sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 03/04/2011 - O regresso do "Esquimó" e o reencontro com os Ciclobeatos


O rescaldo desta semana estava difícil de sair, é o que dá ter computadores em casa do século passado! Mas vamos lá ao que interessa:

No domingo passado foi o dia que o Vaquinhas decidiu regressar ao nosso convívio, ele que este ano voltou a "hibernar" no inverno, e que só muito recentemente regressou aos treinos, mas que apesar disso demonstrou já estar numa forma bastante apreciável (e se continuar a treinar regularmente em breve ninguém o irá agarrar). Para alem do regresso do Fernando, o passeio deste fim-de-semana ficou marcado pelo reencontro inesperado com os CicloBeatos que estavam a realizar um percurso que visava passar por uma serie de Capelas, Igrejas e afins aqui da Região (se quiserem ler o rescaldo que eles fizeram basta clicar aqui).
Como estes encontros não acontecem todas as semanas, resolvemos abortar o percurso que eu tinha delineado e apesar de nós termos de voltar uns quilómetros para trás, decidimos que seria mais divertido seguirmos todos juntos.

O inicio da volta "conjunta" foi muito engraçado porque eles não tinham estudado o percurso e acharam que o caminho a seguir era pelo "Fio-Dental", quando realmente o que estava gravado no GPS era seguir para a Quinta do Anjo... Havia várias maneiras de se resolver este "pequeno engano", mas a decisão deles foi a de seguir o que estava inicialmente traçado e por isso lá tivemos de subir a encosta pelo estradão até ao ponto inicial.



 Dali seguimos até à Igreja Paroquial de N. Sra. da Redenção na Quinta do Anjo e em seguida subimos até à Serra do Louro pelo trilho a seguir aos Azulejos Fortuna.






O próximo monumento a ser visitado era a Igreja Matriz de São Pedro em Palmela, mas quando chegámos lá a cima apercebemos-nos que os nossos companheiros de viagem não vinham atrás de nós. Esperámos uns minutos e como ninguém aparecia achámos estranho e o Artur e eu resolvemos ir por caminhos distintos à sua procura.





Enquanto isso, o nosso amigo "Esquimó" que já estava com os hidratos em baixo, e ficou a atestar o "deposito", lolol.



Acabamos por não os encontrar porque, viemos a saber mais tarde, eles tinham ido até ao jardim e subido até ao Castelo enquanto nós seguimos pela via mais próxima até à Igreja (fait divers: no caminho ainda vimos o "Palmelão" Octávio Machado).

Quando finalmente nos reencontrámos seguimos até ao "Pombal" e descemos até à Baixa de Palmela. O Artur ainda se espalhou, mas felizmente foi mais o susto e não se passou nada.




Da Baixa de Palmela subimos pela sempre difícil "Jibóia" até às Antenas da Serra dos Gaiteiros



Depois seguimos até ao Moinho da Páscoa, e uns metros mais à frente tirámos a foto de grupo com os CicloBeatos.


Como já se estava a fazer tarde e não seria possível terminar o percurso inicialmente previsto resolvemos que aquela era a melhor altura para nos despedirmos e cada grupo seguir o caminho mais próximo de casa. Com a promessa de nos reencontrarmos brevemente.

Seguimos então pelo espectacular trilho dos Sobreiros, que ainda era desconhecido pelo Vaquinhas, e só foi pena o Rodrigo ter dado uma pequena queda (no vídeo consegue-se ver muito bem o porquê dele ter caído) mas tal como no caso do Artur felizmente também não fez mossa.





Do Vale dos Barris subimos até Palmela e daí seguimos até casa.

Por falar em vídeo, fiz a estreia de mais um suporte para a keychain, desta vez colocado na testa do quadro e fiquei muito satisfeito com os resultados da filmagem, visto que a imagem fica estável (igual à do aperto rápido do espigão do selim) e o cabo do bloqueio da suspensão só aparece raramente e por poucos instantes na gravação.
Devido aos tais problemas informáticos o vídeo não ficou a 100%, tem aqui e ali uns freezes, mas acho que já não está muito mau.




E por hoje já chega, até para a semana!

Rijos de serviço: Artur, Carlos, Fernando e Rodrigo

Distância percorrida: 54,20 km (3:36:48)

Altura máxima: 225 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1632 m (TrackMaster) - 711 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 734 (TrackMaster)

Media de Pulsações: 138 p/min.
Pulsação Máxima: 188 p/min. (00:01:42 acima do limite)

Velocidade Média: 16,00 km/hora
Velocidade Máxima: 50,40 km/hora

3 comentários:

  1. Olá Rijos

    Muito boa a reportagem, muito bom o video... Como é possivel, realizar uma gravação de imagem tão boa, com os recursos que o Carlos utilizou?!... Esta é a prova que com muita imaginação e pouco $$$ se faz grandes trabalhos.

    Gostei especialmente dos creditos na parte das participações especiais... de facto para mim não é todos os dias que apareço nas filmagens :-)

    Até breve amigos.

    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Para a próxima os "participantes especiais" têm que ter mais acção no vídeo para justificarem o "cachet" ;-)

    Abraço,

    ResponderEliminar