segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 21/08/2011 - O meu regresso das férias, e a subida ao posto de vigia da Serra de São Luís

As férias já lá vão e hoje regressei aos passeios de BTT. Como já não andava de bike na serra desde 17/07/2011 tinha pensado num percurso acessível porque para alem de eu estar bastante enferrujado, hoje teríamos pela primeira vez a companhia do Afonso. Como não conhecíamos sua condição física esta seria a opção mais sensata... Acontece que quando chegámos ao "Fio-Dental" encontrámos a malta dos Ciclobeatos que vinham a descer o agora super engravilhado "Cai-de-Costas" e alterámos completamente os nossos planos e juntámos-nos ao desafio que eles tinham em mente que era nada mais nada menos que subir ao ponto mais alto da Serra de São Luís (cerca de 379 m de altitude). O Afonso concordou com a nossa decisão e por isso seguimos todos pelo "Fio-Dental" com destino ao corta-fogo de Alcube. E se o grupo já era grande, maior ficou quando dois rapazes de Setúbal (um deles era espanhol) desconhecidos por ambas as equipas também se juntaram ao pelotão.

O estreante Afonso
Rodrigo com a sua nova Stumpjumper de carbono acompanhado pelo Afonso
Hipólito, Flávio e Renato dos Ciclobeatos
Hipólito, Flávio e Afonso
 Depois de subirmos o corta-fogo, seguimos pelo estradão da Quinta do Rego de Água em direcção ao Trilho das Oliveiras  para depois subirmos até às antigas pedreiras da Serra de São Luís

A seguir vinha a etapa "Rainha" do dia, ou seja a subida ao ponto mais alto da Serra de São Luís que foi concluída com sucesso por todos os elementos do vasto grupo.

Hipólito a liderar o grupo dos Ciclobeatos
Mário e o "nuestro hermano" que pôs em risco a sua integridade física ao não usar capacete
Renato a mostrar que a lesão na perna já está ultrapassada
Flávio, a quem devemos a ideia de hoje subirmos até ao posto de vigia da Serra de São Luís
Afonso prestes a terminar a dura subida
Foto de grupo sem os dois companheiros de Setúbal
Foto de grupo com o pelotão completo
Flávio a pousar para a foto
Repórter Mário a tentar apanhar o Flávio na sua melhor pose (terá conseguido?)
Eis o resultado!
Quando chegámos ao topo reparámos que um a um vinham chegando da Capela de São Luís um grupo com cerca de 40 caminhantes, todos eles também vindos de Espanha e que acompanhados de um GPS seguiam um track até Setúbal. O grupo era bastante simpático e apesar de cansados (a subida pelo trilho não é fácil) vinham muito alegres e satisfeitos. E olhem que era tudo pessoas com uma certa idade, sendo que um deles confessou-nos que tinha 74 anos!!!

Depois de uma pequena pausa para recuperar alguma energia e para apreciar a paisagem (infelizmente a nebulosidade não permitia tirar fotos em condições), descemos tudo o que tínhamos subido e seguimos em direcção do trilho da Quinta da Pena (as abelhas hoje não se incomodaram com a nossa presença).

A seguir ao trilho descemos até à N10 e seguimos pelo Grelhal até à subida outrora usada pelo Romanos na Quinta do Viso Grande (que segundo me disse o Mário é onde se fazem os melhores Queijos de Azeitão).

Na encruzilhada descemos directamente até à Comenda e quando eu pensava que as "hostilidades" já tinham passado o Mário diz-me que em seguida eles iriam atravessar a estrada e subir até ao Alto da Comenda... Como a malta aqui deste lado é "Rija" e nunca diz não a um desafio, após consultarmos o Afonso resolvemos aceitar mais esta proposta e lá fomos nós fazer mais umas subidas valentes.




Depois descemos pelo trilho das cruzes e seguimos até ao Trilho Maravilha, que não fizemos totalmente porque na bifurcação o Mário decidiu atalhar e ir em frente descendo pelo estradão que dá acesso às inúmeras quintas ali daquela zona.


Chegados à estrada dos Picheleiros tínhamos duas hipóteses, ou seguíamos pela N10 e subíamos até à Capela das Necessidades ou subíamos também por alcatrão, a estrada onde o Herman José tem a sua Quinta. E até havia pelo menos mais uma hipótese, porque também podíamos ter subido o "Fim-do-Mundo" mas felizmente ninguém estava para aí virado e a escolha recaiu pela segunda hipótese, a do Herman, e foi aqui já perto do final da subida que as minhas pernas começaram a dar sinal que já não estão habituadas a um ritmo tão forte e tive de abrandar e deixar o Fernando e o Rodrigo seguirem como se não houvesse amanha por ali acima. Aliás, o Fernando hoje mostrou que o "Armstrong da Carregueira" está de volta e que a subir ninguém o agarra! Por isso é que ele hoje só aparece nas fotos de grupo!! Estou mesmo convencido que ele hoje subia até ao alto da Senhora da Graça se esta estrada lhe aparecesse à frente, lolol.
O Rodrigo continua também muito bem fisicamente e agora com a nova Stumpjumper em Carbono ainda está mais afoito, mas há uma coisa, ele tem mesmo que deixar de ir a oficinas que também vendam bicicletas porque cada vez que ele lá vai deixa lá uma bicicleta e traz outra nova, lolol.

Eu como já referi no inicio desta mensagem estou bastante enferrujado, e como não levei a lata de WD40, tive de me concentrar mais nas fotos do que nos vídeos e apenas filmei a descida parcial do trilho maravilha.

Ciclobeatos foi como habitualmente muito animado e bastante divertido (não se esqueçam também de fazer uma visita ao blogue deles, para isso basta clicar aqui).

PS: Para a semana, se não surgir nenhuma surpresa a meio caminho, a volta vai ser mesmo mais suave, afinal ainda estamos em treinos de pré-época, lolol


Rijos de serviço: Carlos, Fernando e Rodrigo
Participação especial: Afonso

Distância percorrida: 63,88 km (Trackmaster)

Altura máxima: 379 m
Altura mínima: 8 m
Acumulado de subidas: 1842 m (TrackMaster) ; 1155 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 843 (TrackMaster)

Media de Pulsações: (indisponível)
Pulsação Máxima: 196 p/min

Velocidade Média: (indisponível)
Velocidade Máxima: (indisponível)



6 comentários:

  1. que belo começo, 63 km e 1.800 m de acumulado???? Isso está certo? que grande tareia.

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos os 1155 m do GPSies devem estar correctos. Pelo que eu andei a investigar à uns tempos o software do Trackmaster contabiliza todas as subidas com desnível inferior a 60% enquanto que o GPSies e a maioria dos restantes softwares de analise de percursos filtram ainda mais essa informação. Se eu colocar este track num software que não filtre nada e contabilize todas as subidas (uTrack ou Trackan) dá-me um acumulado brutal de 2244 m que sinceramente não acredito que seja verdade.

    Provavelmente o problema está no track que foi desenhado no Google Earth, mas uma coisa é certa o percurso teve subidas que cheguem para ultrapassar os 1000 mt de acumulado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigo Carlos,

    Os dados do GPSIES em termos de altimetria não são muito fiáveis.
    Se diz que foram 1155m conta com cerca de 150 a 200 a menos. Experiência própria através do meu gps.

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  4. Olá Rijos

    Ó Carlos ... Vai na conversa do Mário (CicloBeatos)Vai...

    Tás a subir a mata do solitário até ao Formosinho, e a descer o convento pelo trilho pedestre, não tarda... LOL

    Por isso fizeste esses acumulados brutais... Eles ainda estão com a pica da Via Algarviana :-)

    Amanhã vou voltar as lides do BTT, mas nem penses que vou na conversa dele... :-)

    Abraço e continuem com essas boas voltas mas em crescendo ;-)

    ResponderEliminar
  5. O Flávio deu a ideia e o Mário fez o resto (só faltou mesmo subirmos o "Fim do Mundo", lolol)

    Mas como nós gostamos mesmo é deste tipo de desafios não havia como recusar.

    Ainda por cima foi muito divertido e fiquei a saber que mesmo sem treinar há tanto tempo a minha condição física actual ainda aguenta percursos deste género.

    Abraço, até breve!

    ResponderEliminar
  6. Carlos
    Sorte a tua de não nos termos cruzado hoje....
    A voltinha do Nando incluia todos aqueles ingredientes que supostamente só eu é que uso........
    Abraço
    Mário jesus

    ResponderEliminar