terça-feira, 4 de junho de 2013

Rescaldo - Passeio de BTT de 02/06/2013 - Bifatona/2013 (2ª Edição)


A pedido de muitas famílias realizámos no domingo passado a 2ª edição da nossa "Bifatona", foram 100 km em que 50% do percurso foi feito por caminhos de terra batida e areia e a outra metade por asfalto para acelerar o regresso a casa. O objectivo era estar em casa por volta do meio dia, e para atingirmos esse objectivo calculei que 2h30 deveriam ser suficientes para chegarmos a Vendas Novas e 2h00 para regressarmos ao Pinhal Novo. O mesmo é dizer que teríamos de chegar lá com média de 20 km/h, e regressar com uma média final de 22,2 tarefa que não parecia ser muito difícil de cumprir visto que já o tínhamos conseguido na primeira edição em 2009 (só que na altura parámos muitas vezes para reagrupar e por isso não chegámos cedo)

E assim foi, cumprimos o 1º objectivo e às 09h30 já estávamos em Vendas Novas prontos para "atacar" as deliciosas bifanas de Vendas Novas:


 Era agora a altura de tirar a foto de grupo da praxe, o que se revelou ser mais complicado do que chegar a Vendas Novas...

Da esquerda para a direita: (Cima) Orlando, Fernando, Artur, Lino, Carlos; (Baixo) Afonso, Rodrigo, Zé, João e Manuel

Eram agora 10h10 e não, ninguém tentou apanhar boleia do autocarro e estava na altura de iniciarmos o regresso a casa mas de bike ;-)

Para demorarmos 2 horas de caminho, tínhamos de fazer a segunda parte do percurso com uma média de 25 km/h, mas com o Zé sempre a impor um ritmo muito forte, e com o vento também a ajudar (finalmente!!!) esse objectivo foi mais do que superado e pouco antes das 12h00 já estávamos no Pinhal Novo (média final de 24 km/hora).


O percurso acabou por ser muito parecido com o que tínhamos feito em 2009, mas tenho vontade de numa próxima oportunidade tentar fazer a 3ª Bifatona com menos alcatrão, passar pela zona que nos foi aconselhada pelos G.N.R´s que encontrámos em Bombel e no regresso atalhar também por terra batida e vir até ao Pinhal Novo pelo outro lado da linha. A ideia já está pensada e já está aqui para ser estudada e melhorada se possível.

Não me vou alongar muito sobre o incidente ocorrido e que poderia ter estragado o passeio, digo apenas que se alguém ainda tinha duvidas sobre a utilidade do uso de capacete quando se anda de bicicleta de certeza que ficou esclarecido!

E já que estou a escrever sobre coisas más, deixo-vos com o pequeno filme que fiz e que apesar de estar muito mau (a minha keychain a filmar contra o sol é muito fraquinha mesmo) foi o que de melhor se conseguiu arranjar, lolol



Até à próxima!!!

PS: Já sabem que para a semana vão haver muitas baixas (e que eu serei uma delas)


Sem comentários:

Publicar um comentário