quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Rescaldo – Passeio BTT de 11/01/2009 - O Regresso do Zé "Nêsperas" e a primeira visita às praias da Arrábida

Este foi um passeio cheio de surpresas! A primeira surpresa do dia foi o regresso do Zé "Nêsperas" à nossa companhia, a 2ª foi a sua bicicleta nova! Uma bela Specialized Hardrock pronta a estrear! (O Zé ainda nos reservou outra surpresa mas já lá vamos).

Como não tem chovido nas ultimas semanas resolvemos regressar à Serra do Louro e aos seus moinhos e fazer o percurso até ao "Cai-de-Costas". A lama que encontrámos na ultima vez que lá tínhamos passado foi substituída por inúmeros "lagos" de gelo (ver foto)

Eu tive de passar por alguns e foi engraçado ir vendo o gelo ir-se partindo à medida que ia passando. O gelo era tanto que deu para atirar uma pedra para o "lago" e em vez da pedra quebrar o gelo e afundar ela foi deslizando, deslizando e tive de tirar uma truga para ficar registado (ver foto).

Depois de passarmos pelos "glaciares", chegámos ao "C.d.C" e foi aqui que o Zé Francisco nos surpreendeu a todos com o desejo de ir subir o "Cai-de-Costas". Nós que para não forçarmos muito até estávamos a pensar descer o "Fio-Dental" lá decidimos voltar a fazer a nossa subida predilecta. Mas as surpresas do Zé não ficaram por aqui! Ele que desce mais rápido que qualquer um de nós (só o Ricardo lhe dá luta), hoje provou que também consegue subir bem e mesmo sem pedalar há não sei quantos meses se encheu de vontade e subiu o "C.d.C" pela primeira vez sem por o pé no chão! É verdade! Temos mais um parceiro no nosso Top!! (Parabéns ao Zé!)

Na Capela optámos por descer o alcatrão da Rua do Alto das Necessidades até à N10, depois entrámos na Quinta e seguimos até à Comenda.

O cenário continuava gélido (ver foto) e naquela zona a sombra das árvores ajudava a temperatura a permanecer bastante "agradável" eheheh.

Seguimos os sempre belos trilhos da várzea da comenda até chegarmos ao parque de merendas.

Fizemos a nossa habitual pausa para o lanche e depois de recuperadas as forças o grupo teve que se dividir em dois porque o António e o Zé acharam que não tinham condições físicas para nos acompanharem à nossa primeira visita às praias da Arrábida e optaram por regressar pela Serra de São Luís.

O Jorge, o Artur e eu seguimos para as praias e valeu bem a pena! A subida a seguir ao Portinho da Arrábida é bem "durinha" mas a beleza da paisagem compensa a dureza do percurso. De referir que vimos uns tipos em sentido contrário a descerem a uma velocidade alucinante, o Jorge só se lembrava do que poderia acontecer a um deles se houvesse um furo ou uma queda (eu acho que é melhor não pensarmos muito nisso...).

Já a seguir à subida mais dura, vimos um dos próximos "alvos" da nossa brigada: Um trilho à esquerda que eu tenho debaixo de olho há já algum tempo e que nos irá levar às "Terras do Risco" e depois até às Varandas da Arrábida perto das Pedreiras de Sesimbra.

Depois passámos pelo Palácio El Carmen, a seguir por Casais da Serra, depois pelo Parque merendas do Alambre, Aldeia de Irmãos, Vila Nogueira de Azeitão, São Simão, São Gonçalo, Cabanas, Quinta do Anjo



"Rijos/Reumáticos" de Serviço: António, Artur, Carlos, Jorge e Zé Francisco

Dados de grupo:

Distancia percorrida: 70,22 km em 4:01:39 [Artur, Carlos e Jorge]

Temperatura Mínima: -2 ºC
Temperatura Máxima: 10 ºC

Dados individuais:

Media de Pulsações: 138 p/min.
Pulsação Máxima: 190 p/min.

Velocidade Média: 17,40 km/hora
Velocidade Máxima: 61,80 km/hora


Resumindo: Bom passeio, conseguimos conciliar a técnica dos trilhos com a velocidade/Resistência do alcatrão, ultrapassámos mais um desafio (Portinho da Arrábida - Casais da Serra) e estamos prontos para mais e novos desafios!

3 comentários:

  1. Foi uma volta bem fixe! O vício de fazer os Moinhos já era bem grande! O frrriuuu... é que não ajudou muito ...

    ResponderEliminar
  2. eu acho que o pior foi mesmo o vento! Mas estamos em Janeiro! É normal!!

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei, só faltou o whisky porque gelo era com fartura!
    Bem fixe!!!!

    ResponderEliminar