segunda-feira, 5 de abril de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 04/04/2010 - O passeio das baldas (até do meu capacete!!)


Como seria de esperar este domingo o pessoal baldou-se quase por completo e até o meu capacete ficou a "dormir"!! Só reparei que ia mais "arejado" quando parei no Charrua! Como o André estava à minha espera já não tinha tempo de voltar para trás não tive outro remédio senão seguir sem o capacete. E se eu habitualmente não arrisco muito em manobras mais técnicas hoje o risco foi mesmo nulo porque também eu me baldei a todo o risco de quedas.

O percurso:

A ideia inicial era evitar trilhos mais técnicos e por isso optámos por fazer a Serra do Louro pela parte de baixo e seguir até à Quinta do Moinho Velho, aí o André contou-me que na 6ª Feira Santa tinha feito uma caminhada desde Azeitão até ao Portinho da Arrábida.  Ele explicou-me mais ou menos por onde tinha ido, mas melhor do que qualquer explicação, o melhor mesmo era ir ao sitio para confirmar se a entrada para o trilho era onde eu pensava.

Seguimos pelo "Cai-de-Costas" e continuámos pelo "Sobe-e-Desce" até à Capela das Necessidades. Atravessámos a N10 e seguimos pelas traseiras da garagem dos Autocarros até à Quinta da Califórnia. Antes ainda estive a verificar se um trilho que tinha visto no Google Earth ainda existia e que supostamente vai dar ao museu do queijo e à N379 (a exploração fica para uma próxima oportunidade).

Descemos o alcatrão dos Picheleiros, fizemos a subida assinalada com inclinação de 10% e seguimos até ao parque de campismo. Poucos metros depois cortámos pelo trilho esquerda, desconhecido por muitos, e seguimos directamente até à Barraca do "Chico-das-Saias" que me parece estar a sofrer uma remodelação (pode ter sido impressão minha mas acho que já vi a barraca em piores condições). Actualmente aquela zona está atolada de lixo, mas fiquei um pouco mais descansado quando vi três ou quatro sacos azuis da Câmara de Setúbal cheios de tralha mais uma zona onde me parece que se esteja a queimar algumas das coisas. Mas os acessos até aquela zona são tão complicados que fico sempre na dúvida se a limpeza é para continuar! Esperemos que sim!!

Como o risco de quedas tinha que ser igual a zero devido ao esquecimento do capacete, como devem calcular, fiz as partes mais técnicas do trilho a pé, mas valeu a pena na mesma porque tenho a certeza que o André, que ainda não conhecia esta zona, se divertiu à brava pois pode fazer uma série de trilhos como ele gosta.

A entrada para o tal trilho que ele tinha feito a pé na 6ª Feira Santa era onde eu julgava (Já perto do fim, a seguir à subida com rochas mais difícil do trilho, e onde tirámos esta foto, lembram-se? O Vaquinhas deve-se lembrar porque estava todo roto e cheio de câimbras, lolol.

Depois descemos até aos Picheleiros e seguimos pela N10 até ao entroncamento para a Rua do Alto das Necessidades. Antes da Quinta de Alcube virámos à direita e seguimos como habitualmente pelo vale até aos Barris.

Como era domingo de Pascoa seguimos pela direita e terminámos o nosso passeio seguindo sempre pelo Vale dos Barris até Palmela!

Para a semana há mais!! (de certeza com menos baldas, e já com capacete!!)

Ciclistas de Serviço: André e Carlos

Distancia percorrida: 56,39 km
Altura máxima: 238 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1649 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 620 (TrackMaster)


2 comentários:

  1. epá ó Carlos, sem capacete é que não. Nem que tenhas que chegar atrasado. Os teus amigos decerto compreenderão.
    Certamente como eu conhecerás inúmeras histórias. Eu por exemplo, já parti um e não fosse ele hoje não estava aqui, outro ja ficou em coma porque ia com o casco debaixo do braço só uns metros, outro que mesmo parado caiu para o lado, outro que etc, etc, etc...
    Não facilitar nunca, mesmo que n ão abuses no risco.

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, em três anos foi a primeira vez que me esqueci do capacete! E acredita que não me senti nada bem! Mas acabou por não correr mal porque tive mesmo muuuuito cuidado e fiz todas as manobras potencialmente perigosas a pé, as descidas também foram feitas com mais calma e até o Cai-de-costas foi feito a "butes" ehhehe.
    A adrenalina pedia outro comportamento e eu poderia ter arriscado nalgumas situações mas não o fiz porque me lembrei sempre que tinha de ir trabalhar nos dias seguintes!

    ResponderEliminar