terça-feira, 26 de abril de 2011

Alto do Monte Abraão - O Calvário das Três Cruzes



No passado dia 09/04/2011 fizemos uma caminhada exploratória pela Arrábida onde o objectivo era subir até ao Monte Abraão e ver de perto as três cruzes. 

Após uma pesquisa rápida na internet descobri que estas cruzes originalmente eram de madeira e que foram colocadas por Frades Franciscanos no topo do Monte Abraão no século XVI e que uniam o Monte a Vila Nogueira de Azeitão. Ao longo dos anos as cruzes foram desaparecendo, e em 1954, o Duque de Palmela mandou substituir as cruzes de madeira por três cruzes de pedra. Uns anos mais tarde, provavelmente por vandalismo, uma das cruzes desapareceu. Essa falha foi colmatada em 2001 numa acção conjunta e inédita do Parque Natural da Arrábida, do Estado Maior da Armada e do proprietário do terreno - O Conde da Póvoa, filho dos Duques de Palmela - com a colocação via helicóptero da terceira cruz da Via Sacra.

O acesso ao Monte Abraão não é muito fácil porque em algumas partes o trilho está muito fechado e algumas das marcas existentes estão cobertas por musgo.



Apesar disso conseguimos descobrir o caminho certo (mas não garanto que o encontre novamente, lolol) e chegar ao topo do monte para contemplar toda a beleza do local. Lá em cima é aconselhável ir com muita atenção porque o piso é bastante rochoso e irregular e há até alguns buracos que podem ser potencialmente perigosos pois estão envoltos em alguma vegetação.


Os exploradores!
Cruz que foi recolocada em 2001

Até à próxima!

5 comentários:

  1. Lindo lugar!!! Bem propicio para uma otima caminhada... Aproveitaram bem o dia!!! Forte abraço amigos

    ResponderEliminar
  2. bonita leyenda esta de las tres cruces.unlugar espectacular que causa tremenda admiracion.muy bien por los dos exploradores..!!!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não encontras-te uns óculos OAKLEY pretos... :-) é que está a fazer agora 3 anos perdi nesse trilho bastante fechado esses óculos que tanto estimava... posso dizer que fiz 3 vezes o percurso da estrada à cruz mais a sul à procura do óculos e nada :-)
    Espectaculo esse trilho... pena que o parque natural continue a proibir o acesso a quem o estima e usufrue, com as melhores das intenções.
    Abraço amigo Carlos.

    ResponderEliminar
  4. Se calhar não encontrámos os teus óculos porque seguimos por outro caminho ;-)

    Nós chegámos ao topo do Monte Abraão pelo trilho que liga os dois conventos. +/- a meio há um entroncamento à direita que vai lá ter (pelo que li na net esse trilho que vai da estrada até lá a cima hoje em dia ainda está mais fechado do que este que nós fizemos)

    Curiosamente em todo o percurso não encontrei nenhuma daquelas placas do PNA a dizer que o acesso era interdito (se calhar é como no Formosinho, onde as placas só estão do lado da zona do convento...)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. belissima caminhada. E as fotos boas como sempre.

    ResponderEliminar