terça-feira, 8 de abril de 2014

Rescaldo - Passeio de BTT de 06/04/2014 - Pedreiras na bruma!


Este domingo fomos até às Pedreiras de Sesimbra, e não fomos sozinhos porque o Lino me disse que os meus vizinhos dos "Rasga-Trilhos" também queriam ir conhecer a famosa (não pelos melhores motivos) pedreira. E assim foi, eles precisavam de guias e como nós conhecíamos bem o caminho e juntou-se o útil ao agradável e lá fomos.

Como entre nós havia ritmos muito distintos, e para ganhar algum tempo, optámos numa primeira fase por seguir em asfalto até Azeitão.

Antes do Centro Ambiental do Alambre, virámos à direita e deixámos o alcatrão:










Subimos até à Aldeia da Portela:


e seguimos até à estrada de Calhariz:








Era agora a hora de seguir até às Pedreiras!

Quando lá chegámos estava um forte nevoeiro o que até acabou por ser positivo, porque assim quem não conhecia não via o tamanho da subida até à "varanda" e assim não sofreram antecipadamente, ehehe.

A mim a subida até nem correu mal, fez-se bem porque o piso até nem estava muito mau, mas tenho a noção que daqui para a frente, quando o piso secar vai ser muito mais complicado.

Esta foi a única vez que cheguei 1º e que pude apanhar o Zé "Carrasco" Pereira!!
Depois da pausa, e logo ao pé da varanda, seguimos por um trilho que eu ainda só conhecia parcialmente e que recomendo vivamente quando o tempo estiver menos húmido. No domingo, devido à humidade as rochas estavam muito escorregadias, mas mesmo assim deu para reconhecer o potencial do trilho (e talvez em sentido contrario seja ainda melhor).

Como já não tínhamos muito tempo, e com muita pena minha, passamos ao lado do "Trilho da Caverna" e seguimos directamente até à Aldeia de Pedreiras.

Aqui o nevoeiro já tinha levantado e aproveitámos para tirar a foto de grupo:


Dali seguimos até aos Casais da Serra, e continuámos mais uns instantes pelos trilhos do Alambre e só voltámos ao alcatrão a seguir ao parque de merendas.

A partir daqui não há muito mais a dizer, e restava regressar o mais depressa possível a casa!

No final cheguei a casa com 70 km feitos (média de 18,5) e no compto geral apesar de ter havido quem não tivesse apreciado o passeio, creio que a grande maioria dos presentes gostou e não se importou com as subidas nem com as pedras, porque afinal de contas todos sabiam que iam a uma zona de pedreiras e que obviamente não iriam rolar apenas em alcatrão ou em terra batida. O BTT é isto mesmo! Subidas, descidas, trilhos mais ou menos técnicos, pedras, rochas, calhaus, etc, etc, etc!! E é disto que nós gostamos! Quem não gostou para a próxima já sabe, dedica-se ao ciclismo de estrada ou ao cicloturismo ;-)


2 comentários:

  1. Têm o track deste passeio? Fiquei curioso com o trilho que não conheciam ao pé da varanda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos,

      Já actualizei o link do GPSies, tinha um erro qualquer e não estava a aparecer. Acredito que tu já lá tenhas passado (http://www.gpsies.com/map.do?fileId=gkaizsigyekymocm)

      Eliminar