terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Rescaldo - Passeio de BTT de 20/02/2011 - Um par de "Rijos" na Arrábida


A escolha do destino do passeio desta semana foi bastante engraçada, isto porque na véspera o Artur enviou-me uma mensagem que dizia que se o percurso fosse fácil podia contar com ele. Como os melhores trilhos da Arrábida estavam completamente enlameados, lembrei-me que seria boa ideia irmos explorar uns caminhos novos lá para os lados de Azeitão/Sesimbra e se ainda fosse cedo, no regresso passaríamos pela Mata da Machada. Seria um percurso muito acessível e praticamente sem subidas. Mas quando chegámos a Azeitão o Artur lançou-me um daqueles desafios que eu gosto sempre de fazer: Subir a Arrábida por alcatrão até ao Convento... e assim foi, em vez de fazermos uma volta fácil, como ele tinha inicialmente sugerido, decidimos subir até quase aos 400 mts de altitude e ir para a Serra da Arrábida! Malta rija é mesmo assim, quando menos se espera surge uma surpresa destas, e desta vez não fui eu o autor da gracinha!

Eu tinha a noção que a subida até ao convento e às antenas no sentido Azeitão/Setúbal seria mais simples do que quando subimos desde a Comenda até cruzamento do Portinho da Arrábida, mas nunca tinha imaginado que nos ia custar tão pouco. E se no meu caso, a malta pode dizer que a "facilidade" se deve aos meus treinos na bicicleta estática, já o mesmo não podem dizer do Artur que até tem andado em baixo de forma e mesmo assim subiu as partes mais difíceis sem nunca recorrer à primeiríssima. Ainda por cima o dia estava fantástico e tivemos a companhia de dezenas de ciclistas que tiveram a mesma ideia e tal como nós desfrutaram da belíssima paisagem natural da região.



Concluindo, fizemos um passeio muito agradável que apesar da distancia e da altimetria foi surpreendentemente fácil (ainda tivemos vontade de subir a cobra), não chegámos tarde a casa e eu ainda me dei ao luxo de ir com o Artur até ao Pinhal Novo.

Rijos de serviço: Artur, e Carlos

Distância percorrida: 66,50 km (3:35:37)

Altura máxima: 388 m
Altura mínima: 4 m
Acumulado de subidas: 1961 m (TrackMaster) - 1271 m (GPSies)
Índice de dificuldade: 1439 m (TrackMaster)

Media de Pulsações: 130 p/min.
Pulsação Máxima: 182 p/min. (00:00:00 acima do limite)

Velocidade Média: 18,70 km/hora
Velocidade Máxima: 59,80 km/hora


3 comentários:

  1. siempre sorprendiendonos con grandes panoramicas.que paseo mas bonito ,aunque con muchos kilometros.salud carlos,nos vemos!!!

    ResponderEliminar
  2. é impressionante em como as fotos da Arrabida nunca cansam!

    ResponderEliminar