Mais um fim-de-semana, mais uma volta pela Serra! E outra vez o sacana do nevoeiro a aparecer sem ser convidado!! A malta pitosga como eu nestes dias está sempre tramada porque o raio dos óculos ficam todos molhados, e ou os tiras e não vês nada, ou ficas com eles e nada vês... Mas há coisas bem mais interessantes para falar, por isso avancemos!!
Esta semana o Afonso emprestou-me a GoPro dele e juntamente com a Drift HD do Zé conseguimos fazer um vídeo bem engraçado e com uma qualidade de imagem bem superior ao habitual (os "artistas" são os mesmos do costume, por isso não esperem grandes malabarismos, lolol).
Por isso e antes que se cansem de me ler cá vai o vídeo desta semana!
Agora o trajecto:
A primeira subida digna desse nome do dia foi a da Escudeira, que pelos vistos o Licínio não se lembrava de alguma vez a ter feito, o nevoeiro aqui ajudou-o porque ele não fazia ideia de onde e quando é que a subida terminava ;)
Descemos depois pelo trilho até ao sopé da Serra de São Luís e subimos até à Capela:
Pausa para o Artur controlar os "diabretes" e siga novamente para os trilhos, desta vez até ao estradão da Quinta do Rego d´Água.
Contornámos a "piscina" e seguimos pelo trilho paralelo ao do tanque:
Depois do trilho chegamos à N10, rolámos uns metros nela e subimos até à Cascata da Quinta de Alcube:
Subimos depois pelo "Trilho das Colmeias", em silencio para não acordar as nossas amigas, e seguimos até ao Trilho do Mestre:
Era agora a altura de subir até às Oliveiras e nos despedirmos do Zé "Carrasco" Pereira que tinha de se despachar para o almoço de familia.
Estavamos agora num impasse, porque o Licinio não queria subir a encosta até ao largo do "Cai-de-Costas", eu não estava com muita vontade de ir até à Capela das Necessidades e creio que ninguém queria seguir pelos Barris até Palmela.
Eis então que o Artur dá a sugestão de subir pelo "Fio-dental", coisa que eu nunca tinha feito, e que todos aceitámos de bom grado.
Já me tinham dito várias vezes, mas não fazia ideia que era tão tão fácil subir por ali! O unico senão é a malta que se pode encontrar a descer! Mas aquela hora o trafego já era bem menor e felizmente não nos cruzámos com ninguém.
Já lá em cima aproveitei a oportunidade e fui espreitar a famosa rede que foi colocada no "Trilho do Tronco":
Lá falta de placas não tem!! Resta saber se o terreno foi vendido, ou se simplesmente o dono resolveu vedar aquele pedaço só porque sim...
Mas como o que não falta por ali são alternativas, resolvemos ir cuscar um trilho, perto da zona do pomar, que ainda desconheciamos e que fez parte do circuito da Taska 2013 e que já tinha referenciado na minha lista de explorações desde essa data.
Mais um que ficou aprovadissimo (ver no video), pena ser curto, mas fica a ser mais uma solução para quando se passar naquela zona (nos dois sentidos).
Já na zona da Quinta do Anjo, e como ainda tinhamos tempo, descemos até ao charco para ver se encontravamos uma cache que o Artur tinha curiosidade, mas apesar de estarmos a cerca de 100 mt da dita, ele ficou sem bateria no telemovel e ainda não foi desta que ele a conseguiu encontrar! Fica para a próxima ;-)
E como estavamos numa de explorar ainda descobrimos mais uns caminhos naquela zona, e ainda ficaram mais outros por explorar ;) [disto é que eu gosto]
Para a semana vem aí a Pascoa e por isso não volta aqui por estes lados!
E pronto, deixo-vos com o track do nosso passeio (44 km - média de 16,5 km/hora):
viva Carlos, em relaçao ao trilho, o proprietario ja abordara em tempos o meu gang junto às casas e informou que nao lhe agradava que a malta passasse por ali. Não sei se será possivel arranjar uma alternativa que nao passe tão junto das habitações.
ResponderEliminarQuanto à Gopro é indiscutivelmente fabulosa mas se gostavas de ter uma e o preço impede, vê esta alternativa que eu proprio ja testei e é tao boa como a outra e bem mais barata: http://circuitpower.net/
Sim, também já vi online alguns comentários positivos sobre esta camara. Outra que tb me parece ser uma boa alternativa é a SJ4000 HD (esta então esteticamente é praticamente igual à gopro). Mas o mercado de 2ª mão tb é hipotese, vamos ver!
ResponderEliminarRelativamente ao trilho é uma pena não se poder mais lá passar, mas este é dos tais que todos temiamos que mais cedo ou mais tivesse este fim. Até havia uma alternativa que contornava a casa, mas como estava numa zona muito sombria estava sempre cheio de lama. Vamos ver o que o futuro nos reserva.
Olá Carlos
ResponderEliminarTal com te tinha dito há uns tempos atrás... O problema da partilha dos trilhos é este. Uns respeitam outros não, e depois se nós tivesse-mos um terreno e por lá passa-sem milhares de pessoas, se calhar também fazia-mos o mesmo, não concordas!?
Já agora agradece ao "Taskas" o fecho deste maravilhoso trilho... Pois como sabes nós, os CicloBeatos, somos da zona e conhecemos este local há decadas. No entanto a partir do dia em que o dito "Taskas" por lá passou este local deixou de ser o mesmo.
Com deves imaginar se lá passarem 400 pessoas num dia, vão lá passar no dia a seguir 800, pois cada um leva um amigo para mostrar... E foi isso que aconteceu, (já para não falar em quem faz BTT e MotoCross nos mesmos trilhos). As placas identificativas são outro... E tal como previ, sem ser adivinho, durante o ano de 2014 grande parte dos trilhos particulares vão fechar... Pena para quem ama e respeita a natureza.
Abraço Carlos