terça-feira, 6 de julho de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 04/07/2010 - Calor, Calor, Muito Calor!! (e a visita a duas "varandas" na Arrábida)

Esta semana lembrei-me de propor uma visita a duas das muitas "Varandas" com vista para o mar que a Arrábida tem. A sugestão teve como base o facto de sermos só quatro elementos (tudo malta "Rija") e dois deles ainda não conheciam grande parte do percurso. O Artur confessou até que desde que anda nestas "aventuras" sempre tinha desejado conhecer esta zona do parque natural e que até à data ainda nunca tinha surgido essa oportunidade.

O passeio teve o que era esperado, muitos quilómetros, subidas, descidas, muitos single-tracks e vistas espectaculares para o Oceano Atlântico. Só foi pena o muito calor que se fez sentir, o ciclo-computador chegou a marcar 43º!! Como é lógico a temperatura do ar era ligeiramente inferior, mas de certeza a os valores máximos devem ter rondado os 38/40º C... Não foi nada fácil e tivemos de recorrer uma fonte em Azeitão e ao Café/Restaurante "Bom Petisco" nos Casais da Serra para nos refrescarmos e enchermos os hidro-bags. Eu normalmente bebo sempre muita água, mas este domingo devo ter batido o meu recorde pessoal e bebido quase 4 litros!!!!

O percurso:

Como a volta era grande optámos por seguir sempre pelo vale dos barris até à Capela das Necessidades, depois havia a hipótese ou seguir pelo caminho mais fácil e mais rápido (descendo a N10 até aos Picheleiros) ou seguir por detrás da garagem dos autocarros e seguir até ao "Fim-do-Mundo". Como era tudo malta muito "rija" a hipótese escolhida foi a mais dura e lá seguimos em direcção ao parque de campismo e ao Vale do Alambre.

Depois seguimos pelo estrada de Calhariz e antes do palácio virámos à esquerda (nesta zona avistámos 4 estranhas personagens trajadas de longas túnicas brancas e chapéus de palha... acho que nunca iremos saber quem seriam e o que faziam por ali!) e seguimos no sentido das Pedreiras de Sesimbra.


Nesta zona existem algumas subidas técnicas com muita pedra solta, mas também muitos trilhos rolantes e "trialeiros"


Nesta altura já avistávamos a maior pedreira de Sesimbra e estávamos já bastante perto da primeira varanda

(ao fundo pode-se ver o Píncaro, também conhecido por "Onda Cristalizada" que é o ponto mais alto da costa continental Portuguesa com 381 metros de falésia sobre o mar)

Era a altura de fazer a primeira paragem do dia para avistar o oceano e repor algumas energias


Nesta altura o calor já começava a apertar, não corria brisa nenhuma e as sombras não abundavam, mas mesmo assim ainda conseguimos arranjar "mesa" e "bancos" para os quatro.

 Deixámos a primeira varanda para trás e descemos pelo estradão que contorna a pedreira (que é consideravelmente mais fácil de fazer neste sentido)

 (a prova que esta malta é mesmo muito rija é que depois de fazermos esta descida ficou desde já prometida uma visita a este estradão mas em sentido contrário... e pela minha analise posso desde já concluir que este é um daqueles casos em que só há duas maneiras de fazer a subida: ou a pé ou a cavalo, eheheheh )

Abandonámos as pedreiras e seguimos em direcção à segunda varanda onde tirámos a "Rijografia" de Grupo

(aqui a pergunta que se coloca é o que é que o Artur andou a comer durante as duas semanas que teve ausente dos nossos passeios para vir tão "recheado" que até rebentou com o fecho do equipamento?)

Depois da visita à segunda varanda, continuámos o nosso passeio por mais uma serie de single-tracks muito técnicos e num deles, numa parte sem grande perigo evidente o Lino conseguiu encaixar o pneu por entre duas rochas e teve uma queda que felizmente não causou grandes mossas.


Como já não era muito cedo e como as temperaturas eram cada vez mais altas o regresso não suscitou qualquer duvida e o alcatrão foi a única hipótese equacionada, e por isso seguimos em direcção a casa passando por Azeitão, onde por sinal se estavam a realizar as festas (com direito a passeio de organizado de btt e tudo).

Para a semana não há reportagem! Até à próxima!!


Rijos de Serviço: Artur, Carlos, Lino, e Luís

Distância percorrida: 70,70 km em 04:06:04

Altura máxima: 307 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1612 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 969 m (TrackMaster)

Dados individuais:

Media de Pulsações: 146 p/min.
Pulsação Máxima: 176 p/min. (00:00:00 acima do valor máximo)

Velocidade Média: 17,70 km/hora 






4 comentários:

  1. boas,
    bem eu sou daqui das pedreiras naquela aldeia a seguir a caralhiz
    so agora li esta reportagem e aquelas personages com chapeus sao na verdade uma tradicao daqui que consiste em ir as colmeias nas terras do risco para se rezar pela existencia nos tempos antigos daquelas colmeias que serviram para irrequecer caralhiz

    ResponderEliminar
  2. Sempre pensei que iria ficar sem saber quem seriam aquelas pessoas e o que fariam por ali! Enganei-me e ainda bem ;-)

    Obrigado pelo esclarecimento!!

    ResponderEliminar
  3. de nada
    todos os anos sao escolhidas quatro fereiras para irem rezar para ali.
    na minha opiniao isto e um bocado patvo mas pronto e assim.
    p.s-os fatos sao para imitarem os apanhadores de mel

    ResponderEliminar