segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 07/11/2010 - A Marmita de Gigante

O desafio desta semana consistia em ir para as Terras do Risco em busca da Marmita de Gigante. Como eu não sabia se íamos descobrir a dita marmita com facilidade optei por delinear um percurso relativamente simples mas que ainda assim era parcialmente novo para o Artur porque achei que era uma boa oportunidade para lhe dar a conhecer o caminho até à Aldeia do Parral e dali até à estrada de Calhariz.

Quando chegámos ao Palácio de Calhariz virámos à esquerda, mas em vez de seguirmos em direcção às famosas (pelas piores razões) pedreiras de Sesimbra, seguimos no sentido oposto. O trilho que dá acesso à "Marmita" está um pouco fechado, e por isso tivemos de desmontar das bikes e seguir uns metros a pé, mas apesar disso não tivemos dificuldades em encontra-la (o "print screen" do google earth foi muito útil) e tivemos a oportunidade de apreciar a cratera que a força das águas esculpiu nesta formação geológica de rara beleza.









 Nesta foto parece que estou a cair por ali abaixo! (mas não estava! O fotografo nº 2 é que é um grande artista)







Depois da "visita de estudo" à Marmita de Gigante o Artur e eu ainda fomos espreitar o agora seco leito da ribeira do risco (quer dizer... o Artur ainda tentou mas meteu literalmente o pé na poça  e tirou dali a ideia, ehheheh). Resta saber se quando a chuva começar a cair mais assiduamente se o leito da ribeira fica ou não com agua (pelo que andei a investigar na net parece que sim).

Deixámos a marmita para trás e sempre acompanhados pela "Onda Cristalizada" (Falésia do Píncaro) seguimos pelos trilhos das Terras do Risco em direcção à EN 379-1.


A "Onda Cristalizada" da Serra do Risco (Falésia do Píncaro)



Como a pausa foi mais demorada do que o costume optámos por regressar a casa pelo caminho mais rápido (alcatrão) e se a nossa pedalada já ia a bom ritmo, aumentou significativamente quando fomos ultrapassados por um grande grupo de ciclistas de estrada e não resistimos em ir uns minutos atrás deles (até ao cruzamento Sesimbra/Azeitão) aproveitando a boleia do vasto pelotão que seguia à nossa frente (o que vale é que eles nunca passaram dos 40 km/h e nós conseguimos nunca descolar).

Depois e mesmo sem boleias continuamos a bom ritmo e o resultado foi chegarmos a casa com 66 km a uma media de 20 km/hora! (é certo que apanhámos muito alcatrão, mas mesmo assim não deixa de ser uma boa média).

Para a semana há mais!!

Rijos de serviço: Artur, Carlos e Lino

Distância percorrida: 66,38 km

Altura máxima: 247 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1271 m (TrackMaster) - 661 m (GPSies) 
Índice de dificuldade: 864 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 140 p/min.
Pulsação Máxima: 177 p/min. (00:00:35 acima do limite)

Velocidade Média: 20,00 km/hora
Velocidade Máxima: 54,00 km/hora






2 comentários:

  1. voces vão mesmo a todos os recantos da serra. Fantástico.
    alcatrão ou não é pedalar que conta. Força para a frente.

    ResponderEliminar
  2. É mesmo esse o meu objectivo, descobrir todos os recantos da serra! O que vale é que a "missão" ainda vai no inicio!

    ResponderEliminar