segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 12/11/2011 - O Regresso do Lino e os Turistas de New York


O passeio desta semana fica marcado pelo aguardado regresso do Lino aos nossos passeios de BTT. Onze meses depois, a lesão na rotula parece estar praticamente debelada e daqui para a frente, sempre que ele estiver disponível, vamos voltar a poder contar com um dos mais entusiastas elementos da nossa equipa.

 Como a condição física de todos os elementos presentes não era a melhor optámos por fazer um percurso com cerca de 60 km que evitasse as zonas mais enlameadas da Serra e que fosse pouco exigente ao nível da altimetria (557 mt no GPSies). 
Apesar das aparentes facilidades, no final da volta estávamos um pouco desgastados o que só demonstra que a falta de treinos não perdoa a ninguém!

Após o aquecimento habitual até Palmela, descemos até ao Vale dos Barris e seguimos até à Capela das Necessidades. Depois atravessámos a N10 e subimos até ao Cuco:

Carlos, Artur e Lino

Depois da foto de grupo seguimos até à Quinta da Califórnia aproveitando alguns dos muitos trilhos disponíveis ali naquela zona:



Era agora a altura de subir um pouco e seguir até ao Single Track do Casal de São Rafael:



Desmontámos ali na zona mais inclinada, mas após uma breve analise do terreno consegui arranjar uma maneira de contornar esse obstáculo e fazer o trilho completo sem desmontar ;-)

Não tinha saída mas nós vínhamos de lá, lolol


Depois seguimos até à zona da Quinta da Torre e fomos explorar um pequeno trilho que eu tinha curiosidade em conhecer há já algum tempo, que segundo as Cartas Militares situa-se no "Pocinho da Torre", e que apesar de ter algumas silvas se revelou bastante agradável.


Já na Aldeia de Irmãos encontrámos dois turistas, já com uma certa idade, que andavam a conhecer a região com uma Tandem Bike de dois lugares. Mas apesar de terem GPS estavam um pouco desorientados e queriam saber como poderiam apanhar o Ferry Boat para Lisboa. Como estávamos relativamente perto da N10 oferecemos-nos para os guiar até lá. Por azar, passados poucos metros eles tiveram um furo e tivemos de encostar para ajudar a efectuar a reparação. Soubemos então que eles viviam em Nova Iorque, que ela era Russa e ele Americano, que já tinham estado em Barcelona e que a viagem iria terminar em Lisboa. 



Abandonámos o casal de turistas já na N10 junto à rotunda ao pé da AERSET e enquanto eles seguiam para Cacilhas, nós seguimos por Casal Bolinhos de forma a podermos voltar à Aldeia de Irmãos por um caminho alternativo e sem transito.

Novamente na Aldeia de Irmãos era a altura ideal para restabelecer alguma energia e pensar qual seria o nosso próximo destino. 


 
Como já eram 11h00 não haviam muitas hipóteses que permitissem chegar a casa a horas decentes e por isso optámos por voltar para trás e rolar um bocado em alcatrão até Cabanas.

Em Cabanas, abandonámos novamente o asfalto e seguimos até à Quinta do Anjo, e depois até à Quinta da Marquesa por uns caminhos que raramente fazemos mas que são uma boa alternativa para nos livrarmos ao fastidioso transito na EN379.

Até à próxima! 


Rijos de serviço: Artur, Carlos e Lino
Distância percorrida: 63,50 km em 04:39:02

Altura máxima: 201 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 557 m (GPSies)

Media de Pulsações: --- (não disponível)
Pulsação Máxima: --- (não disponível)

Velocidade Média: 15,30 km/h
Velocidade Máxima: 44,00 km/h




3 comentários:

  1. Olá Rijos

    Com que então passaram no nosso quintal e não avisaram, seus marotos! Para a próxima pagam portagem... Passar sem avisar dá multa :-)

    O pocinho da torre é bem fixe de fazer, agora até está muito bem limpo de silvas, deviam ter lá passado no verão... Iam ver o que eram silvas. :-))

    No sábado passaram vários ciclistas em Tandem pela nossa região, eu estava a trabalhar em Vila Fresca de Azeitão e ouvi relatos de vários BTTistas que se cruzaram com eles.

    Abraço e continuem com esse espirito de descoberta... Nós também o iremos cultivar para sempre.

    Abraço e até breve.

    ResponderEliminar
  2. Fernando,

    Se tivéssemos ido ao Domingo tínhamos avisado e combinado um passeio em conjunto. Mas como fomos no Sábado aproveitei para usar a amnistia que obtivemos na Câmara Municipal para rolar em Azeitão sem pagar portagens ;-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bemo legal as fotos e os videos tambem! Abraços aos amigos!

    ResponderEliminar