quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Rescaldo – Passeio BTT de 18/01/2009 – A anulação do passeio à Lagoa e o ensaio para a "caça" às bifanas de Vendas Novas

Conforme todos tínhamos acordado no domingo passado, esta semana tínhamos planeado fazer a primeira visita à Lagoa de Albufeira, mas se no domingo ninguém disse que não queria ir, no inicio da semana o passeio começou a sair do trilho e começaram a surgir as primeiras desistências. O passeio foi abortado no Sábado quando o Jorge me informou que tinha de chegar muito cedo ao Pinhal Novo devido a compromissos domingueiros (de faca e garfo) e que o Artur também já não estava interessado em ir. Como tinha chovido a semana toda e os melhores trilhos da Arrábida deviam estar muito enlameados, tinha sido uma boa oportunidade para fazermos uns quilómetros a um ritmo mais elevado [+/- 60 km em alcatrão (ida e volta)] e do pessoal conhecer novos e bonitos trilhos na Lagoa. Não foi possível, e por isso nasceu outro "monstro" (é mais um "monstrinho" porque não vejo dificuldades de maior) que mais cedo ou mais tarde eu e a minha rockrider vamos ter o prazer de ultrapassar.





















































Como os primeiros desistentes já tinham combinado entre eles um passeio na Arrábida e como nós desta vez não queríamos ir para a serra (por causa da lama) optámos por fazer o reconhecimento de parte do percurso que um dia nos irá levar até Vendas Novas. Saímos do Pinhal Novo às 8h30 e seguimos quase sempre por caminhos de areia ou de terra batida. O percurso fez-se muito bem, e apesar do piso arenoso conseguimos pedalar a um bom ritmo. Ainda apanhámos uns pingos de chuva perto da vinha da Casa Ermelinda de Freitas mas não foi nada que nos atrapalhasse.
Parámos na passagem de nível de Fernando Pó e observamos qual o caminho que deveremos seguir quando um dia fizermos o percurso até às bifanas. No regresso a casa viemos sempre junto à linha do comboio, passámos a estação do Poceirão e chegámos ao Pinhal Novo por volta das 11h30.
Infelizmente não vou conseguir fazer o track GPS porque desta vez os guias foram o Jorge e o Artur e eu como foi a primeira vez que fiz este trilho ainda tenho algumas duvidas por onde nós fomos (fica para a proxima!)

EDIT: [Afinal consegui fazer o track!! se a volta não foi esta, foi muito parecida!!]

"Rijos" de Serviço: Artur, Carlos, e Jorge

Dados de grupo:

Distancia percorrida: 58,29 km em 3:06:40

Temperatura Mínima: 11 ºC
Temperatura Máxima: 13 ºC

Dados individuais:

Media de Pulsações: 134 p/min.
Pulsação Máxima: 199 p/min.

Velocidade Média: 18,70 km/hora
Velocidade Máxima: 36,60 km/hora





2 comentários:

  1. Eu já fiz o percurso várias vezes.
    A seguir deixo link para um trajecto gps
    http://www.gpsies.com/map.do?fileId=jgssjxobxybuovqk

    Qualquer dúvida
    rebelo.francisco@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Francisco!!

    Eu já tinha feito um estudo prévio no google earth ao caminho a seguir a Fernando Pó, e uma das duvidas que tinha era o desvio para passar junto à lagoa (Monte de Carvalhais). O teu track esclarece essa e todas as outras dúvidas que eu tinha!

    Agradeço-te mais uma vez e se também precisares de alguma dica sobre qualquer caminho não hesites em perguntar.

    Podes usar o blogue ou se preferires o seguinte endereço de e-mail: bdr2008@sapo.pt

    ResponderEliminar