quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 26/09/2010 - Investigações + Terras do Risco = 70 km!

Esta semana o objectivo era fazer uma volta com um índice de dificuldade mais elevado, mas como a malta este fim de semana não pode (ou não quis) aderir ao desafio decidi alterar completamente os planos e fui investigar uns trilhos que tinha em atraso. Como havia a possibilidade de o Lino se poder juntar a mim por volta das nove horas decidi fazer a primeira exploração do dia no Vale dos Barris, de forma a que se ele aparecesse eu não andasse muito afastado.

O trilho que fui explorar antes do Lino aparecer foi aquele que surge à direita quando se desce a "Lagartixa". O inicio do caminho está um pouco fechado (vegetação diversa e as nossas "amigas" silvas) mas com mais ou menos arranhões dá para se passar. Uns metros mais à frente avista-se a Ribeira de Corva:


Aqui havia três hipóteses:

  1. Não atravessar a ribeira e seguir pelo trilho da direita.
  2. Atravessar a ribeira, virar à esquerda e seguir em direcção às antenas
  3. Atravessar a ribeira, seguir em frente entre os Pinheiros e os Sobreiros
A primeira opção que tomei foi esta ultima hipótese, ou seja, atravessei a ribeira, passei por uns pinheiros e por uma serie de pinhas (ainda comi dois pinhões para matar saudades) e segui na direcção dos sobreiros:


Depois dos sobreiros encontrei um trilho à esquerda muito bom, rodeado de vegetação mas aberto o suficiente para se passar à vontade, imaginem o trilho do Chico-das-Saias antes das maquinas do exercito lá terem passado.


Infelizmente aconteceu o que eu temia, o trilho é interrompido por uma rede metálica e um portão com uma corrente e um cadeado e com a indicação de propriedade privada. Não havia remédio, a solução era voltar para trás e escolher uma das outras duas hipóteses que havia para sair dali.

Como no domingo não tinha interesse em seguir para o lado das Antenas da RTP não tive outra alternativa senão voltar a atravessar a ribeira e seguir pelo caminho que subia pela esquerda.

Foi a escolha acertada, a subida fez-se bem e fui dar ao alcatrão dos Barris! Passados poucos minutos o Lino apareceu e seguimos no sentido da Capela das Necessidades.

Atravessámos a N10, passámos pelas traseiras da garagem dos autocarros e subimos até à Rua da Califórnia. Aqui fizemos a segunda investigação do dia e fomos explorar o trilho que vai dar ao Museu do Queijo.


Ainda não foi desta que provámos o queijo da Queijaria Quinta Velha, mas ao menos já ficámos a conhecer o caminho até lá, eeheheheh.

Passámos a Quinta das Torres e seguimos sempre por alcatrão no sentido da Vila Nogueira de Azeitão. Já na EN.379-1 passámos pela Aldeia de Irmãos e por Casais da Serra e subimos até às "Terras do Risco". Esta subida não foi fácil para mim (a ferrugem está a custar a sair!! para a próxima tenho de levar na mochila o WD-40 ehehehh) e optei por resguardar-me um bocado e cada um de nós seguiu ao seu ritmo, sendo que nesta face Lino seguiu sempre uns bons metros à minha frente.

Depois da subida pelo alcatrão, descemos por um trilho até ao Vale do Risco que eu já conhecia de diversas caminhadas, mas que nunca tinha feito de bicicleta. Digamos que estive a actualizar o meu "C.P.S" (Carlos Positioning System) para o modo de bike.



Passámos relativamente perto das Marmitas de Gigante (numa próxima oportunidade tenho de lá ir tirar umas fotos) e descemos até à estrada de Calhariz.

Depois de Calhariz em vez de seguirmos directamente para Casais da Serra, cortámos à esquerda para o Parral e subimos até à Aldeia da Portela (outra "subidinha" jeitosa mas em terra batida). Refrescamos-nos na fonte e descemos até perto do Parque Ambiental do Alambre.

Aqui tínhamos várias hipóteses, mas como o Lino tinha de estar ao meio-dia em casa optámos por regressar pelo caminho mais rápido, ou seja, fizemos novamente a EN379-1 e depois a N10 até ao Alto das Necessidades.  

Estava na hora de descer até ao Vale dos Barris e de seguir até ao Clube de BTT de Vale Barrios onde o Lino tinha o carro.

Cumprimos a nosso objectivo e chegámos lá por volta das 11h45, a mim ainda me restavam fazer mais uns 15 km até casa mas apesar disso e se tivermos em conta que fiz 70 km até posso dizer que cheguei cedo!

Para a semana para mim não vai haver bicicletas, por isso e para não ser mesmo obrigado a colocar spray nas juntas, nos próximos dias tenho de me dedicar ao atletismo!


Até à próxima!!



Rijos de serviço: Carlos e Lino (-25 km)

Distância percorrida: 69,80 km (04:01:50)

Altura máxima: 230 m
Altura mínima: 18 m
Acumulado de subidas: 1755 m (TrackMaster) - 843 m (GPSies) [Qual delas a correcta? Se calhar nenhuma! ehehhe]
Índice de dificuldade: 996 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 151 p/min.
Pulsação Máxima: 178 p/min. (00:00:00 acima do limite)

Velocidade Média: 17,70 km/hora
Velocidade Máxima: 49,30 km/hora

Sem comentários:

Enviar um comentário