Como esta semana a ideia era fazer um passeio ligeiro na Mata da Machada, desafiei o nosso amigo Artur, que está quase recuperado da lesão na anca, a regressar aos nossos passeios semanais. Para além da grande novidade do regresso do "Rei Artur", foi também a primeira vez que optámos por fazer a volta ao Sábado à tarde. E não fosse a mudança da hora, era certo que iríamos mais vezes optar por esta opção.
Como era dia de novidades, resolvi que seria interessante explorar caminhos alternativos para chegar à Mata da Machada e por isso abandonámos o alcatrão mais cedo do que o costume, e não nos arrependemos porque o caminho é bom e evitámos o transito do asfalto.
"Rei Artur" no final duma das "grandes" subidas do dia ;-)
Já na Mata da Machada, continuámos a explorar e descobrimos mais uns quantos trilhos que ainda desconhecíamos (e ainda ficaram uns quantos por descobrir).
Após o primeiro trilho na machada, demos "boleia" a um simpático e destemido jovem que, tal como nós, também passeava pela mata e que se juntou ao grupo sem complexos. E como nós somos adeptos da pratica de um BTT seguro, não pudemos deixar de aconselhar o jovem Rafael que o uso do capacete é essencial para se andar de bicicleta com segurança.
Enquanto nós íamos descobrindo alguns trilhos, a malta do Downhill também se divertia:
Era agora a nossa vez de fazer o "Trilho da Fonte" e de continuar as explorações ;-)
Ficámos todos satisfeitos, passámos uma bela tarde e cada vez mais achamos que esta é uma excelente opção para os dias que não vamos para a Arrábida.
Esta semana ocorreu a primeira edição do nosso "S. Luís Challenge", percurso idealizado para percorrer todos os trilhos mais emblemáticos da Serra de São Luís. A tarefa à partida não iria ser nada fácil, pois eram cerca de 46 km e 1130 mt de altimetria... Ou seja os quilómetros até nem eram muitos, mas ninguém se iria queixar de falta de subidas ;-)
Correu tudo como esperado e os quatro elementos da equipa que aceitaram o desafio mostraram que apesar de ultimamente terem andado a fazer percursos muito suaves, ainda são capazes de ultrapassar testes desde nível.
Como o objectivo era chegar o mais rápido possível ao topo da Serra de São Luís, iniciamos a nossa incursão pelo P.N.A. descendo de Palmela até ao Vale dos Barris pelo novo tapete de asfalto.
Como um das tarefas do dia era a de subir até ao posto de vigia, nada melhor do que um "treino" ligeiro subindo a "Escudeira" até ao Moinho da Páscoa:
Era agora altura de entrarmos na Serra de São Luís descendo até ao sopé da Serra, para depois subir todo até ao topo.
O portão que dá acesso ao posto de vigia estava fechado, mas lá entramos pela forma alternativa e iniciámos a subida. Dos presentes apenas o Lino ainda não tinha subido até à Torre e talvez por isso fez a subida de forma mais contida. O Afonso num gesto de altruísmo digno de um Rijo "à maneira", fez-lhe companhia (ou seriam falta de pernas?? ehehehe) e o grupo dividiu-se em dois: O Rodrigo e eu, e o Afonso e o Lino.
No Domingo passado reforcei a minha opinião que a subida até se faz bem, e apesar de serem 1500 mt sempre a subir, apenas a parte final tem uma inclinação superior e que por isso requer um pouco mais pulmão.
Após a pausa, era a altura de descermos pelo mesmo sitio que tínhamos acabado de subir, isto porque as outras duas saídas que conheço não são cicláveis. Esta é a foto do trilho que se inicia junto à Torre de Vigia e que desce até à Capela, mas que dada a sua inclinação não se consegue fazer de bike (há que pense o contrário, mas nós achamos que não).
Brevemente vou tentar fazer uma caminhada que suba por aqui ;-)
Quando chegámos lá abaixo o cheiro a pastilha queimada sobrepunha-se a tudo! A malta das lojas de bikes deve adorar que a malta suba até à Torre de Vigia e que depois desça montado, lolol.
Depois de chegarmos novamente até ao portão, virámos à esquerda e voltámos a subir até à zona da pedreira.
Descemos depois até às Oliveiras e seguimos até à propriedade que tinha umas casas abandonadas e que agora estão a ser alvo de reconstrução:
Dali subimos até ao estradão do Rego D´Agua e seguimos para o "Trilho da Pirâmide", onde batemos o nosso recorde que agora se situa em 02:25 (ok, ok não é grande coisa, mas para nós que não somos propriamente "Emanueis Pombos" até está muito bom).
Seguimos até à Capela, onde aproveitamos para fazer mais uma pausa, desta vez para o lanche habitual
Depois seguimos até às Colmeias da Quinta da Pena e descemos pelo trilho até à cancela da Tartaruga...
Ainda cheios de força subimos a "Tartaruga":
Era agora a altura de seguir pelo Trilho do Pedrão, sem que antes o Afonso experimentasse ultrapassar montado a vala, sem se espalhar ao comprido:
Para a próxima com um pouco mais de balanço e está no papo!!
O desafio estava prestes a terminar e para que tal acontecesse faltava apenas subir novamente até à zona do Moinho da Páscoa onde tínhamos iniciado a etapa.
O "S.Luís Challenge" estava terminado, mas como ainda estávamos longe de casa, quando fiz o percurso pensei que seria engraçado regressar pelo Trilho das Antenas da Serra dos Gaiteiros para depois terminar a volta a subir pela estrada da cobra até Palmela de modo a ultrapassar os 1100 mt de altimetria (que simpático que eu sou, lolol)
Como devem calcular descemos o trilho das antenas ao nosso ritmo, e ainda tivemos tempo para espreitar o trilho alternativo que a malta mais "downhilleira" agora gosta de fazer. Cliquem aqui para ver ao que me refiro.
Quando chegámos à Baixa de Palmela começou a chover, e como tal tivemos de recorrer à experiência campestre do Lino para ele nos dizer se a chuva era passageira ou se era para durar. Ele com a sua sabedoria disse logo que a chuva ia parar depressa e que era melhor esperar ali um pouco antes de começar a subir a "Cobra".
O engraçado deste ultimo segmento do nosso passeio, é que quando estávamos na Baixa de Palmela, e em conversa com o Afonso eu vinha-lhe a dizer que desta vez ia tentar fazer a "Cobra" sem pressas e mais devagar do que o costume... Mas o que é certo é quando lá chegámos o Lino viu uma "lebre" à nossa frente e como de costume foi logo atrás, eu como ainda estava imbuído de um espírito mais calmo, apressei-me em apanha-lo, só para lhe dizer que não valia a pena acelerar muito porque o rapaz ia devagar e nós mesmo sem forçar muito depressa o íamos apanhar. O problema foi que depois desta, foram aparecendo mais "lebres" à frente e eu só me permiti reduzir o ritmo quando as "cacei" todas! É pá, eu e o Lino não temos mesmo emenda!! Devemos ter ultrapassado mais de meia duzia de bikers! (mas atenção, não somos nós que andamos muito, os outros companheiros de pedal é que não conseguiam ir mais depressa!).
Agora sim estávamos prestes a terminar o passeio e faltavam só mais 10 km até chegarmos a casa!
Deixo-vos com o vídeo completo com todos os detalhes deste nosso grande passeio, desta vez filmado com duas câmaras em ângulos diferentes, e que na minha opinião até está bem jeitoso ;-) [mas eu sou suspeito]
Para semana aqui o repórter vai fazer gazeta, por isso até à próxima!!
chuva também é água
-
21dez2025
ciclismo
Na ressaca de dois fins de semana seguidos em actividade mas nem por isso
com menor vontade de pedalar.
As previsões não eram fa...
17.º Aniversário do Clube de BTT Zona 55
-
* 17.º aniversário do Clube de BTT Zona 55*
*01/02 de Fevereiro de 2025 *
Hotel Onix - Viseu - Ecopista do Dão
No nosso 17.º aniversário, viajamos par...
RESCALDO - Trail da Escarpiada - 4DEZ2021
-
1ª edição do Trail da Escarpiada, no Zambujal e os Ansibikers nao podiam
faltar a esta nova prova.
Prova acompanhada com ligeira chuva que tornaram os tril...
A PEDELEC E A QUEBRA DOS MITOS
-
A Rockrider E-ST500, da Decathlon, recém adquirida, é a minha primeira
incursão no mundo das pedelecs. Devo afirmar que tem uma relação
preço-qualidade ...
"Trilho das Bufareiras e Penedo Furado"
-
*"Às vezes ouço passar o vento; e só de o ouvir passar, vale a pena ter
nascido"*
*(Fernando Pessoa)*
Numa espécie de homenagem ao primeiro dia de primavera...
CP "moderniza-se"
-
É velha a guerra entre a CP (ou revisores) e o transporte das bicicletas.
Nos últimos anos lá nos facilitaram a vida com o transporte das bicicletas,
o q...
RUTACA SENGLAR PER SUSQUEDA I RUPIT
-
*Grupeta senglar al Pont penjat de Rupit, després d'un bon tiberi a
Fonda Marsal.*
Al mirador del Salt de Sallent, rutaca molt meritòria per la pedrera
ja...
EL DESVÁN DE LOS PESEBRES II ( FOGARS DE LA SELVA )
-
Tradicional ruta navideña para reproducír un año más nuestra plantada de
belén al desván de los pesebres. Es obvio, que cada 24 de Diciembre solemos
ir a n...
Regresso às travessias
-
Após algum tempo sem atualizações e desafios regressamos com a primeira
grande aventura do ano que acabou por ser encurtada, mas lá chegaremos.
Tínhamos...
17KM! Estamos lá...
-
Estamos lá!
Na 26ª Edição da mítica corrida "Fim da Europa".
Um desafio de 17Km que dizem valer cada gota de suor, cada bolha, cada
câimbra!
A Sandra e...
Mountain Quest 60 km - testando o percurso
-
Toda vez que trabalhei nos eventos com o João, o reconhecimento era
trabalho obrigatório afinal o mutante sempre queria saber como uma reles
mortal se p...
Almourol... pela fresca
-
Para acordar o blog adormecido... segue o fotoreport do ultimo domingo!!
Apareceram para dissipar o frio: Nuno, Andrade, João, Faisca, Joel,
Alexandre e Jo...
Formação em primeiros socorros - LifeResc
-
A segurança é uma das áreas muitas das vezes descurada pelas organizações
de eventos, mas para a Nexplore será sempre uma prioridade. Nesse sentido,
obtiv...
Paralelogramo frontal. Sigo maquinando ...
-
Más de un año despues... no he grabado ni un solo video. Pero si que he
estado trasteando un poco para intentar un sistema de estabilización que
funcione ...
TRÓIA - SAGRES 2013
-
*Tamos lá batidos...a 100% *
Mais uma aventura 100% que iremos levar acabo
pelo makedame a fora até ao ALLGARVE.
Desejamos a todos os participantes
uma ...
Trilho do Melitão
-
Quarta-feira, 17 de Julho de 2013
Esta semana, depois de ter descoberto o trilho "avistado" no facebook do
atleta Pedro Melitão, fomos desafiados pela eli...
A "Pedaleira da Arrábida" LILIANA
-
Quero desejar á Liliana,tudo de bom, que a operação a que vai ser
submetida, amanhã (31.05.13) tenha um final feliz. Tu és forte nada te vai
"deitar abaix...
Despues de mucho tiempo.
-
Hola , después de mucho tiempo intentare poner algo en el blog , lo tengo
dejado de la mano de dios, casi ni recuerdo como funciona , que pasada. La
ulti...
06/02/2011 - Volta dos Queijos
-
* Deslocação à Quinta do Alcube para mais uma volta do Queijo.*
*Desta vez a desculpa, foi o nascimento do filho do Carlos.*
*Para além do queijo e do v...