domingo, 21 de março de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 21/03/2010 - Passeio da Primavera

O dia hoje não começou muito bem, ainda nem me tinha montado na bicicleta e já tinha de remendar um furo! Mas se a minha avaria se resolveu com um pequeno remendo, pior aconteceu ao António, que ficou novamente sem suspensão, e passado 2 ou 3 quilómetros foi obrigado a voltar ao Pinhal Novo. Resta saber qual a desculpa esfarrapada que os tipos da Biciplus vão inventar para explicar como é que uma suspensão nova, acabada de vir da oficina se avaria da mesma forma pela segunda vez consecutiva.

O percurso:

A pedido de muitas famílias, regressámos à Serra do Louro e aos seu moinhos e seguimos em direcção do "Cai-de-Costas". Aqui tenho de elogiar o desempenho do Luís, e principalmente do André que conseguiu pela primeira vez subir sempre montado com a sua pesadíssima SARACEN. Merecia uma foto!! (Sorry)

Depois seguimos pelo Sobe-e-Desce até à Capela das Necessidades e a seguir descemos até ao Vale dos Barris.


Nas Oliveiras cortámos à direita e seguimos até à ponte, depois a ideia era seguir pelo corta-fogo paralelo ao trilho das raízes mas quando lá chegámos deparamos-nos com uma forte corrente de agua e não foi difícil concluir que aquela não era a melhor opção para o dia de hoje.

Avançámos com o "Plano B" e seguimos até à Quinta de Alcube e à sua cascata, onde aproveitámos para lanchar e para tirar mais umas fotos.


Depois da pausa seguimos até à N10 e rolámos até à sempre dura subida da Capela de São Luís.


Aqui houve uma pequena falha de comunicação entre mim e o grupo da frente e quando eu parei para tirar as fotos e para evitar que a malta que vinha mais atrás se perdesse do resto do grupo, eles seguiram mesmo até à Capela quando a ideia era a de seguir directamente para a subida das valas e para o single-track das pedreiras.

Depois de reagruparmos lá seguimos para o destino planeado! Já não visitávamos o single-track das pedreiras de São Luís há mais de um ano e encontrámos-o um pouco fechado pela vasta vegetação, mas apesar disso e dos consequentes arranhões nas pernas acho que foi muito divertido, e se depender de mim, de certeza que não vamos demorar tanto tempo a regressar. 


Saímos do single-track e descemos até ao sopé da serra de São Luís onde aproveitámos para tirar a foto de grupo.

Voltámos aos pedais e seguimos até ao single-track das Oliveiras, o problema é que grande parte do trilho estava completamente enlameado e fomos obrigados a desmontar e a tentar arranjar as melhores soluções para nos safarmos ao barro.


Depois do lamaçal e enquanto reagrupávamos tive ainda tempo para uma ultima despedida da  Serra de São Luís.

Entretanto reparámos num grande grupo de caminhantes prestes a subir a Serra do Louro, e depois de uns telefonemas descobrimos que aquele era o grupo onde estavam a Cláudia, a Carolina e penso que também a mulher do Farinha.

Por isso seguimos em direcção ao Moinho da Pascoa e descemos o estradão da Escudeira mas quando chegámos ao clube de btt já elas estavam quase no topo da Serra do Louro e apenas consegui tirar estas duas fotos:


Nisto aparece um trio de ciclistas e um deles decide fazer a subida que os caminhantes estavam a fazer! Eu aí ofereci-me para fazer um vídeo da sua proeza, mas como o zoom da lente ao filmar não é grande coisa optei antes por lhe tirar umas fotos. Não ficaram grande coisa mas à distancia que eu estava dele não dava para fazer muito mais:

Depois seguimos para a parte final do nosso primeiro passeio primaveril que consistia em rolar pelo Vale dos Barris e subir pelo alcatrão até Palmela. Aqui como é habitual, e apesar de estar completamente fora de forma, eu exijo sempre o máximo de mim e só não tive pernas para o Luís que mostrou estar em boa forma e chegou a Palmela isolado.

Concluindo posso dizer que esta foi uma volta durinha q.b. principalmente para a malta menos preparada, mas que foi superada por todos e espero que esse facto motive o pessoal a continuar a treinar e a nos acompanhar nos próximo passeios, porque só assim conseguirão melhorar os seus desempenhos!



Para a semana há mais!!


Ciclistas de Serviço: André, Artur, Carlos, Farinha, Jorge, Luís e Zé Francisco

Distancia percorrida: 50,85 km
Altura máxima: 238 m
Altura mínima: 18 m
Índice de dificuldade: 760 (TrackMaster)

PS: Repararam certamente no pequeno numero de fotos que tirei hoje, certo? É a prova que estou mesmo fora de forma!


2 comentários:

  1. ganda maluco esse gajo a subir para os moinhos...

    ResponderEliminar
  2. os amigos dele disseram-me que já o viram subir coisas bem piores! E segundo eles, a especialidade dele é descer e ele até já foi campeão nacional. Agora imagina se a especialidade dele fosse subir... lolol

    ResponderEliminar