segunda-feira, 12 de março de 2012

Rescaldo - Passeio de BTT de 10/03/2012 - O Pombal, a Jíbóia e muito mais

O desafio desta semana consistia em elevar mais um pouco a fasquia ao nível da altimetria e tentar juntar os trilhos que o Lino e o Afonso me tinham falado que gostavam de fazer. Mas não pensem que foram só subidas, fizemos também uma serie de divertidos "Single-Tracks" que ajudaram a equilibrar a balança do "Sobe e Desce".
O primeiro objectivo do dia consistia em regressar ao Trilho do Pombal, que não o fazíamos na sua totalidade à vários anos (o aparecimento de umas vedações, que agora já estão "abertas", obrigou-nos a tal) e que ainda era desconhecido por alguns elementos do grupo. O Trilho é fantástico, mas como já não o fazíamos à tanto tempo foi feito com alguma calma, porque ninguém queria ir a rebolar por ali abaixo, lolol


 A seguir continuámos a descer pelo antigo caminho romano do Castelo de Palmela:


Era chegada a altura da primeira grande dificuldade do dia: A "Jibóia"...



 Como seria de esperar não foi nada fácil (nunca é) mas lá fomos subindo...



Nesta altura, já o Afonso estava a pensar que tão depressa não queria aqui regressar e que esta "Jibóia" mais parecia uma "Anaconda", ehehehe


Depois de passarmos pelas Antenas da Serra dos Gaiteiros, descemos pelo estradão do Casal do Vento Grande até à Estrada das Machadas.


Subimos um pouco por alcatrão e quando ainda estávamos a meio da subida, reparamos que haviam umas setas no chão a apontar para um trilho que nenhum de nós ainda conhecia. Resolvemos arriscar e mantendo sempre a direcção pretendida ficámos a conhecer a Herdade dos Barris e mais um caminho alternativo para as nossas voltas pela Serra de São Luís.


 Dali subimos até às antigas Pedreiras e fomos lanchar ao Parque de Merendas de São Luís:


Depois da pausa seguimos pelo single-track até ao estradão da Quinta do Rego De Água:


Subimos depois pelo estradão até o Trilho do Tanque e descemos até à Fonte que devido à seca deste ano se encontra apenas com pequeno fio de agua.


 Depois da fonte, virámos à direita e descemos até aos trilhos de terra vermelha, característicos do Vale de Alcube.

Antes de iniciarmos mais uma subida (a da 2 Cerejas) tive ainda tempo para ir investigar à pé um caminho alternativo que evita a passagem por um bocado de terra que foi lavrado e que me parece ser uma alternativa interessante (em breve teremos mais novidades sobre este tema).


Quando chegámos à 2ª Cereja (leia-se subida) devido ao adiantado da hora, resolvemos alterar um pouco o trajecto inicialmente traçado e optámos por descer até ao estradão de Alcube pelo trilho que termina com uns enormes regos de agua e que nós (excepto o Lino) fazemos sempre a pé...




Era a altura acrescentar mais uns metros à altimetria e por isso subimos até à Portela. Nessa altura reparámos que foi reaberto um trilho que adiciona mais uma opção a quem não quer descer pelo "Fio-Dental":


 O Artur que até aqui tinha estado com pouca energia, comeu uma barra de cereais, e a partir daqui aumentou completamente o andamento e surpreendeu-nos a todos! A questão que ficou no ar foi: O que raio havia dentro daquela embalagem???????


Estávamos quase a terminar o nosso duro passeio, mas antes tivemos ainda tempo de regressar a um trilho que também não fazíamos a algum tempo (Trilho das Torres) que fica entre o do Cabeço das Torres e o do Marçal, e que tal como estes trilhos, também é muito bom.

E por hoje é tudo! Deixo-vos com o vídeo do passeio:



Até à próxima!!

Rijos de serviço: Afonso, Artur, Carlos, Lino e Rodrigo


Distância percorrida: 44,70 km em 03:04:50
Altura máxima: 226 m
Altura mínima: 18 m
Acumulado de subidas: 810 m (GPSies)

Media de Pulsações: 138 p/min
Pulsação Máxima: 182 p/min

Velocidade Média: 15,10 km/h
Velocidade Máxima: 44,70 km/h


7 comentários:

  1. grande volta que vocês tem ai relatada. Os créditos finais do filme estão excelentes! Desde que ninguém se magoe... Obrigado por darem a conhecer alguns dos vossos trilhos! Boas pedaladas.

    ResponderEliminar
  2. Foi realmente uma grande volta! E o melhor é que tem potencial para ainda ser melhorada ;-)

    Felizmente o Rodrigo não se aleijou, acontece a todos, só que ele tem o azar de que quando cai eu estar sempre a atrás dele a filmar, eheheh

    Relativamente à partilha de trilhos, esta sempre foi a nossa forma de estar no BTT e assim vamos continuar. Temos pena de mais pessoas não seguirem o nosso exemplo, mas contra isso nada podemos fazer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. boas malta,
    concordo contigo Carlos em que podia haver mais pessoas a disfrutar dos trilhos que temos mas imagina, mais pessoas significava um desgaste maior dos trilhos e possivelmente muito mais lixo no chão em que alguns trilhos (inicio do chico das saias por exemplo) a lixeirada já é muita imagino com muito mias pessoas, ficava quase uma lixeira municipal. claro que tenho pena de que o que escrevi seja talvez um pouco indelicado mas a verdade é assim. Nisto do btt mais vale poucos mas bons (amigos do ambiente).

    ResponderEliminar
  4. amigo carlos, un abrazo y buenas rutas.. este paseo fue muy divertido y con muchas instantaneas a paso de caminos y sendas.muy bonita..!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá pessoal.
    Boa voltinha!
    Preciso de uma ajuda; eu costumo fazer estes percursos, mas não sei onde fica a fonte que mencionam; podem ajudar-me?
    Uma imagem do track com indicação do local exacto seria excelente! ;-)
    Abraço.
    Jorge Tacão

    ResponderEliminar
  6. Olá Jorge,

    Claro que sim! Actualizei agora mesmo o track do Gpsies com alguns waypoints que de certeza te vão ajudar. Basta sacares o track e veres no google earth o sitio exacto da fonte a que me refiro (é um pequeno tanque com um tubo de onde sai a agua). É muito fácil.

    http://www.gpsies.com/map.do?fileId=hpdavrxukawxbgwf

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  7. Boas.
    Obrigado Carlos; assim é impossível falhar! ;-)
    Abraço.
    Jorge Tacão

    ResponderEliminar