segunda-feira, 5 de março de 2012

Rescaldo - Passeio de BTT de 03/03/2012 - A Calçada Romana do Viso e o Forte de São Filipe


Na semana passada em conversa com o Artur e com o Afonso apercebi-me que eles tinham muitas duvidas sobre a localização da antiga calçada romana do Viso, por isso peguei nesse facto e tracei um percurso que passasse por lá e que era perfeito para uma investigação de uns trilhos que eu ainda desconhecia na zona do Forte de São Filipe.

Como houve um pequeno atraso por parte de um dos "Brigadeiros" (se adivinharem quem se atrasou têm direito a uma subida extra no próximo passeio, lolol) e como o Rodrigo tinha de estar em casa às 12h30 tivemos de fazer algumas adaptações ao percurso, mas que não lhe retiraram a sua "essência".

O inicio das hostilidades começou com a subida da Escudeira, que é sempre uma boa opção para aquecer o corpo e para testar qual o estado físico de cada um (vamos ter de admitir que nesta altura não estamos grande coisa, mas daqui para a frente acredito que isto vai mudar ;-).



 Depois da "pequena" subida, fizemos o primeiro atalho e em vez de subirmos até às Pedreiras da Serra de São Luís, descemos pela Estrada das Machadas até à Quinta do Guarda-Mor entrando pelas Oliveiras da Quinta da Rotura até à "Tartaruga".

A seguir descemos até à N10 e já no Grelhal chegámos à antiga Calçada Romana do Viso



Antes de iniciarmos a subida tivemos a oportunidade única de falar com duas simpáticas "Romanas" que certamente estariam à espera de ver passar o Imperador.


Instantes depois descobrimos que afinal o "Imperador Romano" não vinha de Carroça, mas sim noutro transporte mais moderno, mas como não quisemos desiludir as simpáticas senhoras, seguimos o nosso caminho e elas continuaram na conversa.

Isto ou era o transporte do "Imperador Romano" ou era o carro que ia buscar os "Reumáticos" ausentes para passear na Serra.

Seguimos depois até ao Forte de São Filipe, onde fizemos a habitual pausa e pudemos contemplar a Península de Tróia:



Antes de deixarmos o Forte de São Filipe tivemos ainda de esperar pelo Artur que só para aparecer mais uma vez nas fotos se esqueceu da mochila nas muralhas ;-)


Era agora a altura de fazer umas explorações e de voltar a trilhos que já não visitava há vários anos e que provaram mais uma vez que na Arrábida ainda há muitos trilhos por descobrir. Uma dessas investigações levou-nos até um terreno com umas casas em ruínas e só quando de lá saímos é que descobrimos que estávamos a sair duma "Zona Militar", numa área reservada, pertencente à Marinha e que a entrada não era permitida... (pelo aspecto daquilo ninguém diz, mas eu nunca fui a tropa por isso não percebo nada disso, lolol)

Ooopssss...
Depois seguimos até à encruzilhada e fizemos mais uma breve pausa para decidirmos qual seria o próximo atalho a tomar.



 Naquela zona haviam várias hipóteses mas optámos por descer até à Comenda e seguir pela "Avenida das Palmeiras" até à Aldeia Grande.



Dali seguimos até à Quinta de Alcube e depois subimos o sempre duro estradão até às Oliveiras.


Na zona da Portela, subimos pela encosta até à Quinta do Moinho Velho (Moinho da Fonte do Sol).


E por falar em subidas, subimos mais um pouco e só voltámos a descer no sempre emocionante Trilho do Cabeço das Torres que agora até tem uma rampa por cima do tronco para se puder passar sem desmontar.

Pouco faltava para terminar o percurso, e com todos os objectivos cumpridos restava só rolar até casa!

Até para a semana!





Rijos de serviço: Afonso, Artur, Carlos e Rodrigo

Distância percorrida: 52,10 km em 03:19:05

Altura máxima: 211 m
Altura mínima: 13 m
Acumulado de subidas: 751 m (GPSies)

Media de Pulsações: 133 p/min
Pulsação Máxima: 179 p/min

Velocidade Média: 16,10 km/h
Velocidade Máxima: 50,60 km/h






FIM

4 comentários:

  1. Excelente volta Carlos e bom video. Vou experimentar o single do castelo. Apanha-se à esquerda quando se desce certo?
    A banda sonora está 5 estrelas. Só nao consigo identificar logo a 1ª musica. É de quem?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Nuno!

    Vindo do Castelo, cortas na 2ª à esquerda num trilho estreito enquanto ainda sobes! Vê aqui a imagem em pormenor:

    https://lh4.googleusercontent.com/-I3RvmfyWTSk/T1tlYYVjXMI/AAAAAAAAPsk/lKg5VAWnA2A/s1024/Trilho-do-castelo.jpg

    O trilho é porreiro e tem lá um segmento, que não aparece no vídeo, e que nós descemos desmontados mas nada que um GAiTo Bravo downhilleiro não faça com uma "perna à costas".

    A primeira música é do Chris Cornell (Soundgarden, Temple of the Dog, Audioslave) e que de vez quando edita álbuns a solo. Esta "You Know My Name" fez parte da banda sonora de um dos últimos filmes do James Bond (Casino Royale) e pertence ao seu ultimo álbum "Scream" (que na minha opinião nem é grande coisa)

    ResponderEliminar
  3. Bem me parecia coisa à James Bond! Amanhã vou lá fazer o trilho. Logo te digo se foi com uma perna às costas ou com a perna NAS costas, eheheh.
    Obrigado por ambas Carlos.

    ResponderEliminar
  4. Grande passeio. Por aqui tambem temos um amigo que sempre atrasa nos pedais hehehehe. O companheiro esqueceu a mochila porque ficou admirando as belezas do lugar por onde passaram e por issso esqueceu dela
    Abraços

    ResponderEliminar