terça-feira, 18 de maio de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 16/05/2010 - O Regresso ao Alto da Comenda

O plano para o passeio desta semana era regressar ao alto da comenda, isto porque já não íamos lá há imenso tempo e porque o André, o Lino, o Luís e o Rodrigo ainda não conheciam aquela zona. Por isso a primeira parte do percurso foi muito soft: Serra do Louro, Moinhos, Quinta do Moinho Velho e "Fio Dental":


Passámos pelas Oliveiras, descemos o estradão de Alcube e seguimos até à N10. Entrámos na Quinta do Camalhão, passámos pela Capela de São Pedro de Alcube e descemos até à várzea da Ribeira da Comenda:


Fizemos uma pequena pausa no parque de merendas da Comenda, e depois das barrigas estarem um pouco mais compostas seguimos no sentido do Alto da Comenda:


A parte inicial apesar de ser a subir faz-se muito bem


A partir daqui as subidas tornam-se mais íngremes e mais longas e as primeiras dificuldades começam a surgir:
A paisagem é muito bonita e as fotografias que se tiram lá em cima nunca são demais


Já no topo iniciámos um sobe e desce constante, sendo que algumas das subidas não são nada fáceis




Tirámos a fotografia de grupo com vista para o Formosinho:


Continuámos a subir até ao trilho das cruzes:


Na curva onde está esta cruz, subimos por um caminho que só se consegue subir a pé e que dá acesso a um single-track muito porreiro. Depois voltámos a subir, e estávamos cada vez mais próximos do Trilho Maravilha.


Não são necessárias palavras para descrever o "Trilho Maravilha" porque as imagens falam por si:


Depois de descarregarmos a adrenalina seguimos em direcção da Ribeira da Ajuda por um caminho que ainda me era desconhecido, mas que o Artur, o Jorge, o Lino e Luís já conheciam


A passagem pela pequeno leito da Ribeira da Ajuda foi a altura mais cómica do passeio porque a malta vinha toda extremamente bem disposta e foi bastante divertido observar as diferentes técnicas utilizadas

Desta vez eu também apareço a tentar atravessar a ribeira, mas fui tão rápido que o fotografo substituto só me conseguiu apanhar na outra margem, eheheh

Mas quem atravessou a ribeira da forma mais original foi o Rodrigo, que tentou uma técnica inovadora e que merece ser divulgada do principio ao fim:

 
Não percebo porque é que o Jorge se está a rir, a ideia de tirar os pés dos pedais até era boa, eheheheh

Depois das peripécias ao atravessar a Ribeira da Ajuda voltamos a subir pelos tais caminhos que eu desconhecia e que nos levaram até à N10


Quando chegámos à N10 o pessoal aceitou o meu desafio de subir a nacional até à Capela das Necessidades. 
 Como era esperado o grupo dividiu-se e o Artur, o Lino, o Luís e eu seguimos na frente, mantendo sempre uma média de +/- 14/15 km/hora, até que a determinada altura o Luís resolve acelerar. O Artur seguiu na perseguição e o Lino e eu mantivemos o mesmo ritmo.
Quando estávamos quase a acabar a subida, o Lino desafiou-me para ir apanhar o Artur, mas eu já ia muito cansado e com as pulsações a 184 (a caminhada da véspera ao Alto do Formosinho começava a fazer-se sentir) e o meu único objectivo era simplesmente manter a velocidade nos 15 km/h. Mas apesar de não ter companhia o Lino deu um arranque impressionante e ultrapassou facilmente o Artur e a velocidade era tanta que ele ainda conseguiu apanhar o Luís!

Como já não era propriamente cedo, resolvemos seguir para casa por alcatrão e por isso em vez de seguirmos para o Vale dos Barris, optámos por descer até às Vendas de Azeitão e seguir pela estrada nacional. Mantivemos sempre um ritmo elevado e só o André teve algumas dificuldades em nos acompanhar porque para alem do cansaço natural ele tinha o cabo do desviador a partir-se e teve que vir sempre na pedaleira do meio (o cabo acabou por se partir já em Palmela).

E pronto para a semana há mais!!


Rijos de Serviço: André, Artur, Carlos, Jorge, Lino, Luís e Rodrigo

Distancia percorrida: 54,60 km em 03:30:02

Altura máxima: 225 m
Altura mínima: 8 m
Acumulado de subidas: 1370 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 681 m (TrackMaster)

Dados individuais:

Media de Pulsações: 144 p/min.
Pulsação Máxima: 185 p/min. (00:03:01 acima do valor máximo)

Velocidade Média: 16,30 km/hora
Velocidade Máxima: 41,70 km/hora

2 comentários:

  1. Excelentes fotos! Conheço bem os trilhos que fizeram e até fico com água na boca ao ver este post ;)

    ResponderEliminar
  2. Quando o cenário é a Arrábida é fácil tirar boas fotos.

    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    ResponderEliminar