda se via a Serra do Louro e os seus moinhos

Por falar em moinhos, no outro lado também já se via o Moinho da Pascoa

E a Serra de São Luís estava cada vez mais perto...

Desci uns metros por alcatrão e virei à esquerda num trilho onde até à pouco tempo havia também uma cancela

Este caminho para variar um bocado tem um cenário muito bonito é ainda por cima é sempre a descer! Só foi pena ter encontrado uma zona que tinha alguma lama. Ainda tentei ver se havia alguma alternativa, mas como não havia tive mesmo que passar por ali!

Depois de passar o lamaçal, continuei a descer e a parte mais técnica estava perto.

Esta é parte final do trilho e a mais técnica e que se tem de fazer com algum cuidado.

Cheguei à Estrada das Machadas, subi uns metros e antes de chegar ao Moinho da Páscoa virei à esquerda e segui pelo caminho de gravilha e pedra solta que desce até ao inicio do caminho que dá acesso às antigas pedreiras da Serra de São Luis.

Iniciei a subida das pedreiras com o objectivo de ir até ao posto de vigia e ponto mais alto da Serra de São Luís, mas infelizmente quando lá cheguei o portão estava fechado à chave e tive de abandonar essa ideia.

Como não pude subir de bicicleta até lá a cima, decidi ir a pé por um caminho mais lateral e tirar umas mais umas fotos!

Depois da curta caminhada, e sempre acompanhado pelo Castelo de Palmela voltei ao trajecto programado, e na ultima descida antes da "Tartaruga" resolvi parar para lanchar.

Enquanto comia a sandes de chouriço feita com pão caseiro reparei que dali se consegue ver o estádio do Bonfim! (os gulosos que quiserem fazer pão em casa, devem visitar o novo blogue da Catarina e se clicarem aqui podem aprender uma das maneiras de como se faz o famoso pão caseiro. Agora já não têm desculpa!)

O resto da paisagem já é conhecida, mas não fica mal relembrar!

Desci até à "Tartaruga" e continuei a descer por ali abaixo até à cancela perto da Quinta da  Pena.

Quando passei a cancela lembrei-me que há ali um trilho rico em mirtilos e resolvi ir ver se já estavam maduros.

Infelizmente os mirtilos ainda estavam verdes (por acaso alguém sabe quando é que eles estão bons para se comer?) e por isso ainda não foi desta que me pude deliciar com este fruto silvestre.

Ao fundo podia-se ver a Estação Arqueológica do Pedrão (antigo povoado da idade do ferro)

Uma relíquia de outro género que também se pode ver daquela zona é o "mamarracho" pertencente às infraestruturas da extinta pedreira. A pergunta que fica é: Para quando uma requalificação desta zona?

Continuei a descer mais um pouco, desta vez por alcatrão, até ao corte à esquerda para um dos trilhos que o resto da malta e eu fizemos na semana passada, a diferença foi que desta fez passei em sentido contrário! E posso garantir que ainda é mais espectacular neste sentido!

O próximo destino era o Parque de Merendas de São Paulo e no caminho encontrei mais bicharada!

Cheguei ao parque de merendas e aproveitei para conhecer melhor o sitio.

Saí do parque e resolvi inovar um pouco e por isso fui investigar o caminho que passa ao lado da entrada para a Quinta de São Paulo.

O caminho novo é porreiro e único problema que tive foi ter passado por uma pequena zona que tinha muita areia e que me obrigou a desmontar.

Cheguei à Quinta do Hilário e segui em direcção à ultima etapa do dia: A Estrada da Cobra

Iniciei a subida da "Cobra" e tentei manter a velocidade nos 12 km/h porque não quis correr o risco de infringir o código da estrada, ehehehehe

A subida foi pacifica e o verde da paisagem convidava a tirar ainda mais fotos!

Mais umas ovelhas:

A volta estava a chegar ao fim e faltava só parar um pouco no miradouro e apreciar mais um pouco da magnifica paisagem!

Estava na altura de voltar à estrada e de regressar a casa!

Até à próxima!!

BTTista de Serviço: Carlos

Distancia percorrida: 38,80 km em 2:38:33

Altura máxima: 216 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1179 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 570 (TrackMaster)

Temperatura Mínima: 7º C
Temperatura Máxima: 15º C

Dados individuais:

Media de Pulsações: 133 p/min
Pulsação Máxima: 179 p/min.