terça-feira, 15 de julho de 2008

Rescaldo – Passeio BTT de 13/07/2008 – O dia do São "Incidente"

Dia 13 de Julho!! O dia de São Incidente! Mas já lá vamos...

Começámos o dia com uma grande surpresa, a primeira grande transferência dentro da Brigada! Não é o que o Jorge foi "contratado" pela Lampre? Atenção que ele não foi para os "Amigos Ciclistas da Salgueirinha", ou para os "Papagaios do Pinhal" ele foi para a Lampre!! Para a Lampre meus amigos! Qualquer dia ainda o vamos ver no Tour de France! Os valores da transferência ainda não foram conhecidos, mas sabemos de fonte segura que ambas as partes estão muito satisfeitas com o negocio.





























A outra grande surpresa foi protagonizada pelo Ricardo e pelo Zé que resolveram voltar às jornadas "reumáticas" e ajudaram a engrossar o pelotão que assim foi formado por oito elementos (só faltaram mesmo o Vaquinhas, por lesão e o Licínio por motivos familiares para o ramalhete ficar completo).
Para este dia tinha planeado mais uma vez uma volta nova mas que teve que ser alterada devido ao grande numero de azares que nos aconteceram! (Era suposto irmos fazer uma visita ao Forte de São Filipe e à estrada Romana do Viso). Apesar das alterações a volta foi inovadora porque fizemos a subida pelo corta-fogo (o tal que há uns anos arruinou o trilho das raízes), e foi logo aí que começaram os incidentes! Antes de iniciar a subida, o Artur partiu mais uma vez a corrente! (Cá para mim, para alem dos dois pneus também vais ter que comprar uma corrente em condições, e uns elos de encaixe fácil que já se viu que te dão muito jeito!!). Desta vez o mecânico de serviço foi o Lino que com a ajuda do Jorge e do Abel, que trazia os bem-ditos elos de encaixe rápido conseguiram rapidamente resolver a situação (o Artur nem conseguiu acabar de comer uma bucha!).
Depois do problema resolvido subimos até ao Trilho do Portão (que agora já não tem o portão, já só lá estão os pilares e um deles está derrubado) e pela primeira vez fizemos este caminho a descer (Eu gosto muito deste trilho e espero fazê-lo muito mais vezes!). Depois de umas quantas curvas e contra-curvas, aconteceu o segundo incidente do dia: O Jorge tem um furo!! Pelos vistos ele passou por cima de uma pedra, ela não gostou e mordeu-lhe! (não podemos criticar a pedra, certo? eheheh). Lá estava novamente a equipa de mecânicos que com ajuda da câmara-de-ar suplente do Artur e da bomba do António lá puseram a Specialized do "Lampreia" outra vez em condições de rolar pela Serra.
Logo a seguir aconteceu o terceiro problema da viagem e o mais grave de todos... Não é que dois ou três minutos depois, o Lino tem uma queda aparatosa na ultima descida do trilho? Felizmente foi mais o aparato e o susto do que as consequências que se limitaram a uns arranhões numa perna. De qualquer forma, a equipa medica entrou de imediato em acção e o kit de primeiros socorros do Zé foi utilizado pela primeira vez (a nossa equipa pode ser "reumática", mas temos equipa mecânica, medica, e até equipa de reportagem! somos um espectáculo! ehehhehe).
Depois do Lino ter recebido o tratamento, continuamos o nosso caminho em direcção à Comenda, e aí aconteceu o incidente seguinte: O Zé e o Jorge não nos viram a cortar à direita para o trilho que vai dar à rua do Alto das Necessidades e seguíram sempre em frente pelo caminho do poço. Passados uns minutos lá conseguimos entrar em contacto (a rede no meio da serra é sempre um problema), e eles lá voltaram para trás e pudemos já todos juntos, seguir o caminho até à Comenda. Ahhhh fica bem aqui referir que o Artur desta vez não se enganou e não teve culpa nenhuma no engano, ehehehehe.
Seguimos para a Comenda, e naquela mini-pseudo-ponte de pedra perto das Amoreiras, o António resolve passar a "ponte" montado, a suspensão não respondeu como era suposto e lá foi ele para a poça de lama enrolar-se nas silvas! O que vale é que ele não chegou a cair e o episódio não trouxe qualquer consequência.
Chegámos à Comenda e se todos estávamos a pensar que íamos ter uma pausa sossegada para o lanche, enganámos-nos completamente porque o Lino descobriu que tinha o pneu em baixo... Mais um furo!!! o segundo do dia!! O que mais nos iria acontecer!!
Apesar de ainda haver "Stock" de camaras-de-ar o Lino optou por remendar o pequeno furo causado por uma silva e resolveu mais esta situação (o kit de primeiros socorros do Zé voltou a fazer falta porque a pinça deu muito jeito para retirar o pico que ainda estava teimosamente alojado no pneu). Na comenda encontrámos uns amigos do António, do Ricardo e do Zé que nos acompanharam na subida para a Capela, no trilho São Luís e no estradão do tanque (espero que eles não se importem de aparecer no vídeo).
A partir daqui não houve mais problemas! e seguimos pela estrada de alcatrão até ao Vale dos Barris, onde aconteceu o já famosa "ponta-final-reumática". Desta vez quem deu o tiro de partida foi o Artur, eu respondi de imediato e alcancei-o rapidamente, depois foi a vez do António tentar a fugir, mas não era o dia dele e por isso a fuga não deu resultado. A seguir veio o esticão que quebrou completamente o pelotão protagonizado pelo Jorge e pelo Abel que se lançaram como se não houvesse amanha por aquela estrada fora. Lá tive de ir atrás deles (e eu que não gosto nada disso, eheheh) e defender a minha "camisola amarela". Não foi tarefa nada fácil porque eles aplicaram um ritmo muito forte e eu só os consegui apanhar no inicio da ultima subida. Depois chegou o resto do pelotão e chegava ao fim o passeio "reumático" com mais incidentes de todos os tempos.




Aproveito também esta mensagem para convidar oficialmente o Lino (4 presenças), o Licínio (2 presenças) e o Abel (2 presenças), a integrarem a nossa Brigada-do-Reumático como membros residentes porque já preencheram ou estão prestes a preencher os requisitos necessários (participação em 3 passeios "reumáticos", gosto por pedalar, e muito importante: Ser Porreiro! Sim porque não é qualquer marreta que entra na nossa brigada, o "amigo" do Jorge do single do tronco não tem qualquer hipótese, lololol).

Apesar de os três novos elementos não estarem na sondagem (já não posso alterar porque já há há votos), gostaria também de chamar a vossa atenção para a renhida votação que decorre actualmente no nosso site, sobre quem vai ser o 3º "Reumático" a subir o "Cai-de-Costas" montado. Nesta altura o António "Varicelas" e a sua Berg lideram destacados com 66% seguidos pelo Jorge "Quedas" e a sua Specialized com 33% dos votos. Quem ainda não votou faça o favor de o fazer! (para ver se damos uma ajuda emocional extra ao vencedor! e todos nós sabemos que para subir aquilo toda a ajuda é pouca!)


Nota final: Em no nome do Jorge, falta fazer um agradecimento especial ao Engenheiro António Correia Mendes e à Lampre por ter ajudado a dar mais cor a um elemento da nossa brigada (será que eu já escrevi aqui que uso o tamanho L ??? ehehehehehheheeh).

Reumáticos de serviço: Abel, António, Artur, Carlos, Lino, Jorge, Ricardo e Zé Francisco


Distancia percorrida: 50,47 km (menos 20 km para o Abel, António, Lino, Ricardo e Zé)



Nota finalíssima: O motivo do atraso da publicação do rescaldo e do vídeo deveu-se a uma ventoinha estragada da placa gráfica, uma motherboard queimada do meu pc, à formatação do disco rígido e à instalação outra vez de todos os programas necessários... Aproveito também para agradecer ao Vaquinhas todo o auxilio prestado na resolução deste problema.

2 comentários:

  1. grande bolg parabens sao do pinhal novo ????
    vejam e meu
    http://www.bttascas.blogspot.com/
    abraços bttistas

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!

    Ainda bem que gostaste do nosso blog, tb já estive a ver o vosso site e digo-te q já me deste umas ideias para melhorar o nosso!

    A maioria de nós mora no Pinhal Novo (6), mas tb temos 3 elementos de Sarilhos e eu que moro no Penteado.


    Volta sempre!

    ResponderEliminar