terça-feira, 30 de março de 2010

Rescaldo – Passeio BTT de 28/03/2010 - A queda de mais um mito

No domingo fizemos mais um treino com vista à preparação da nossa "Castelona". Eu tinha pensado em dois trajectos, havia o plano "A" (se o António aparecesse) e o plano "B" (Se o António se baldasse). Como ele no Sábado foi para a borga pudemos fazer a vontade ao Fernando e contemplar no trajecto a subida do "Fim-do-Mundo". Eu gostei imenso do percurso porque apesar de não ter havido nenhuma novidade, passámos por sítios onde habitualmente só passamos em sentido contrario.

A entrada no PNA foi feita pela Serra do Louro, passando como habitualmente pelos Moinhos e pelos peludos de quatro patas que sempre nos vêm cumprimentar.


Descemos o "S" e optámos por seguir sempre por baixo para evitar a lama que deveria haver no pomar. Depois seguimos até à Quinta do Moinho Velho e pelo mesmo motivo não descemos pelo "Fio-Dental" e seguimos pelo estradão da encosta.

Do Vale dos Barris seguimos até à Quinta de Alcube, descemos até à N10 e atravessámos a estrada, entrámos na Quinta do Camalhão e passámos ao lado da Capela de São Pedro de Alcube.

Descemos até à Ribeira da Comenda, colocámos as bóias e as barbatanas e passámos para o outro lado. Já na outra margem seguimos em direcção à estrada dos Picheleiros e à Ribeira da Ajuda.

Fizemos a pausa para o lanche e após as energias estarem repostas seguimos em direcção do "Fim-do-Mundo". Nesta altura o Fernando, que tinha sugerido a ideia,  começava a hesitar e a pensar que talvez não fosse a melhor opçar seguir por ali, e que não estava com muita força (as tretas do costume) mas nessa altura já era muito tarde para mudar de ideias e o trajecto não foi alterado.

O Fernando e eu (juntamente com o António e o Ricardo) já tínhamos subido por ali uma vez há +/- três anos e nessa altura aquela subida foi um autentico martírio, tendo o António jurado que a subir NUNCA mais por ali passava, lolol. Este domingo, tal como eu previa, foi totalmente diferente e subimos sem grandes problemas e só o André, devido à bicicleta,  teve algumas dificuldades. O Fernando quando chegou lá a cima ainda pensava que estava a meio! lololol.

Foi a prova que a subida do "Fim-do-Mundo" era um mais um mito que outra coisa qualquer e que na minha opinião não entra sequer no Top 5 das subidas mais difíceis do PNA. (O Paulo, o nosso leitor da Sobreda é que tinha razão, quando nos disse que aquilo não era nada de especial)


Depois de "dissecarmos" o mito subimos até ao Moinho do Cuco e seguimos até ao Alto das Necessidades.

Era a altura de subir o estradão da Capela das Necessidades e seguir pelo "Sobe e Desce" até ao "Zig-Zag"


Depois da 4ª curva do Zig-Zag seguimos pelo trilho, cortámos à esquerda para o single-track e descemos até Cabanas onde encontrámos um desfile de Charretes que vinham do 16º Festival do Queijo, Pão e Vinho que se realiza anualmente em São Gonçalo.



Para a semana há mais!!


Ciclistas de Serviço: André, Artur, Carlos, Fernando, Lino e Luís

Distancia percorrida: 49,87 km
Altura máxima: 238 m
Altura mínima: 17 m
Acumulado de subidas: 1241 m (TrackMaster)
Índice de dificuldade: 678 (TrackMaster)


2 comentários:

  1. Vinha eu a subir em direcção ao cruzamento do fio-dental com o cai de costas quando me cruzo com esses malucos das charretes e cavalos.
    E não é que eles seguiram estradão abaixo? os cavalos crivavam as patas com força para aguentar as charretes que derrapavam contra eles.
    Gandas malucos..

    ResponderEliminar