terça-feira, 8 de março de 2011

Treino em asfalto até ao Cabo Espichel

Março vai ser um mês de alta rotação! Para alem das deslocações diárias para o emprego, dos treinos na bicicleta estática e dos passeios de fim-de-semana, ando com vontade de aproveitar a minha condição física actual para testar os meus limites num percurso de bicicleta de 123 km, a solo, desde o Lugar do Penteado até ao Mosteiro de Alcobaça. Se as condições meteorológicas o permitirem (sim porque nem eu sou assim tão maluco), o dia escolhido é o próximo dia 19/03, e por isso este fim-de-semana optei por fazer dois treinos de alcatrão, um na Sexta-Feira e outro no Domingo. Na 6ª Feira, depois de sair da empresa, fui fazer o reconhecimento do percurso até Alcochete (parece mentira, mas nunca lá tinha ido sem usar o IC32) e fiz 30 Km a uma velocidade média de 25,8 de forma a chegar a casa ainda com a luz do dia. No Domingo era dia de BTT na Arrábida, mas como a chuva que caiu no Sábado me estragou os planos decidi que aquele era o dia ideal para fazer uma simulação do que vai o desafio até Alcobaça, e escolhi seguir sempre por alcatrão até ao Cabo Espichel. Fiz uma volta redonda com cerca de 85 km, o que em termos de distancia equivale a dois terços do percurso, e que me ajudou a ter uma imagem mais concreta dos obstáculos que vou ter de ultrapassar. 
O teste foi muito positivo porque para além do prazer que é sempre visitar o Cabo Espichel, consegui sem grande esforço fazer o percurso sempre num bom ritmo, e tendo em conta a distancia, com uma média bastante razoável (22,5 km/h), e principalmente porque o cóccix não se queixou mais do que o habitual, resta saber como se vai comportar com mais 38 km em cima! Ou vai ou racha!!!


Distância percorrida: 85,10 km (3:49:04)

Altura máxima: 209 m
Altura mínima: 1 m
Acumulado de subidas: 1101 m (TrackMaster) - 684 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 1145 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 143 p/min.
Pulsação Máxima: 168 p/min. (00:00:00 acima do limite)

Velocidade Média: 22,50 km/hora
Velocidade Máxima: 49,60 km/hora



6 comentários:

  1. Já nao tens muito tempo mas o recomendável era um plano de treino onde fosses aumentando gradualmente o tempo (e não a distância) em cima da bicicleta. O nosso corpo reconhece tempo de esforço e não km de esforço.
    Mas vai tudo correr bem. E com tanta estrada já pensaste numa bicileta de ciclismo???

    ResponderEliminar
  2. siempre escojiendo unos parajes preciosos .buen entreno carlos para lo que te espera ,saludos de ginetas bikers,cuidate mucho...

    ResponderEliminar
  3. Nuno,

    Tens toda a razão, o tempo de esforço (e principalmente o tempo em cima do selim) é neste momento o que mais me preocupa.

    O investimento numa outra bicicleta era a opção mais óbvia se eu, tal como tu, gostasse mesmo de fazer asfalto e pensasse em fazer este tipo de percursos mais vezes, mas esse não o meu caso, eu gosto mesmo é de trilhos, serras, florestas e afins e isto é apenas um desafio pessoal que eu vou tentar ultrapassar!



    Saludos Ginetas,

    Gracias por el comentario!

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos

    Além de fazer kms, também acho que devias fazer mais umas subidinhas, (de certeza que as vais encontrar no teu desafio), pois até ao cabo espichel é tudo muito plano :-)

    Quanto às fotos das vaquinhas... acho que andas influenciado por algum blog que eu conheço...

    Abraço
    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Achei piada às vacas e não resisti e tive de as de fotografar! Só faltou saltar a vedação e andar a fugir delas, ehehehhe.

    Relativamente às subidas, como deves calcular já fiz a analise do percurso e a diferença entre os trajectos não é assim tão grande, sendo que os primeiros 50 km até são praticamente planos (Sarilhos, Montijo, Alcochete, Porto Alto, Vila Franca). As principais subidas são perto da Serra de Montejunto (Ota/Abrigada) e da Serra dos Candeeiros (Rio Maior/Alto da Serra) mas até essas não passam dos 216 mt de altitude.
    É certo que com o passar das horas estas subidas não vão ser assim tão fáceis como pode parecer, mas vamos ver o que isto vai dar! (às tantas ainda chove e vou de carro, mas isso já é outra conversa, lol)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Que belas fotos!!! Estão de parabens.
    Abraços

    ResponderEliminar